Livro:Darth Plagueis
Autor:James Luceno
Editora:Aleph
ISBN:9788576572961
Ano:2016
Páginas: 440
Compre:Aqui
Sinopse:
Darth Plagueis, mais que qualquer lorde Sith antes dele, ansiava pelo poder absoluto. E de fato se torna capaz de desenvolver uma habilidade de força inimaginável: o controle da vida e da morte. Seu aprendiz Darth Sidious, ou Palpatine, aprende a dominar em segredo o lado sombrio da Força, enquanto aos olhos da galáxia procura seguir sua escalada de poder, alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia do governo. Darth Plagueis, mais que qualquer lorde Sith antes dele, ansiava pelo poder absoluto. E de fato se torna capaz de desenvolver uma habilidade de força inimaginável: o controle da vida e da morte. Seu aprendiz Darth Sidious, ou Palpatine, aprende a dominar em segredo o lado sombrio da Força, enquanto aos olhos da galáxia procura seguir sua escalada de poder, alcançando postos cada vez mais altos na hierarquia do governo. Em uma trama envolvente, com estudos do domínio da Força, golpes políticos, complexa diplomacia, assassinatos e lutas ambiciosas, James Luceno, um dos mais elogiados autores do Universo Expandido de Star Wars, mostra como dois dos mais poderosos Sith definirão o destino da galáxia.
Resenha:
Darth Plagueis, o sábio, foi um Lord Sith poderoso e que ansiava de maneira demasiada pelo poder. Não um poder qualquer, apenas político, mas um poder supremo: ele queria controlar a vida e a morte. Para isso, ele precisava se tornar forte no lado sombrio, tornando-se, se possível, o maior Sith que já existiu.
Contudo, é claro, o poder mundano, político e social, não foi esquecido. Plagueis era também brilhante em manipular massas, fazer leituras de movimentos na política, o que o faz crescer em importância também no cenário das grandes decisões galácticas. Prova disso que tomou para si como aprendiz Darth Sidious, o Palpatine, futuro imperador. A sabedoria de Plagueis era fantástica; o poder também. Porém, seria isso o suficiente para o livrar dos finais trágicos que são guardados para quem se encaminha pelo lado sombrio da Força?
Partindo dessa premissa, James Luceno cria uma obra profunda, densa, repleta de referências e muito bem escrita. O olhar atento do autor, que eu já conhecia da obra Tarkin, fica ainda mais nítido nessa obra. As descrições são longas e detalhistas, pegando cada nuance dos ambientes e dos personagens; o aspecto psicológico é muito bem explorado, mostrando a força da escrita de James. Ademais, o autor mostra profundo domínio sobre a mitologia de Star Wars e prova que sabe desbravá-la como poucos.
“Uma nave espacial parcialmente esmagada, mas cara e boa para recuperar. O corpo decomposto de um Bith viajante. Os resquícios de uma explosão... A cena contava um acidente infeliz numa galáxia cheia de acidentes” (p. 37).
Além disso, o autor também merece destaque pelo profundo trabalho que teve ao reconstruir o multifacetado e complexo sistema político galáctico, fazendo com que os fatos aqui ocorridos se encaixassem com o que acontece nos filmes – mesmo a obra fazendo parte do universo Legends. Aliás, esse lado político é um dos elementos que mais valoriza a obra, visto que é trabalhado de maneira única pelo autor.
Claro que esse aprofundamento feito por Luceno, tanto no lado psicológico dos personagens quanto no lado político, causa um efeito que pode desanimar alguns leitores: o desenrolar lento. Para aproveitar bem o universo e todos os seus detalhes, James não se preocupa em criar uma trama ágil e de ação da primeira à última página. O mais importante para o autor é ser profundo e realista – o quanto se é possível ser dentro de um universo como Star Wars –, seja nos momentos em que nada parece acontecer, seja nos momentos de adrenalina pura.
Um detalhe interessante é que, devido a todo o aprofundamento que o autor faz, a qualidade da obra pode se tornar o maior defeito. Darth Plagueis, por sua complexidade e boa construção, torna-se uma obra irresistível para os fãs. Contudo, por outro lado, dificilmente conseguirá prender quem está iniciando nesse universo e anseia apenas por grandes aventuras. Para conseguir absorver tudo que o livro passa é necessário ter paciência e, inclusive, ao menos um pouco de conhecimento prévio sobre o universo canônico e expandido de Star Wars.
“Os Muuns acreditavam em fórmulas e cálculos com tanto afico quanto os Bith, mas Plagueis não era um fatalista. Convencido de que as brilhantes equações de Tenebrous não levavam em conta um favor importante, ele argumentava que eventos futuros – fossem preditos por máquinas ou por visões – eram em geral nebulosos e incertos. Mais importante, fora criado para acreditar na eliminação de competidores, e via os Jedi como tal. A Ordem não representava apenas uma corporação rival que poderia ser secretamente adquirida; tinha de ser minada, derrubada, desmantelada. Desenraizada” (p. 100).
Além do excelente enredo, o livro também ganha quem lê pela sua qualidade na parte física. A capa é muito bonita e representa dois dos Sith mais poderosos. A diagramação, como já é padrão da Aleph, está perfeita; os fãs de Star Wars irão se deleitar. A tradução e revisão também estão ótimas, ajudando para que a leitura seja ainda melhor.
Em suma, Darth Plagueisé uma obra rica, profunda e muito bem escrita. Ela possui todos os elementos para agradar aos que gostam do universo Star Wars. Se você é fã desse grande universo, pode mergulhar de cabeça que a boa leitura é garantida.