Título: Academia Jedi – O Retorno de Padawan
Autor: Jeffrey Brown
Editora: Aleph
ISBN: 9788576573067
Ano: 2016
Páginas: 176
Compre: Aqui
Sinopse:
Roan Novachez achou que seu segundo ano na Academia Jedi ia ser fácil, e foi… no começo. Ele construiu um robô super legal, foi numa excursão para um planeta gelado, e evitou a comida alienígena de Gammy. Mas aí tudo ficou confuso! O treinamento de piloto estelar foi bem mais difícil do que ele imaginava, seus melhores amigos começaram a ignorá-lo, e os valentões da turma estão tentando levá-lo para o lado sombrio. Justo quando Roan achou que tinha me acostumado com a escola…
Resenha Anterior:
Resenha:
Quando me perguntam qual é o melhor livro do universo Star Wars, eu sempre respondo, sem qualquer dúvida, que é Academia Jedi. O livro não é o mais profundo, não tem o enredo mais intrincado, não é o mais original. Porém, tem uma atração irresistível, um humor inteligente, uma adaptação para universo infantil de bater palmas e, finalmente, é o responsável por trazer novos leitores para esse universo tão vasto. Como uma obra é pouco, agora, no Brasil, podemos acompanhar a continuação desse livro divertidíssimo. O melhor: O Retorno de Padawané tão bom quanto o primeiro volume da série.
Depois de alguns sustos, de quase ser enviado para a Academia de Agronomia – a academia das plantas – e suar para passar de série no seu primeiro ano na Academia Jedi, Roan Novachez, nosso jovem padawan de Tatooine, está de volta. Ele está mais forte na Força, mas os seus problemas também cresceram; todos eles.
Por algum motivo que Roan não consegue entender muito bem, seus amigos se afastaram, até mesmo a Gaiana, a garota pela qual ele está interessado. Pior, um de seus professores o detesta e faz de tudo para diminuir suas notas. Para fechar, uma galera que está sempre flertando com o lado sombrio se aproxima do nosso pequeno herói. Será que ele terá forças para melhorar suas habilidades, acertar a sua vida pessoal e ainda conseguir superar a atração pelo lado sombrio?
“Em seus sonhos, o futuro um Jedi pode ver... Concentre-se na Força... Sentir os caminhos do futuro, você pode...” (p. 27).
Partindo dessa premissa, Brown cria mais uma obra engraçadíssima, inteligente e muito envolvente. Transportando todos os problemas de crianças e adolescentes para o universo Star Wars, o autor ganha o leitor sem qualquer dificuldade. Ademais, mesmo voltado para o público mais jovem, a obra tem um aprofundamento interessante, o que a torna também atraente para os leitores mais velhos.
Os personagens são muito bem construídos, tanto os com maior importância quanto os secundários. Destaque incontestável para Roan, o grande protagonista, pelo humor e carisma, e para Yoda, o velho jedi que mostra uma faceta totalmente diferente para o universo infantil; diminuem as falas totalmente filosóficas e fica o humor inteligente potencializado pelas falas com a ordem sintática invertida. Pois se um Jedi o padawan quer ser, a linguagem invertida do mestre entender deverá.
Além disso, a obra também se destaca grandemente por ser completamente ilustrada, bem próxima do que seria um quadrinho. O livro tem uma estrutura física e de desenvolvimento bem próxima de outro destaque do gênero: Diário de um banana. Esse formato deixa o livro mais atraente para crianças e adultos, pois além de brincar com um bom enredo, o leitor ainda ganha ilustrações bem-feitas e engraçadas.
“A Força você deve sentir ao seu redor, aqui, entre você, eu, a árvore, a pedra, em todo lugar. Mesmo entre sua mesa e sua lição de casa” (p. 49).
Quanto à parte física, novamente a Aleph merece muitos elogios. O livro chega aos leitores brasileiro envolto em uma bela capa dura. A diagramação é excelente, com todo livro escrito à mão, e o material também, com impressão em papel Pólen Soft 80 g/m². Por fim, o livro ainda conta com uma tradução ótima.
Em suma, O Retorno de Padawané um livro que diverte e ainda introduz novos leitores ao universo Star Wars. Conta com um enredo interessante e com um trabalho gráfico acima da média. Uma boa dica para crianças e adultos que buscam diversão garantida.
Outras fotos: