Editora: Belas-Letras
ISBN: 9788581743288
Ano: 2016
Páginas: 112
Compre:Aqui
Sinopse:
Logo nas primeiras páginas temos relatos verdadeiros de como é ser mãe sem esses estereótipos que passam na mídia, sem mostrar o quão difícil e gratificante é ser alguém que ama e cuida com todo o amor possível de um ser que acabou de chegar ao mundo. Apesar, de ouvir alguns relatos de mães na rua sobre seus filhos ou até da minha mãe, não parava pra pensar que ela nem sempre conseguiu ser calma e sem estresse 24 horas por dia.
Resenha:
Resenha escrita pela Thaís Snape.
A Mamãe é Rock foi uma leitura diferente das que costumo ter, primeiro por abordar um assunto não tão lido por adolescentes e adultos e falar de uma maneira inteligente e bem-humorada sobre como é realmente ser mãe. Ficou curioso? Confira abaixo o que achei.
Lendo as divertidas crônicas, comparava com o que minha mãe já contou sobre como eu era mais nova e com os exemplos de família perfeita e feliz nas mídias. Pra quem é mãe sabe exatamente como é, mas quem ainda está no desejo não sabe e, provavelmente, nem está preparada cem por cento. Porém, ter filhos como percebi no livro e como a autora falou, é ter um aprendizado a cada dia com eles mais do que eles têm com as mães.
A autora fala de vários temas como: alimentação das crianças nos dias de hoje com tantas opções industrializadas, lista de material escolar, saber dar limites às crianças e fala sobre assuntos que muitos pais não abordam com seus filhos. Além disso, aborda sobre feminismo e sua importância, fala como sua filha Anita, a mais velha, tem um empoderamento admirável para sua idade, e que absorve rapidamente as informações que ela passa e demonstra. Aborda também como algumas mães deveriam falar mais com seus filhos sobre insegurança, seus medos e, principalmente aos meninos, sobre saber respeitar e serem educados com as meninas, e sempre incentivá-los a darem exemplos sempre que possível.
Ler sobre a inocência e pérolas de uma criança é sempre bom, e vocês irão ver muitos momentos divertidos quando a autora fala de sua filha Aurora – adorei o nome – que é totalmente o oposto da irmã Anita, e ler sobre essas duas é muito engraçado e reflexivo.
Outro tema que a Ana fala é que toda criança tem suas habilidades e talentos, sendo impossível ser iguais entre si. Então quando mães falam dos feitos dos seus filhos, não é uma competição entre mães, é simplesmente orgulho e admiração delas pelas façanhas que eles possuem. Esse fator acontece não somente com mãe e filhos, como as vezes entre amigos ou pessoas que expõem seus sentimentos, suas batalhas e vitórias.
“Toda criança tem o seu talento especial. Umas adoram brócolis, outras tomam banho sozinhas, outras não trocam os erres por eles, outras são incrivelmente afinadas. Como meus sobrinhos Heitor e Flora. Há os extremamente gentis e tantos outros supertalentos”.
As crônicas são relatos bem definidos e explicados de uma forma simples e compreensível da rotina de uma mãe, que não é nada perfeita, contando como é verdadeiramente cuidar de duas filhas, as pérolas que elas soltam, os sentimentos e emoções confusas com relação a elas e a enorme curiosidade natural que possuem. A Ana dá dicas de alimentação, cuidados e truques que usou e ainda usa com a maternidade.
Apesar de não ser mãe, entendi e compreendi muita coisa que antes não ligava ou nem pensava. Ana soube com habilidade falar sobre sua rotina em poucas páginas, e mostrar todo o carinho e amor que sente por suas filhas, consegui sentir em alguns momentos a intensidade das emoções e preocupações descritas.
Gostei bastante do livro, ele cumpriu a missão que queria: falar sobre maternidade de uma forma divertida e informativa. A Belas-Letras também está de parabéns pela composição do livro: a capa ficou bonita, juntamente com o interior do livro e com algumas brincadeiras para as crianças usarem; a diagramação está perfeita e confortável, fazendo com que você leia o livro em pouquíssimas horas.
Se você gosta de histórias divertidas esse livro é para você. Não deixe de conferir e aprender com o livro.
Outas fotos: