Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha Premiada: A Oportunista

$
0
0
Título: A Oportunista
Autora: Tarryn Fisher
Editora: Faro Editorial
ISBN: 9788562409615
Ano: 2016
Páginas: 256
Compre:Aqui

Sinopse:

Olivia Kaspen acaba de descobrir que seu ex-namorado, Caleb Drake, por quem era obcecada, perdeu a memória.
Com uma incrível habilidade de tirar proveito das situações, ela acredita estar diante de uma segunda chance para ter Caleb de volta.
E para que seu plano dê certo, Olivia precisa manter sua verdadeira identidade e seu passado sórdido em segredo.
Porém, surge um obstáculo inesperado: a atual namorada de Caleb, a perversa Leah Smith.
Inicia-se então um jogo entre duas mulheres dispostas a tudo para conquistar o homem que parece ter apagado todo o seu passado.
Para encobrir as consequências de suas mentiras, Olivia cria uma teia de novos eventos, em um processo que pode levá-la a descobrir que sua busca pelo amor talvez a tenha feito ultrapassar limites muito perigosos.

Resenha:

Olivia Kaspen recebe uma chance de ouro, daquelas oportunidades que poucas pessoas têm na vida: reconquistar seu ex. Contudo, não do jeito tradicional. Ao reencontrar Caleb ocasionalmente, ela descobre que o rapaz sofreu um acidente e perdeu completamente a memória. Uma pessoa normal falaria a verdade. Porém, Olivia não é normal. Obviamente, ela resolve aproveitar essa oportunidade da pior maneira.

Contudo, Caleb também não é uma pessoa boazinha. A sua namorada atual, Leah, também não está nem perto de ser uma pessoa exemplar. Então, o que temos aqui são três pessoas perturbadas, cheias de segredos e com um ótimo senso de oportunismo. Na jornada, talvez, o grande vencedor, se é que há um, será o que prestar menos.


Tarryn Fisher parte de uma trama aparentemente clichê – triângulos amorosos, um dos amantes sem memória, reconquista e etc – e busca uma renovação do gênero romance sem fugir de uma literatura de massa. Em parte, ela alcança o seu objetivo. O enredo está bem distante daquele ideal romantizado, de final feliz e de mocinhos e mocinhas perfeitas. Essa quebra do idealismo é, sem dúvidas, o ponto alto da narrativa. Os protagonistas são mais verdadeiros, mais humanos, mais palpáveis, o que pode deixar a trama mais envolvente.
“– Eu gosto de você, Caleb – digo num impulso, e cubro o rosto com as mãos, embaraçada. – Isso parece uma confissão de adolescente” (p. 118).
A autora também busca um desenvolvimento emocional e psicológico maior para os seus protagonistas. Para tal, ela usa de uma alternância temporal narrativa, objetivando que o leitor conheça o presente e se aprofunde, aos poucos, nos acontecimentos passados. Aliás, esses acontecimentos são essenciais para entender melhor as atitudes – muitas delas assombrosas – dos protagonistas.

Para deixar a leitura mais ágil, a autora aposta em uma narrativa mais rasa, rápida, sem grandes aprofundamentos – a questão psicológica e emocional é aprofundada melhor com a reconstrução do passado e com a insanidade dos personagens. Essa característica faz com que a leitura seja bem envolvente e rápida, porém, impede que a autora alcance níveis literários mais altos. Isso não necessariamente faz a escrita da autora ruim, mas redireciona sua obra para um grupo específico; aliás, com sucesso, visto que suas obras têm um alto nível de aprovação.


Quanto à parte física, não há o que reclamar. A capa é simples, mas chama a atenção de quem gosta de perfis humanos nas capas literárias. A diagramação também segue o estilo da capa: simples e objetiva; é confortável e cumpre bem o seu papel. A tradução e revisão também estão boas.
“Olho para o rosto dele e me lembro de algo que Caleb me disse um dia: que é possível julgar a personalidade de uma pessoa pela aparência. Se isso for verdade, chego à conclusão de que posso confiar em Noah, porque ele tem os olhos mais amáveis que já vi na vida” (p. 227).
Em suma, A Oportunistaé uma obra que merece destaque por fugir do padrão romântico idealista da literatura contemporânea. Apesar de não ser nenhuma obra-prima, certamente conseguirá envolver e ganhar seu público alvo. Se você busca um livro leve, mas que fuja do melodrama estilo Nicholas Sparks, essa obra é para você.

Gostou da resenha? Que tal levar um exemplar da obra para casa? A Faro Editorial e o Desbravador de Mundos darão essa oportunidade para você. Confira as regras:

Regras obrigatórias:
– Possuir um endereço de entrega em território brasileiro;
– Seguir o blog pelo GFC;
– Curtir a página do Desbravador de Mundos no Facebook;
– Curtir a página da Faro Editorial no Facebook;
– As chances extras serão apresentadas no formulário após o preenchimento das regras obrigatórias.

Informações extras:
– Entrarei em contato com o vencedor por e-mail e ele terá até 72h para enviar seus dados. Caso contrário, será feito um novo sorteio;
– Não me responsabilizo por possíveis extravios ou danos causados pelo Correios;
– O prêmio será enviado em até 30 dias após a resposta do vencedor.
– Os casos omissos no regulamento serão resolvidos pelos idealizadores do sorteio.

a Rafflecopter giveaway



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532