Título: O Grande Ivan
Autora: Katherine Applegate
ISBN: 9788581635774
Editora: #irado
Ano: 2014
Páginas: 288
Compre:Aqui
Sinopse:
Ivan mora dentro de um shopping e nunca tinha pensado em voltar para a natureza até o dia em que a pequena Ruby, um filhote de elefante, foi comprada pelo dono do circo.
Baseado em fatos reais, O GRANDE IVAN é uma história deliciosa, cheia de humor, ao mesmo tempo doce e inteligente, sobre os direitos dos animais e sobre a força da amizade.
Não importa quantos anos você tem... Você deveria ler este livro hoje, agora mesmo. Aliás, o que você está esperando para começar?
Resenha:
Quando comecei a ler a obra, imaginava encontrar um bom livro infantil e não me decepcionei. Pelo contrário, O Grande Ivan foi muito além das minhas expectativas e se tornou um dos melhores livros infantis que já li, perdendo para alguns clássicos, como O Pequeno Príncipe. Sem dúvida, foi um grande achado.
Ivan é um gorila; porém, ele não vive na selva. Seu lar – ou seu domínio, como ele chama – fica em um shopping onde ele é uma das atrações. Ele foi “humanizado”, no sentido ruim do termo, e não sente mais vontade de voltar para a floresta. Ele se contenta em ver a pintura da selva em sua parede e fazer desenhos.
Contudo, toda a sua vida muda quando o shopping ganha uma nova atração: Ruby, um filhote de elefante que é uma graça, além de muito curiosa. Deste dia em diante, Ivan começa a pensar diferente e promete a si mesmo que não deixará Ruby passar sua vida dentro de uma jaula. Entretanto, o que um gorila pode fazer para salvar um amigo dos humanos? Uns diriam que nada. Mas Ivan tem um grande plano...
“Com o passar dos anos, aprendi a entender as palavras humanas, mas entender o que os humanos dizem não é a mesma coisa que entender os humanos” (p. 13).
O Grande Ivané um livro bem infantil, mas que consegue atingir todos os tipos de leitores; encanta as crianças e ganha os adultos. Ele é uma amostra de como a amizade pode ser inabalável e de como pessoas ou animais, com o mínimo de compaixão, podem fazer coisas grandiosas; é a prova de que o amor nos move.
Os personagens da obra são incríveis, aprofundados e mais do que cativantes, mas, de longe, Ivan, nosso narrador, é o melhor de todos. Com seu jeito simples, amoroso e calmo, consegue revolucionar a história de seus amigos. Ruby, por sua vez, é o contrário de Ivan: agitada e muito curiosa, sempre ansiosa para fazer algo.
Outra personagem muito importante na obra e que me ganhou com facilidade foi a Júlia. Ela é uma criança fofa, filha do zelador do shopping, e que entende os animais como ninguém. Ela os vê não como uma atração, mas como seres que precisam de amor, cuidado e carinho, e faz o possível para que a noite dos animais seja mais agradável.
“Os humanos sempre têm um cheiro estranho quando existe alguma mudança no ar. É um cheiro como o de carne estragada. Com um toque de mamão” (p. 66).
Além de um enredo ótimo e personagens cativantes, o livro também conta com uma diagramação para ninguém colocar defeito: capa dura, ótimas ilustrações em p/b, folhas amareladas, letra grande e espaçamento enorme. Com uma diagramação dessas é impossível não ter uma leitura fluida.
Se após ler essa resenha você ainda não está convencido a desbravar a obra, eu repito: leiam! Esse é um livro que, sem dúvidas, vai agradar a todos os leitores.
Se você gostou do Ivan e também gosta de outros animais, temos uma dica para você. Nosso parceiro, Cupomterra, disponibilizou para os leitores descontos no Petz, onde vocês podem cuidar dos seus amados e economizar bastante. Então não dê bobeira e garanta já as melhores ofertas!