Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Mau Começo

$
0
0
Título:Mau Começo
Autor:Lemony Snicket
Editora:Seguinte
ISBN: 9788535919721
Ano:2016
Páginas:152
Compre:Aqui

Sinopse:

'Mau começo'é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: 'Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere'.

Resenha:

Finalmente consegui ler o primeiro livro de Desventuras em Série. Depois do projeto que fiz para a Companhia das Letras, e que vocês têm acompanhado, recebi o lindo e maravilhoso box da série. Aliás, aguardem novidades dessa série que preparei com muito carinho para vocês. Sem mais delongas, eu adorei a história e fiquei bastante apaixonada pelos irmãos Baudelaire. Quer saber como? Confira abaixo.

Como é possível um livro tão pequeno conter uma grande história e um vício? Foi assim que me senti ao finalizar essa história. Todas as minhas expectativas foram correspondidas em tão poucas páginas.
“Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro”.
Tinha um pouco de ideia sobre como poderia ser o enredo devido ao filme, porém a adaptação cinematográfica tem poucas cenas desse livro, pois misturou esta obra com os três primeiros livros. Ou seja, quem assistiu ao filme ganhou uma série de spoilers sem perceber. Contudo, não chegou a prejudicar muito a leitura, pois eu quase não lembrava do filme, então o mistério do que ia acontecer com os irmãos Baudelaire ficou intacto.

Após perderem os pais, os irmãos são mandados a um parente mais próximo da cidade e que possa oferecer alguma estabilidade aos jovens, e esse tutor legal é um primo distante chamado de Conde Olaf. Sem saída e opção de protesto, Sunny, Violet e Klaus são levados a casa desse parente; ao chegarem ao lugar, não poderia ser pior; porém, ainda tinham uma esperança de conseguiriam viver naquele lugar e, quem sabe, chamar de lar.
“Não sei se vocês já perceberam, mas às primeiras impressões muitas vezes são inteiramente falsas”.

Não poderiam estar mais errados, Conde Olaf é um homem horrível, cruel e ainda por cima fede; o brilho do olhar, junto com a monocelha horrenda, dá-lhe uma aparência assustadora e perigosa. A aparência não mentia; Olaf estava decidido a arrancar a herança dos Baudelaire. Para tal, o Conde arquiteta um diabólico plano para poder acabar com os três.

Porém, não será uma tarefa nada fácil devido a inteligência dos irmãos; Klaus é um leitor voraz, tem uma memória fotográfica e já leu mais livros do que uma pessoa leria em sua vida, um garoto extremamente perspicaz e genial. Violet é uma garota que gosta de engrenagens, roldanas e mecânica; engenharia mecânica é sua paixão e predileção, então seu cérebro funciona a todo vapor e está sempre pensando em uma nova invenção. Sunny, por sua vez, com seus quatro dentes afiados só pensa em morder e está na fase de soltar palavras que não fazem sentido.
“O fato de não compreendermos uma coisa não significa que ela seja menos real”.
As dificuldades e problemas que enfrentarão na mão do Conde Olaf proporcionaram grandes momentos de aflição e angústia, porque as desgraças não paravam de crescer e os momentos de felicidade eram poucos; as engenhosidades de Violet, as ideias e planos de Klaus e as mordidas de Sunny nem sempre irão ajudá-los a escapar das maldades e desafetos do Conde.

O autor é muito direto e não tortura o leitor com cenas chatas e tediosas em compensação enfrentamos muita desgraça e sofrimento, com toda certeza os irmãos tiveram um mau começo e a tendência é só a piorar, como Snicket disse, não iremos encontrar uma história com um final feliz e teremos apenas poucos momentos de alegria e afortunado.

Entre os irmãos quem mais gostei foi a Sunny, por ser muito fofa com seu vocabulário de palavras engraçadas e não-entendíveis; talvez por ser criança fiquei apaixonada e apegada a ela, mas o principal mesmo foram as cenas que ela apareceu e no papel que teve; entretanto, isso não quer dizer que não fiquei cativada pelos outros dois irmãos, cada um me conquistou com seu jeito.


Li o livro em pouquíssimas horas por ser bem pequeno; aliás, já estava louca para ler o segundo assim que finalizei a história, e pelo que percebi, dá para ler três livros da série em um dia, porque eles são bem pequenos, então quem ficou assustado com a quantidade de livros não precisa se preocupar, pois eles são curtos. Se pudesse, leria todos os livros de uma vez. A escrita do Lemony é envolvente por conversar de uma forma bastante convidativa e contagiante com o leitor.

A Seguinte está de parabéns pelo trabalho que teve com esse livro que está lindo, as ilustrações e a diagramação são encantadoras e bonitas, a tradução está ótima, a revisão caprichada e excelente.

Se você gosta de histórias com um final nada feliz e desgraças na vida de três crianças inteligentes e carismáticas, vai amar esse livro; mas já aviso que se você gosta de histórias felizes é melhor ler outro livro.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532