Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Legna

$
0
0
Não leiam a sinopse!
Sempre que iniciamos uma resenha aqui no blog, por regra, colocamos a sinopse encontrada no livro. Entretanto, abre-se uma exceção para os spoilers contidos que não devem ser lidos, para o bem do humano leitor. Esse foi um deslize em que a editora Dracaena deixou passar, o segundo. O primeiro eu vou deixar para o final. Vamos à resenha!

Resenha:
O livro nos conta a história de Legna Philps. Legna é uma garota normal, de 18 anos de idade. Ela mora com seus tios em Miami. Com o atentado ocorrido no dia 11 de setembro, eles são obrigados a viajar para o Brasil. Legna, após uma traição do namorado, se vê presa a três opções para morar. Resolve seguir a ideia de ficar com seus pais, em Paris.

Ao viajar para outro país, Legna se afasta dos amigos e acaba se ligando ao mundo virtual. É numa dessas conversas que conhece Sayed Nasser, através de uma rede social. Legna se apaixona por ele, porém, tem medo do que o destino pode lhe reservar. Sayed é o cara dos seus sonhos, mas tem algo nele que o torna diferente de todos os mortais. Algo que pode mudar a vida de Legna em todos os sentidos. Voltando à sinopse, ela conta exatamente que ele não é normal, mas não cometerei spoiler e não direi. Deixe sua curiosidade viajar e compre o livro para contemplar o mundo diferente em que Sayed vive.



Um detalhe para a obra bastante interessante é a escrita. Ele está em primeira pessoa, passa a visão de Legna sobre as coisas. É diferente encontrar um escritor que narra de forma feminina. Diria que foi uma ousadia e tanto, porém, bem feita.

O enredo passa tanto com os familiares de Legna, como em sua vida de estudante na Universidade em que sempre sonhou. O autor aborda com detalhes os personagens e isso faz com que o leitor seja cativado por alguns. Legna é a protagonista, óbvio. Entretanto, seu jeito é um pouco frágil demais e não aceita suas falhas. Em determinados momentos ela se passa muito determinada, em outros já não é tanto. Isso não é um defeito do Alexandre Apolca, mas um defeito de Legna como ser humano, o que é normal, hoje em dia. O autor foi bastante real em algumas coisas e isso ele fez de forma incrível.

A obra tem um misto de Crepúsculo com algo do além que eu ainda não descobri. É uma leitura para aqueles jovens bem descolados. Contudo, o ponto pecador foi a editora. Ela poderia ter revisado o livro (e não adianta dizer que houve edição que ficará pior). Uma editora tão conceituada, e deixar passar erros, é no mínimo lamentável. Já é o segundo livro da Dracaena que vejo deslizes. Não é que o autor escreva ruim, não me entendam mal. É porque, quando estamos escrevendo, precisamos de outra pessoa para fazer a revisão. Eis que entra a editora Dracaena que “fez” (não como deveria).

Mesmo com os deslizes da editora, a obra não perde seu valor. A capa é bem chamativa, o título também. O livro tem muitas páginas, contudo, nem é notória a quantidade. A vontade que se tem é de ficar sentada lendo até acabar. Um detalhe importante é que a obra é tão bem elaborada que muitas vezes você pensa que o autor viajou todos os países descritos para poder escrever sobre eles.

Não leu ainda? Compre com o autor e conheça.

Título: Legna
Autor: Alexandre Apolca
Editora: Dracaena
ISBN: 9788582180112
Ano: 2012
Páginas: 496

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532