Sobre a obra:Segundo romance da chamada Série dos Robôs, iniciada com As Cavernas de Aço, O Sol Desvelado retoma o clima policial e reedita a parceria entre os detetives Elijah Baley e R. Daneel Olivaw.Convocado para uma reunião Washington, Baley descobre que foi escalado para solucionar um novo crime. Desta vez, entretanto, o detetive deverá deixar a segurança da Terra e se dirigir ao insólito planeta Solaria. Mas ele não estará sozinho. Recrutado para a mesma missão, seu antigo parceiro R. Daneel Olivaw o ajudará a desvendar os mistérios de um caso aparentemente insolúvel, em que os dois únicos suspeitos simplesmente não poderiam ter cometido o crime.
Drops
• O Sol Desvelado foi publicado anteriormente no Brasil com o título Os Robôs.
• A antológica série de televisão britânica Out of the Unknown adaptou a história deste livro, transformando-o num episódio que foi ao ar em 18 de fevereiro de 1969.
• Em O Sol Desvelado, Asimov começa a delinear as particularidades dos diferentes mundos Siderais que acabariam influenciando as continuações da Trilogia da Fundação.
• Em meados de 1980, Isaac Asimov decidiu unificar as histórias da Fundação e dos Robôs num só universo, fazendo com que as trajetórias de Elijah Baley e R. Daneel Olivaw causassem um profundo impacto sobre a Fundação, como mostram as quatro sequências da Trilogia: Limites da Fundação, Fundação e Terra, Prelúdio à Fundação e Origens da Fundação.
• Foi Isaac Asimov quem inventou o termo “robótica”. Suas célebres Leis da Robótica, um verdadeiro marco da literatura de ficção científica, influenciaram inúmeros escritores e cineastas.
Sobre o autor:
Isaac Asimov nasceu em Petrovich, Rússia, em 1920. Naturalizou-se norte-americano em 1928. O Bom Doutor, como era carinhosamente chamado pelos fãs, escreveu e editou mais de 500 livros, entre os quais O Fim da Eternidade, Os Próprios Deuses e a série Fundação – que contempla a Trilogia e outros quatro títulos que ampliam a saga –, além das histórias de robôs, como As Cavernas de Aço e os contos que inspiraram filmes como Eu, Robô e O Homem Bicentenário. Afora suas mundialmente famosas obras de ficção científica, Asimov alcançou sucesso também com tramas de detetive e mistério, enciclopédias, livros didáticos, textos autobiográficos e uma impressionante lista de trabalhos sobre aspectos variados da ciência. Morreu na cidade de Nova York em 1992, por falência múltipla dos órgãos provocada pelo vírus da Aids, contraído em uma transfusão de sangue realizada durante uma cirurgia em 1983.