Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha; Quem, eu?

$
0
0
Sinopse:

COMPARTILHAR A DOR NÃO É SOFRÊ-LA NO COLETIVO, É LIVRAR QUEM DELA SOFRE. Durante um ano, um neto largou tudo que tinha – o emprego, a carreira, os estudos – para se dedicar integralmente à avó, diagnosticada com Alzheimer. Convivendo com a divertida, bonachona e, claro, sempre esquecida vovó Nilva, o neto Fernando, um jovem aspirante a filósofo com um talento epistêmico para a comunicação, aprenderá uma lição de vida que doença nenhuma pode apagar. Uma história real que emocionou o Brasil e vai fazer o leitor rir e chorar, mas nunca mais se esquecer dela. Porque o amor não é uma lembrança; é uma regra da alma.

Resenha:

Quem, eu? é uma história de amor verdadeiro. Não tem mocinhos que te fazem suspirar, nem damas lindas e perfeitas; temos duas pessoas, extremamente normais e com um grandes problemas e dificuldades: uma vó e seu neto. Os dois, juntos, resolvem que lutarão contra um mal invencível. Eles sabem que é improvável vencer a batalha, mas entendem que o significado está em como se enfrenta a peleja.

Vovó Nilva é diagnosticada com Alzheimer, uma doença degenerativa e que causa profunda confusão mental. Diferente de muitos, Fernando, neto da Nilva, começa a pesquisar sobre o assunto e decide que fará os dias de sua avó os melhores possíveis. Se ele não pode evitar o trágico fim, fará que ele seja, no mínimo, mais feliz.

"Amar minha avó como amo não foi uma decisão, mas um aprendizado. Meus pais sempre apoiaram essa forte convivência entre nós, e, por mais que ela tenha sempre me mimado como uma boa avó deve fazer – mimem seus netos, por favor – sempre me tratou como um amigo íntimo, daqueles com quem sempre temos o prazer de passar as tardes” (p. 25-26).
Fernando Aguzzoli larga tudo – emprego, carreira, estudo – e resolve cuidar de sua avó. Ela havia sido sua companheira e auxiliadora quando ele era criança; havia chegado a sua hora de retribuir. Com bom humor, muitas brincadeiras e sorrisos, vovó Nilva perde suas memórias, mas não a felicidade; ela esquece o que fez ontem, mas não o carinho pelo neto.


 

O livro serve como um alento para todos aqueles que estão ao lado de alguém que enfrenta a doença. A obra mostra que existe uma outra maneira de perceber o Alzheimer e que o riso pode ser o melhor tratamento. O livro transmite uma quantidade enorme de emoções, do riso ao choro, da tristeza à felicidade.

“Se ela me fazia dez mil vezes a mesma pergunta – acredite, ela fazia – eu ria e dizia: VÓ, VAI SE CATAR! JÁ RESPONDI! E ela praguejava em italiano enquanto gargalhava. Se alguém nos ouvia de fora, certamente acharia um absurdo e um desrespeito, mas éramos apenas dois amigos fora dos padrões” (p. 44).
O leitor consegue acompanhar a história de Nilva, desde de sua infância, seu crescimento, suas felicidades e suas desilusões, a alegria com a chegada do neto ao mundo e a tristeza após o diagnóstico. Porém, na sua segunda metade, conhecemos, entre muitas risadas, como Nilva conseguiu superar a dor.



 

O livro em si instiga nossos sentimentos e a editora Belas-Letras conseguiu tornar isso ainda mais bonito, com uma diagramação incrível. A obra contém muitas fotos, em folhas no estilo revista, onde podemos perceber o capricho da editora e também a felicidade de Nilva. A revisão também foi muito bem feita.

“Tudo aconteceu em sete dias. Uma semana em fui ao inferno e voltei. Na tarde de quinta estávamos tirando fotografias para o Natal, e exatamente uma semana depois estava tomando todas aquelas decisões desagradáveis” (p. 81).
O livro é indicadíssimo para todos aqueles que querem se emocionar com uma história real e conhecer Nilva, uma velha guerreira, mas com espírito extremamente jovem.


Livro: Quem, eu?
Autor: Fernando Aguzzoli
Editora: Belas-Letras
ISBN: 9788581741826
Ano: 2014
Páginas: 240

Compre o livro aqui.


Comentou neste post? Clique na imagem abaixo e nos avise que comentou aqui. Você passará a concorrer a dois livros. Não fique fora dessa!

http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/09/resultado-do-top-comentarista-de-agosto.html

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532