Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Trágico e Cômico – Os Protestos em Charges

$
0
0


Sinopse:

O cartunista Diogo Salles apresenta, misturando quadrinhos e charge política, a questão dos protestos que têm ocorrido no Brasil, bem como contextualiza os fatos que levaram as pessoas às ruas. Nenhum partido ou político é criticado ou privilegiado; é discutido e apresentado de forma ácida e ao mesmo tempo bem-humorada o que vendo sendo amplamente divulgado na imprensa, como fraudes em licitações, mensalão, privilégios indevidos, e os jogos políticos, as alianças entre partidos, a questão da Copa do Mundo no Brasil, o caso de empresas estatais, como a Petrobras, que fi ca à mercê do jogo político. A intenção do autor é confrontar algumas certezas e debater nossa realidade, partindo do pressuposto de que nada é intocável.


Resenha:

Trágico e Cômico – Os Protestos em Chargesé um livro muito diferente do que muitos estão acostumados. Não há uma narração contínua, apesar de haver muitos personagens indigestos como Maluf, Dilma, Serra, Aécio, Sarney, José Roberto Arruda e outros. O enredo? Toda a patifaria que acontece no Brasil e que levou ao acontecimento dos protestos recentes.

Trágico e Cômicoé um livro que faz pensar. O autor é astuto e questionador, tenta colocar tudo e todos em xeque. O objetivo dele, claramente, não é te convencer, mas abrir a sua mente, te deixar esperto. Ele tenta mostrar que temos de ser desconfiados, pois não existem boas ações no Brasil. Tudo tem um motivo e um propósito, normalmente macabro, até mesmo os protestos.


O assunto geral do livro é política, mas se você está pensando naquela lengalenga chata, cheia de velhas múmias e palavras difíceis, você está muito enganado. Diogo Salles traz esse tema com uma realização linguística bem acessível. As charges são incríveis e explícitas. E caso você não conheça o corrupto da vez, – no Brasil são tantos – o autor ainda deixa uma legenda para você.
“Para entendermos o Brasil de hoje, é preciso lembrar do Brasil de ontem. Segundo Ivan Lessa, a cada 15 anos o brasileiro esquece o que aconteceu nos últimos 15 anos. É em momentos de grande indignação que surgem os “salvadores da pátria”, se aproveitando do nosso analfabetismo político e capturando nas urnas esse nosso desejo quase mórbido de querer resolver tudo da noite para o dia” (p. 34).
Claramente o livro é apartidário, pois o autor atira em tudo e todos. Direita, esquerda, centro, perdidos, partidos de aluguel: todos são alvos, indistintamente. Mas, claro, PT, PSDB, PMDB e DEM recebem um espaço especial no livro, uma espécie de zona livre de tiro, afinal, eles são os partidos mais influentes do país, e também os mais corruptos.

O livro foi uma das minhas melhores leituras não literárias do ano, juntamente com O que é ideologia, da Marilena Chauí. Foi uma leitura esclarecedora e que me fez ver vários pontos e figuras políticas sobre outros aspectos. Para um ano eleitoral, esse livro se torna quase obrigatório. Afinal, nossa escolha em outubro influenciará diretamente o país pelos próximos quatro anos e, indiretamente, por muitos outros.


Apesar de ser um livro curto, apenas 72 páginas, o conteúdo vale muito mais do que centenas de páginas de outros livros lançadas por aí. O livro coloca uma interrogação das grandes na sua mente. E, claro, tudo que te faz pensar, questionar e duvidar, certamente é bem aceito. Afinal, já dizia o poeta que o importante é a pergunta certa e não a resposta.
“Acompanhar a extrema esquerda em eleições é sempre diversão garantida. Se no legislativo eles são até úteis, ao fiscalizar e constranger o governo (coisa que a oposição não faz), para cargos no executivo, essas figuras conduziriam o país ao século XIX. Em pleno século XXI, não bastasse o fato de que ainda tenha gente que leve o socialismo a sério, essa meia dúzia de gatos pingados não consegue nem ao menos se unir em torno de uma única candidatura. Cada um ali parece ter o seu projeto de poder totalitário” (p. 44).
Se o conteúdo em si é excelente, o livro também é um show na parte física e visual. Quanto à qualidade das charges, isso é inquestionável; Diogo Salles mostra que possui um talento incrível. Além disso, o livro é um pouco maior que uma revista e ainda tem páginas mais grossas do que elas. Como é totalmente colorido e ilustrado, a leitura fica ainda mais gostosa.

Indico esse livro para todos os que gostam e que não gostam de política, para todos que desejam ver as coisas por outro ângulo e enxergar o mundo fora da caixinha. Certamente a obra vale o investimento.


Livro: Trágico e Cômico – Os Protestos em Charges
Autor: Diogo Salles
Editora: Primavera Editorial
ISBN: 9788561977672
Ano: 2014
Páginas: 72

Compre o livro aqui ou aqui.

Outras fotos:



Comentou neste post? Clique na imagem abaixo e nos avise que comentou aqui. Você passará a concorrer a dois livros. Não fique fora dessa!

http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/09/resultado-do-top-comentarista-de-agosto.html

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532