Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Samhain

$
0
0

Sinopse:
Brasil, 1690. Ao pisar numa nova terra, Daniele sabe que sua missão está apenas começando e que ainda terá que enfrentar a intolerância, mas será que estará preparada para abrir mão de alguém que muito ama para que o destino se cumpra?

Resenha:
Samhain é o segundo livro da série da autora Simone O. Marques. Confiram a resenha do primeiro livro: Paganus.

Confesso que estava mega ansiosa pela continuação da obra: saber como a protagonista lidaria com a morte dos pais e como seria sua vida no Brasil. Paganus, para mim, foi uma mistura de romance, suspense, adrenalina, emoção e cultura. Por se passar no século XVI, a história é bem trabalhada com os detalhes da época. Cheia de misticismo e heresia, a primeira obra nos leva a uma grande missão herdada por Daniele.

Na segunda obra é retratada exatamente o que a deusa entregou a ela como missão. O livro já inicia com a chegada, ao Brasil, de Daniele, seu irmão Angus e Antônio. Eles acompanham Daniele a uma missão que nem mesmo ela sabe do que se trata. Antônio abandona tudo para ficar com ela, deixa para trás sua terra, família e trabalho. A viagem dura quase 5 semanas e ela sofre muitos enjoos, pois está esperando o seu primeiro filho de Antônio.


“Sem ela não tenho nada e não sou nada, como o fui até conhecê-la. Por ela atravessaria o mar de novo e de novo, iria a qualquer lugar, mataria quantos fossem necessários...” (ps.152-153).

As construções dos cenários foram bem feitas, descritas com uma peculiaridade única. Entretanto, faltaram ações para que os cenários ficassem completos. Enquanto no primeiro livro tivemos guerra, muita morte, fogo, destruições, nascimento e união. Em contrapartida, no segundo, nos é apresentado apenas uma ou duas ações que fazem com que a leitura seja fervorosa, cativante e única.

A continuação do livro poderia ter sido resumida e acrescida em Paganus, deixando o leitor curioso pela obra seguinte. Ou, ainda, poderia ter abordado a continuação (do terceiro livro) no segundo.


“Ela conhecia várias formas de amar, mas aprendera que algumas delas jamais seriam aceitas por pessoas que não haviam nascido com a mesma crença que ela. Aprendera a compreender, mas aquela aprendizagem jamais seria recíproca, pois os cristãos não estavam interessados em aprender e compreender suas crenças e tinha que se conformar com aquilo” (p.171).

Daniele, embora seja uma garota insegura, no livro Paganus; em Samhain ela consegue se superar. Embora determinada e certa de seu amor por Antônio, seus deslizes e pensamentos fazem com que eu tenha certo repúdio por ela. O melhor personagem, para mim, no segundo livro, foi Guilherme.

Guilherme é irmão de Antônio e muito apaixonado por Daniele. Eles eram noivos no primeiro livro, porém, ele perdeu seu grande amor por não querer aceitar a crença da garota: uma pagã. No segundo livro, ele volta mais forte e determinado, isso fez com que ele conquistasse o pódio de melhor personagem.


“Daniele ficara fascinada por Guilherme e suas palavras doces, mas ele tentara domar seu espírito. Antônio, ao contrário, lhe oferecera tudo sem exigir nada, era forte e determinado” (p.36).

O título do livro me deixou intrigada, fiquei curiosa para saber o significado. Não quero cometer spoiler (e nem seria), mas, se desejam saber o que quer dizer, leiam o livro! Tenha certeza que tem, absolutamente, tudo a ver com a história. Adorei demais a escolha do nome.

Outro detalhe bastante importante é sobre a capa. Parabéns ao André Siqueira pelos detalhes riquíssimos. A mistura das cores e as fontes ficaram perfeitas. Quanto a diagramação, tinha tudo para receber um elogio excelente pelos detalhes tão minuciosos. O acabamento nas folhas, a fonte em um tamanho e espaçamento agradáveis. Todavia, alguns erros ficaram perceptíveis, o que impossibilitou um dez na diagramação.

Para você que é fissurado em histórias de época, com certeza, irá gostar dessa saga. Embora o segundo livro não tenha sido melhor que o primeiro, ainda estou curiosa pela continuação e não vejo a hora de lê-lo.



“– Então... o amor que te dei não foi o suficiente – ele falou com mágoa na voz. Era a pergunta que sempre o atormentara: por que ela havia preferido o irmão dele?” (p.173).

Título: Samhain
Autora: Simone O. Marques
ISBN: 9788582700358
Editora: Literata
Ano: 2013
Páginas: 260

http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/04/resultado-do-top-comentarista-de-marco.html

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532