Aleph, uma editora que sou fã assumido, está fazendo aniversário. E claro, com todo seu histórico de excelentes publicações, a editora se prepara para comemorar esse aniversário junto com os fãs.
Vamos conhecer um pouco da história da editora?
A Aleph está comemorando 30 anos no mercado editorial. Hoje, a editora é reconhecida como referência nacional nas publicações de ficção científica, sendo a grande responsável por trazer de volta às livrarias os clássicos do gênero, antes esgotados. Em seu catálogo estão obras de grandes e premiados nomes da literatura, como Arthur C. Clarke, Isaac Asimov, Philip K. Dick, Frank Herbert, William Gibson, entre outros.
“Até o começo dos anos 2000, o leitor de ficção científica tinha que procurar os livros em sebos, pedi-los emprestado a alguém ou ler a edição na língua original. Ficamos realmente felizes em trazer esses títulos de volta às prateleiras e em ajudar a expandir o mercado da ficção científica e da fantasia no Brasil”, afirma Adriano Fromer, sócio e publisher da editora.
Apesar de ter se tornado referência nessa área, a editora foi criada, em 1984, com outro objetivo: publicar livros de informática. Rapidamente, tornou-se líder no mercado dos dinossáuricos TK e MSX. “A Aleph nasceu da busca pelo equilíbrio entre as demandas de mercado e a própria criação de demandas por meio de novas ideias, publicando livros em áreas do conhecimento pouco exploradas pelo mercado editorial brasileiro. Sempre buscamos a vanguarda, o pioneirismo e a qualidade acima de tudo”, afirma Betty Fromer, sócia-fundadora da editora.
Em 1999, a Aleph percebeu outra necessidade do mercado editorial: livros de turismo acadêmico. Na época, as maiores universidades do País estavam abrindo cursos nessa área e faltava leitura de referência para os estudantes. O investimento rendeu mais de 60 títulos nessa linha.
Atualmente, a editora não investe mais nessas áreas. Mas a proposta de inovar e surpreender os fãs permaneceu como uma de suas marcas mais fortes, que pode ser vista, por exemplo, na edição inédita e exclusiva de 50 anos do Laranja Mecânica, de Anthony Burgess — com ilustrações de Dave McKean, Angeli e Oscar Grillo, além de materiais extras — e na edição de 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Arthur C. Clarke.
O que os leitores ganham de presente:
E aí, animados? Nós já queremos todos os lançamentos! Enquanto esses incríveis livros não saem, confira o também incrível catálogo da editora!