Sinopse:
Como salvar uma espécie em extinção? Quais as estratégias que devem ser empregadas por um programa de conservação? Como saber se o programa de conservação foi bem sucedido? Partindo de questões como essas, este livro conta a história de como o mico-leão-preto, o único primata endêmico do estado de São Paulo, foi salvo da extinção e se tornou um símbolo de sucesso em conservação de espécies ameaçadas no Brasil e no mundo. Através de um levantamento histórico, enriquecido por entrevistas com personalidades brasileiras e estrangeiras que ativamente contribuíram para salvar essa espécie, a autora recria a história de mais de três décadas do Programa de Conservação do Mico-leão-preto. Dessa maneira, é feita uma análise dos esforços para recuperar as populações da natureza e, ao mesmo tempo, restaurar o habitat da espécie: a floresta Atlântica do interior de São Paulo. Utilizando o Programa de Conservação do Mico-leão-preto como um modelo a ser seguido, são identificadas as principais estratégias e ações que podem levar um programa de conservação ao sucesso.
Resenha:
Ler Mico-Leão-Preto foi uma experiência incrível. Para aqueles que não estão acostumados a ler ecologia e meio ambiente, com certeza será uma obra que você não largará até findar a leitura.
Rezende nos mostra como esses pequeninos estão em extinção e os meios para salvar essa espécie. Afinal, para quem é fã de miquinhos, assim como eu, fica totalmente triste e indignada com a extinção deles.
“A primeira população de cativeiro registrada para o mico-leão-preto foi estabelecida no Banco Biológico da Tijuca, por Adelmar Coimbra-Filho” (p.89).
Logo na década de 70, os micos já eram considerados extintos. Contudo, através da descoberta da existência deles, pesquisadores resolvem lutar pela conservação. Um dos pesquisadores foi Adelmar Coimbra-Filho, técnico agrícola, uma das pessoas mais preocupadas com a conservação da natureza do Brasil.
Adelmar trabalhou durante quase dez anos como diretor do Parque Florestal da Gávea, no Rio de Janeiro; e foi transferido para o jardim zoológico. Enquanto fazia seus estudos sobre o mico, cerca de duzentos trabalhos científicos foram publicados. Ele foi um grande exemplo de protetor ao meio ambiente e aos seres vivos.
“No início da década de 1990, a população total de micos-leões-pretos em cativeiro no Brasil atingiu o patamar de 100 indivíduos. Esse crescimento possibilitou a fundação de outras colônias em zoológicos internacionais, a partir da redistribuição de animais” (p. 91).
A obra de Rezende tem uma estrutura de artigo científico, é possível notar o vasto estudo realizado por ela para a criação desta obra. As informações e citações mostram como o rico trabalho foi feito com dedicação.
Para quem não sabe, o mico-leão-preto é um animal endêmico da Mata Atlântica, aparecem em florestas semi-decíduas. Porém, é possível vê-los de forma mais restrita no sul do estado de São Paulo. Os chamados miquinhos foram salvos da extinção e, hoje, tornaram-se um símbolo de sucesso e conservação.
“O parque é uma riqueza que essa região tem e que ninguém mais no mundo tem. O mico-leão-preto vive aqui e talvez em nenhum outro lugar de São Paulo, porque tudo foi desmatado” (Rezende apud Padua, p.112).
A capa eu achei simplesmente linda, a diagramação simples, estilo artigo científico mesmo. Algumas imagens ilustrativas deixaram o trabalho mais rico. Não notei nenhum erro ortográfico, parabéns para Silvia e Adriana que fizeram a revisão com maestria. Parabéns ainda a Alexandre pela capa bem chamativa.
A autora merece nota dez pelo riquíssimo trabalho e a editora também por publicá-lo. Aos que adoram animais e a preservação deles e do meio ambiente, recomendo a leitura. Aos que não gostam também recomendo, pois não irão se arrepender. É uma forma de mostrar que tudo é possível; Rezende sabe como.
“Se a gente quer fazer conservação ambiental falando de paisagem, é preciso salvar os hábitats restantes e fazer conectividade. E a maneira de fazer isso é conhecendo cada detalhe, e a imagem de satélite não é suficiente para resolver isso” (Rezende apud Valladares, p.126).
Título: Mico-leão-preto
Autora: Gabriela Cabral Rezende
ISBN: 9788582301098
Editora: Matrix
Ano: 2014
Páginas: 173
Comentou neste post? Clique na imagem abaixo e nos avise que comentou aqui. Você passará a concorrer a um livro. Não fique fora dessa!