Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Gigantes Adormecidos

$
0
0
Título: Gigantes Adormecidos
Autor: Sylvain Neuvel
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788556510129
Ano: 2016
Páginas: 328
Compre: Aqui

Sinopse:

Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro.
Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada.
Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana.
Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa?
Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós.

Resenha:

Estou sendo bastante surpreendida em relação a livros neste início de ano; com Gigantes Adormecidos não foi diferente, sendo uma surpresa bastante positiva para mim. Fiquei um pouco receosa de não conseguir pegar um bom ritmo de leitura e outros fatores, porém todos esses medos foram deixados de lados a medida que lia a história. Quer saber o motivo? Confira abaixo.

Fiquei imediatamente intrigada com essa mão gigante que Rose Franklin encontrou quando era pequena e, depois de dezessete anos, o artefato volta a vida dela como se nada tivesse mudado, só que, dessa vez, ela poderá saber o que é e qual a origem desse mecanismo e ainda tentar achar as outras partes desse gigante que tem mais de três mil anos.

O livro é narrado em forma de vários arquivos de conversa e alguns diários relatando o começo do processo de busca por outras partes do gigante e também o enigma de montá-lo e controlá-lo. Estão entre esses arquivos conversas entre um personagem misterioso e vários outros personagens como Rose, Kara Resnik, Ryan Mitchell, Vincent Couture e o secretário de segurança nacional que serão os mais frequentes entre os incessantes interrogatórios.

Tenho que destacar logo que uma das personagens que mais cativou-me no livro, além da Rose, foi a Kara Resnik, 3ª Subtenente, possuidora de um humor negro, audaciosa, corajosa e dona de pavio curto, com ela não tem meias palavras, luta pelo o que quer e é uma mulher extremamente profissional e sabe discernir bem as coisas. Dei boas risadas com as conversas entre ela e o Sr. mistério – eu quem resolvi chamar esse personagem assim para facilitar – a bravura e audácia que ela tem para falar e impor suas vontades é impressionante.


A equipe que ajudará Rose a achar os outros pedaços do corpo do gigante e auxiliá-la em descobrir seus mecanismos, linguagem, funcionamento e seu propósito, claro, tudo supervisionado pelo Sr. mistério que parece ter uma grande rede de informações para conseguir estar a par de quase tudo da operação secreta, conseguindo assim intimidar os envolvidos.

Quando começam a montagem do gigante, é uma das cenas mais impressionantes, pois a Dr. Franklin conta com muita minúcia os detalhes fascinantes do robô, suas estruturas, o material indestrutível que é feito, as formas e simetrias que encontrava para conseguir montá-lo e as dificuldades de não conseguir uma forma de fazê-lo funcionar. Para o governo dos EUA, a operação era uma simples pesquisa para descobrir a finalidade do gigante.
“Só sei que essa empreitada é maior do que eu, minhas inseguranças ou qualquer crise de consciência. Agora reconheço de verdade como sou absolutamente insignificante diante de tudo. Por que isso me dá tanto alívio?”

Os diários e interrogatórios com o personagem misterioso deixam a trama mais envolvente, já que é claro que eu estava louca para saber quem era esse homem que detinha tanto poder e persuasão, não era alguém que jogava para perder e sabia muito bem seus limites; mas nem todos ele conseguia intimidar com frequência, vulgo Resnik e ao longos dos arquivos percebe-se uma pequena mudança nos diálogos entre esses dois.


Até onde vai o limite da ciência? Para Rose era empolgante perceber o que aquele robô poderia representar, de onde poderia vir, quem o projetou, qual era a sua história e finalidade e ao mesmo tempo tinha medo do que o Sr. Mistério poderia fazer se usasse-o como uma arma ou algo pior, não somente ele como também outros com poder parecido. O que no começo parecia fascinante e prazeroso de explorar para uns poderia ser uma oportunidade de barganha para outros. Afinal, esse gigante adormecido seria feito para ser usado como uma arma de destruição ou para promover a paz?

Além de tentar descobrir qual era o destino do gigante, tinham que tentar recuperar as outras partes de seu corpo com muita cautela e sem fazer alarde para não assustar as pessoas e outros países sobre os movimentos suspeitos que a equipe da Dr. Franklin estava fazendo. Todavia, seria impossível ser silencioso e discreto com uma máquina de mais de vinte andares de um prédio; as consequências que antes não apareciam estavam prestes a surgir e as notícias para aguçar a curiosidade das pessoas.
“– Desculpe. De maneira geral, as pessoas têm a tendência de não questionar o que alguém diz que é verdade”.
Tem uns acontecimentos inesperados e inúmeras falhas ao tentar descobrir o funcionamento do robô que trará grandes dores de cabeça e problemas, não só para Rose, como para o Sr. Mistério; medidas imediatas terão que ser tomadas, discussões serão maiores, os interrogatórios mais intensos e o  tempo mais corrido entre os arquivos que data toda essa procedimento.


Quando estava nos últimos capítulos, fiquei com medo do desfecho, pois as descobertas, revelações e reais planos de alguns personagens chegavam a ser angustiantes, perturbadores e até aterradores. Depois de tudo o que já tinha acontecido, não esperava mais nada tão súbito. Os pensamentos e estratégias militares abordadas eram assustadoras por ser tão bem elaboradas e apresentar um sentido absurdo; a ganância e egoísmo eram os pontos principais.

Ultimamente tenho lido livros com finais surpreendentes, mas cada um deixou-me de um jeito diferente; diria que terminei esse livro perplexa e profundamente inquieta, porque o gancho que o autor deixou para o próximo livro é alarmante e deixou-me impotente e desesperada pela continuação, que é óbvio que eu não tenho, mas aparentemente está prevista para esse ano no exterior e espero que a Suma de Letras traga para nós. Um final realmente impressionante; dizer que estou surpresa é pouco para a magnitude desse livro. Uma história brilhante e fascinante que fará o leitor embarcar em uma verdadeira excursão pelos confins da humanidade.

A Suma de Letras escolheu a capa mais bonita entre as duas que pesquisei na internet; essa chama a atenção de qualquer um, é realmente muito singular e apreciável. A tradução do Michel Teixeira, por sua vez, ficou primorosa, a diagramação está caprichada e a revisão ótima.

Se você gosta de histórias com uma mistura de ficção científica e thriller, não pode de forma nenhuma deixar de conferir os segredos e mistérios guardados neste livro que o deixará estarrecido.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532