Livro: Artemis Fowl – O menino prodígio do crime
Autor: Eoin Colfer
Editora: Galera Record
ISBN: 8501060887
Ano: 2001
Páginas: 288
Compre: aqui
Compre: aqui
Sinopse:
Esta é a história de um garoto diferente, Artemis - um anti-herói mal-humorado e pessimista que, com apenas 12 anos, é um gênio do crime. Artemis é o único herdeiro do clã Fowl, uma lendária família de personagens do submundo, célebres na arte da trapaça. O garoto imagina um plano para recuperar a fortuna de sua família, após o desaparecimento misterioso de seu pai. Seu plano poderia derrubar civilizações e mergulhar o planeta numa guerra entre espécies.
Resenha:
Se você está procurando um livro sério, certamente você terá que encontrar outro. Mas, se você estiver querendo conhecer um garoto muito inteligente e gargalhar diversas vezes, você está no lugar certo. Artemis Fowl – O menino prodígio do crime é o livro feito para você.
Artemis é o herdeiro do clã Fowl, uma antiga família de criminosos e salteadores. Porém, se você acha que eles assaltavam bancos e roubavam pessoas, você está enganado. A família era especialista em contrabando de itens do mercado negro e outros crimes mais elitizados.
Depois de desafiar um poderoso governo, o pai de Artemis some juntamente com parte da fortuna. Nesse cenário, o filho tem que tocar os negócios da família e levar adiante o famoso sobrenome. Ele, inteligente como é, planeja negócios grandiosos. Porém, para isso ele precisa de dinheiro, muito dinheiro. Sem saber o que fazer, após muitas pesquisas, ele descobre que as fadas existem e resolve roubar o ouro delas.
“A busca de Artemis tinha começado há dois anos, quando começou seu interesse por navegar na internet. Rapidamente ele encontrou os sites mais estranhos: abdução dos alienígenas, avistamento de OVNI e episódios sobrenaturais. Mais especificamente, porém, a existência do Povo” (p. 27).
Daí em diante, temos uma série sacadas inteligente de Artemis e muitas trapalhadas de Holly, uma espécie de fada policial. Um grande conflito está armado. O leitor se prende no confronto que está para ocorrer. Será que Artemis se mostrará o melhor ladrão de todos os tempos? Será que Holly conseguirá impedir os atos do anti-herói?
Nunca tinha lido nada do Eoin Colfer, mas me encantei pela escrita do autor. Por ser um livro infantil, ele emprega uma escrita fluída e fácil. Você consegue ler o livro em um dia só, apesar de suas 288 páginas. Outro fator que em agradou foi o mistério empregado: você não quer parar de ler; precisa saber o que vai acontecer na página seguinte.
“O comandante Raiz era causa da irritação de Holly. Raiz vinha pegando no seu pé desde o primeiro dia. O comandante tinha decidido se ofender com o fato de a primeira policial da história da Recon ter sido designada para o seu esquadrão. A Recon era uma unidade de reconhecimento notoriamente perigosa, com alta taxa de mortes, e Raiz não achava que era lugar para uma garota” (p. 42).
Outro ponto positivo na escrita do autor foi a boa criação dos personagens; dos principais aos secundários, todos são incríveis e muito bem construídos. Porém, entre todos, Raiz, o comandante da polícia das fadas, foi o que me chamou mais a atenção. Apesar de quase sempre estar reclamando de algo, ele é o que mais nos faz rir.
A revisão do livro está perfeita. Porém, o livro que li é de 2001; então, ainda está no antigo acordo ortográfico. A diagramação também é muito bonita e confortável, propiciando uma leitura bem rápida. A capa é simples, mas bem chamativa.
“– Confiança é ignorância – alertou o centauro. – Se você está se sentindo confiante, é porque há alguma coisa que não sabe” (p. 54)
Aconselho a leitura do livro para todos que estão procurando um livro infantil leve e divertido. Mas não se enganem; ele não será o melhor livro que você leu. Mas, certamente, é uma excelente forma de passar o tempo de maneira agradável.
![http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/12/resultado-do-top-comentarista-de.html](http://4.bp.blogspot.com/-U0p37UpJ54A/VHw5kUG_uwI/AAAAAAAAEbk/53HtxH9zIA8/s320/top%2Bcomentarista%2Bde%2Bdezembro.jpg)