Título: Star Wars – Provação
Autor: Troy Denning
ISBN: 9788576572091
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 408
Compre: Aqui
Sinopse:
Provação se passa 40 anos após os acontecimentos do filme STAR WARS – Episódio VI. A trama se inicia quando Lando Calrissian pede ajuda para enfrentar um grupo de piratas em uma de suas minas. Dois grandes vilões, movidos por vingança e ambição e talvez ainda mais perigosos que o próprio Império, farão o ex-contrabandista e a esposa, agora cavaleira Jedi, se unirem novamente a Luke nessa aventura que explora dinâmicas da Força de uma forma nunca antes feita. Repleto de ação do começo ao fim, Provação traz de volta os principais personagens da saga STAR WARS em uma trama que combina perfeitamente chantagens, sequestros e batalhas tão épicas quanto as da trilogia original.
Resenha:
Quando li Herdeiro do Império (resenha), eu atribui a esse livro nota máxima no Skoob, visto a facilidade que o livro teve para me ganhar. Ao ler Kenobi (resenha), saí ainda mais satisfeito da leitura e mantive a nota máxima. Agora, após terminar de ler Provação, precisarei de seis estrelas, porque as cinco do Skoob não serão suficientes.
Mesmo após muitos anos, Lando continua o mesmo homem obstinado e empreendedor. Dessa vez, está trabalhando na retirada de minerais valiosos de asteroides em uma das regiões mais perigosas da galáxia. Contudo, piratas começam a praticar roubos na região, levando cargas inteiras de artigos já minerados, e vendendo no mercado negro.
Lando, exasperado com a possibilidade da perda de seu lucro, pede ajuda a Han e Leia para combater tais piratas. Contudo, ao chegarem para socorrer o velho amigo, a princesa Leia, agora uma poderosa Jedi, sente que o lado sombrio pode estar envolvido de alguma maneira nos acontecimentos. E o que parecia apenas uma ação pirata se torna uma ameaça em potencial para a toda a galáxia.
“Kaeg abertamente baixou a mão por debaixo da mesa e Han tentou não estremecer. Insinuar violência era geralmente péssima ideia quando se estava em desvantagem e cercado. Mas pelo menos estava se sentindo melhor em relação à história do garoto. Podia entender dívidas de jogo. Ele mesmo já tivera algumas e a dívida explicava por que Kaeg estava tão ansioso para sair da Estação Brink” (p. 26).
Se há algo que ninguém pode reclamar é que não tenha ação nessa obra. Com uma pegada alucinante do começo ao fim, o leitor fica ávido pelo que vai acontecer a seguir e grudado em cada detalhe das batalhas muito bem descritas. Além disso, o autor também ganha pontos por expandir as formas de batalhas, começando pelos tradicionais sabres de luz e armas de laser, passando por massacres em massa (não posso dizer o modo como isso é feito) e terminando com droides assassinos.
Entretanto, nem só de ação se faz uma obra incrível. E, para alcançar esse status, Troy Denning apostou no aprofundamento dos personagens. Como Han, Leia, Luke e Lando já estão bem mais velhos, percebemos claramente um amadurecimento deles em relação aos filmes. As atitudes são mais acertadas; os pensamentos, mais coesos; e a forma de agir é mais inteligente. Além disso, o autor ainda reveste a vivência deles de dramas pessoais, o que os torna muito mais humanos e os deixam mais próximos do leitor.
Como cereja do bolo, o autor não nos deixa órfãos de bons vilões. E melhor, dessa vez são dois! Extremamente inteligentes, cruéis e com sede de vingança, essa dupla simplesmente deseja dominar a galáxia e disseminar uma boa dose de terror por aí. Para isso, usam dos métodos mais escusos e das torturas mais dolorosas. E, se depender deles, não deixarão pedra sobre pedra.
“Leia sentiu um caroço se formar em seu peito. Havia uma certa alegria na voz de Han que ela nunca gostara de ouvir, um entusiasmo louco que vinha apenas quando ele decidia tentar algo maluco e perigoso do qual não seria dissuadido” (p. 128).
Se o autor fez a sua parte para entregar aos leitores um livro incrível, a editora Aleph também a fez. A obra conta com uma capa incrivelmente bela e que retrata bem os personagens, inclusive sua idade mais madura. Além disso, a diagramação está muito confortável, além de bonita, o que ajuda a proporcionar uma ótima leitura. Não obstante, a revisão e a tradução estão ótimas também.
Por ser fã do universo Star Wars, sou um pouco suspeito para afirmar isso: mas vocês precisam ler essa obra! Ela é envolvente, dinâmica e cheia de ação. E ainda dá até para tirar algumas críticas sociais leves do livro. Também dá para ler independente de ter assistido aos filmes. Ou seja, não há desculpas. Aposte nesse livro, você não irá se arrepender.