Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Brilho

$
0
0


Sinopse:
A mais fascinante trilogia desde Jogos Vorazes. A Terra não existe mais, e em duas naves que procuram um novo mundo no espaço, uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade. Enquanto isso, uma sucessão de acontecimentos eletrizantes torna a jornada pelo espaço algo absolutamente imprevisto. Temas como religião, a escolha da mulher e a ideia de poder e dominação vão aparecendo muito suavemente articulados ao longo da trama, amarrando o leitor com surpresas e reviravoltas estonteantes. São temas universais, postos num livro por uma escritora surpreendente e que promete arrasar a cena literária a partir desta sua fantástica criação.


Resenha:
Quando finalizei a leitura deste livro, confesso que fiquei sem palavras para resenhá-lo. A obra é uma mistura de tudo que você pode imaginar, acrescido de uma distopia incrível e de tirar o fôlego.

O que você faria se estivesse em uma nave, vagando pelo espaço, em busca de um novo mundo, pois a Terra não existe mais? Os protagonistas dessa eletrizante história passam por isso.

“Por algum motivo, a New Horizon reduziria sua velocidade de forma a permitir que a Empyrean a alcançasse. Aliás, levando-se em conta a distância e a velocidade de ambas, a New Horizon parecia ter desacelerado havia anos... Um desvio radical do plano da missão” (p.12).

Waverly e Kieran são namorados, eles estão deitados sobre um monte de feno, espiando através de um telescópio a nave New Horizon. Eles se encontram na nave Empyrean, cujo seu significado vem do latim medieval e se refere ao lugar mais alto do céu. No período medieval, os deuses habitavam nas alturas, juntamente com os santos e bem-aventurados. O lugar era visto na forma de um ovo, coberta por domos que abrigavam seus diversos sistemas.


Há 40 anos, as duas naves espaciais vagam pelo espaço em busca de um novo mundo. Eles buscam uma forma da humanidade sobreviver e procriar a sua espécie. Entretanto, a New Horizon não consegue conceber descendentes para que a missão continue. Na escuridão do espaço, a New Horizon se vê ameaçada por sua nave irmã: Empyrean.
“Durante seis anos, mulheres a bordo da Empyrean tentaram engravidar sem obter sucesso. Esse foi um período tenso, pois se não pudessem gerar filhos para substituir a tripulação original, então não haveria nenhum sobrevivente para povoar a Terra Nova” (p.21).
Enquanto isso, a Empyrean nem sequer suspeita dos ataques que os habitantes da outra nave estão prestes a realizar. A tripulação da Horizon precisa de jovens para se casarem e se reproduzirem e, para isso ser possível, somente invadindo a outra nave.


No decorrer da leitura, é possível perceber que o enredo vai ficando mais intrigante. Quando imaginamos que os inimigos estão apenas do lado de fora, Amy nos mostra o quanto estamos equivocados.
“– Às vezes, em nossas vidas, temos de enfrentar uma grande perda, cujo vazio se eleva e não nos deixa escolhas além de suportá-la. O que mais podemos fazer? Olhar para fora dos nossos portais vazios, para a imensidão do Universo, para os pontinhos das estrelas que parecem eternas, e nos sentirmos tão pequenos, tão sozinhos. Insignificantes. Como poderíamos fazer algo realmente importante em tão imenso cosmo?” (p.166).
Os personagens são misteriosos, embora sejam bem descritos. Quando pensamos que se trata de um bonzinho, estamos lendo a história de um vilão totalmente oculto. Amy deixa o leitor aflito para chegar às últimas páginas e descobrir o que acontece. Claro que isso apenas aumenta a ansiedade, pois é possível perceber que a obra se trata de uma série. 


A autora tem uma narrativa bem envolvente, fazendo com que o leitor possa vivenciar os momentos de ambos os protagonistas em suas diferentes descrições. Aos apaixonados por distopia, certamente irão adorar ler essa cativante obra.
“Nunca se sabe o que as pessoas desesperadas são capazes de fazer” (p.230).
Notei apenas um erro de digitação no livro. A diagramação é bem feita, com algumas folhas negras no início de cada capítulo. A capa é bem chamativa, com brilhos em alto relevo, deixando qualquer um apaixonado pelo excelente trabalho. A Geração Editorial está de parabéns, como sempre.


Título: Brilho
Autora: Amy Kathleen Ryan
ISBN: 9788581300733
Editora: Geração Editorial
Selo: Geração Jovem
Ano: 2012
Páginas: 353

Comentou neste post? Clique na imagem abaixo e nos avise que comentou aqui. Você passará a concorrer a um livro. Não fique fora dessa!
 
http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/06/resultado-parcial-do-top-comentarista.html



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532