Sinopse:
No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.
Resenha:
Sou fã assumido do James Patterson, dos seus livros policiais. Ele, com toda certeza, é um autor que sempre surpreende, criando casos incríveis e diversos sucessos de venda. Quando vi que ele tinha lançado um livro juvenil, fiquei com um pé atrás, mas tive que conferir. Agora, tenho ainda mais certeza da sua genialidade. Independente do gênero, seu talento sobressai. Mas, vamos parar com a ladainha e fã e vamos à resenha.
Quando menos esperavam, Whit e Wisty tem a casa onde moram invadida por soldados armados, capachos da Nova Ordem. Não obstante o susto, eles são presos e acusados de bruxaria. Os irmãos, irônicos e debochados, não acreditam em tal alegação. Quem poderia imaginar que alguém acreditasse em contos de fada? Porém, tudo muda quando, Wisty, em estado de nervos, fica em chamas e ataca os soldados.
“E, bem naquele momento, me senti envolvida por uma brisa, como se um vento forte e quente estivesse soprando contra mim. Imediatamente, o sangue subiu para a minha cabeça e o suor pareceu pular da minha pele e fritar até virar vapor. Ouvi um zumbido ao meu redor e então...Você não vai acreditar, mas é verdade. Eu juro!Eu vi e senti chamas enormes explodirem de cada poro do meu corpo” (p. 26).
Porém, essa situação de ser sequestrado durante a noite não era algo exclusivo dos irmãos Allgood. Em diversos lugares, crianças e adolescentes eram raptados e presos. Outros sumiram sem deixar vestígios. Tudo porque a Nova Ordem considerava todo jovem potencialmente perigoso.
Os irmãos, mesmo presos, tentam entender seus poderes e, acima de tudo, planejar como reencontrar os seus pais que estão desaparecidos. Se não fosse o suficiente, eles talvez sejam os jovens anunciados em uma profecia e tenham a missão de salvar o mundo. Em meio a confusões e muitas risadas, os irmãos Allgood terão muitos desafios pela frente.
“Uma das coisas mais assustadoras do mundo, que você nunca quer ver na vida, é seus pais indefesos e de olhos arregalados, com medo de verdade” (p. 22).
Quem está acostumado com os livros do James, certamente levará um susto quando começar a ler este. Se o leitor estiver procurando um livro adulto, certamente se decepcionará. Porém, se ele entender que se trata de um livro juvenil, a surpresa será grande e é impossível não se encantar pela obra. Não é por acaso que Patterson foi escolhido pelas crianças norte-americanas o melhor escritor infantojuvenil.
O livro é repleto de tiradas engraçadas e a própria construção dos personagens é hilária. Os irmãos são descolados, divertidos e, acima de tudo, jovens. Eles encaram o mundo de uma maneira diferente e o resultado disso é um livro totalmente diferente de todos os outros livros fantásticos.
“– O Único Que Julga! – anunciou um puxa-saco da Nova Ordem com um sorriso afetado.Só para garantir, né? Vai que nos esquecemos da cara daquele idiota” (p. 105).
Vi muitas críticas quanto ao livro, principalmente m relação aos capítulos curtos e a construção do enredo. Quanto à primeira crítica, para quem conhece a escrita do autor, sabe que isso é comum em seus livros, o que dá uma agilidade a obra. Quanta à segunda crítica, talvez, quem não gostou do livro, esperasse uma fantasia mais adulta. Porém, o autor cria um livro bem infantil. Vejo na obra uma excelente oportunidade para atrair novos leitores mirins.
Eu aconselho a leitura para crianças que estão iniciando no mundo das letras e para todos aqueles que quiserem saborear um livro leve e divertindo. Sem dúvidas, a obra é recomendadíssima.
Livro: Bruxos e Bruxas
Autores: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581632216
Ano: 2013