Título: O Inimigo Digital
Autor: Athos Beuren
Editora: Avec Editora
ISBN: 9788567901831
Ano: 2017
Páginas: 192
Compre: Aqui
Sinopse:
Um personagem corrompido pelo desejo de vingança planeja destruir o Minecraft! Devious_David removeu a rocha matriz, a base de toda a superfície do jogo, e criou um vazio que está aumentando e devorando tudo ao seu redor. Agora, Steve e seus amigos precisam de sua ajuda para combater as forças do mal e salvar o mundo virtual. Só você poderá deter este terrível vilão e impedir que o Minecraft desapareça para sempre. Parte história, parte jogo, O Inimigo Digital é um tipo diferente de livro – aqui, VOCÊ é o herói!
Resenha:
O Inimigo Digitalfoi o primeiro livro-jogo que resolvi desbravar; felizmente, foi uma boa escolha e, apesar de não ser meu gênero, consegui me divertir bastante com a obra. O fato é: a mecânica é simples, excelente para iniciantes; o enredo, apesar de no início não ser tão original, é muito divertido; por fim, essa ideia de você ser o herói do livro é bem interessante, principalmente se pensarmos em pessoas que possuem certa aversão a livros. Sim, esses seres míticos ainda existem.
No começo da jornada, descobrimos que existe um personagem corrompido no jogo. Ele deseja acabar com o universo e é a nossa obrigação derrotá-lo. Para tal, temos que nos aventurar pelo Minecraft, juntar itens e tentar sobreviver. Caso consigamos essa proeza, ainda temos que derrotar o nosso grande adversário. Para tal, pegue as suas picaretas e vamos à obra!
Com uma mistura de RPG, Minecraft e livro interativo, O Inimigo Digital ganha o leitor sem grandes dificuldades. Isso acontece porque o início é bem explicativo, o que ajuda a quem está começando na área; ademais, há uma boa dose de aventuras. É divertido desbravar cavernas, achar tesouros e vencer pequenos inimigos. Isso vai melhorando a sua habilidade no jogo e também aumentando a emoção.
Os desafios do livro-jogo vão ficando cada vez mais difíceis e também mais divertidos, prendendo cada vez mais a atenção do jogador. Além disso, com a evolução no jogo, conseguimos adquirir mais equipamentos para nos tornar melhores, como elmo e peitoral. Isso faz com que o livro se torne mais próximo de um jogo tradicional, envolvendo o leitor.
Além da boa jogabilidade e de ser bem divertido, o livro também chama a atenção por se tratar de um assunto que está na moda, o que aumenta o seu potencial para atrair novos leitores e também jogadores. Na primeira perspectiva, torna-se ainda mais especial, pois suas características permitem que a obra alcance pessoas que os livros “tradicionais” não alcançariam. Como professor, vejo uma função pedagógica latente no trabalho.
Além de muita diversão, também não há o que reclamar sobre a parte física. A capa do livro é chamativa e tem completa relação com o desenvolvimento da obra. A AVEC também caprichou no design interior, fazendo um livro bonito, interativo e também muito atrativo. Ou seja, todos os elementos contribuem para que o trabalho chame a atenção do leitor.
Em suma, apesar de O Inimigo Digital não ser o tipo de obra que agrada a todos, isso não o torna inferior ou ruim. Ao contrário, se vencermos o preconceito inicial e nos atentarmos de verdade ao que ele propõe, encontraremos uma boa e divertida obra. Sem dúvidas, recomendado!
Outras fotos:
Outras fotos: