Autor: James Dashner
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765114
Ano: 2013
Páginas: 248
Compre:aqui
Sinopse:
Furacões, terremotos e outros desastres naturais estão destruindo cidades, estados e países inteiros. E a organização SQ, apesar de ser responsável por controlar o planeta, parece não se esforçar para evitar a chegada do cataclismo que acabaria de vez com toda a humanidade.
Dak Smyth assiste a tudo isso de dentro de casa, fazendo aquilo de que mais gosta: estudar história e comer queijo. Até o dia em que seus pais saem para uma viagem curta e ele e sua melhor amiga Sera Froste, uma garota totalmente fascinada por física quântica, resolvem matar a curiosidade e se aventurar no laboratório de ciências dos pais dele.
Lá, encontram nada mais nada menos que um dispositivo que, assim que for finalizado, possibilitará a viagem no tempo - o Anel do Infinito. Sera, craque da matemática, consegue preencher a última lacuna nos cálculos e, quando os pais de Dak retornam, o mecanismo está pronto para ser usado. Na primeira tentativa, porém, os dois adultos desaparecem. Quando tudo parece estar perdido, Dak e Sera são recrutados pelos Guardiões da História, uma sociedade secreta criada há muitos séculos. Eles então descobrem que os agentes da SQ estavam alterando eventos históricos importantes para conseguir mais poder para a organização, gerando as Grandes Fraturas, que em breve levarão ao fim do mundo.
Assim, de posse do Anel, Dak e Sera viajarão pela história com a missão nada fácil de encontrar os pais de Dak, corrigir as fraturas e salvar o planeta. Neste primeiro volume da série, eles voltarão à Espanha de 1492, onde está a Primeira Fratura, com o objetivo de embarcar em uma das naus da expedição de Cristóvão Colombo e garantir que seja ele o responsável pela chegada dos europeus à América.
Resenha:
Hoje a resenha será um pouquinho diferente, já que não farei aquele breve resumo inicial para a ambientação na obra. Afinal, a sinopse está enorme e mais do que completa. Tudo que eu possa falar já consta descrito acima. Então, me bastarei a analisar a obra.
O primeiro ponto que me chamou a atenção do livro é: viagem no tempo. Existe algo mais legal do que isso? Claro que não! Acho que todo leitor de livros fantásticos, em algum momento, já desejou que isso existisse. E é isso que encontramos nesse livro: Dak e Sera viajam no tempo para tentar arrumar o passado, fazendo com o presente seja melhor.
Porém, apesar de ser um livro que fale de viagem no tempo, não há nada muito complexo, pois ele é infanto-juvenil. Ou seja: os personagens são bem jovens e a narração é bem fácil, rápida e fluida. Quem é jovem vai adorar; quem é mais adulto, como eu, ficará desejando que esse livro tivesse sido lançado durante a sua infância.
“Dak Smyth era um nerd.
Ela já havia sido chamado de coisa pior, é claro. Bobalhão, esquisito, panaca, CDF – tudo o que se podia imaginar. Mas a palavra que as pessoas mais utilizavam para descrevê-lo era nerd. E ele se importava? Não” (p. 14).
O segundo ponto que mais me chamou a atenção foi a construção dos personagens. Apesar de ser um livro fino e para crianças e adolescentes, o autor soube trabalhar muito bem os protagonistas. Eles são excêntricos, engraçados e meio loucos; o que garante boas risadas e algumas horas de distração.
Entre Dak e Sera, os protagonistas da obra, preferi o primeiro. Um motivo simples: tirando a parte do queijo, consegui me enxergar perfeitamente no personagem. Ele tem praticamente os mesmos gostos que eu tive durante a adolescência, então posso dizer que eu incorporei o personagem e embarquei na aventura sem medo de ser feliz.
Não obstante, a parte visual do livro ajuda bastante para que a leitura seja rápida e proveitosa. A capa é muito bonita; a diagramação é ótima, com folhas amareladas e letras grandes e a revisão está perfeita. A editora está de parabéns para a construção do livro.
– Eu tenho um poeminha para você – interrompeu Dak. – Lá no pé daquele morro, passa boi, passa boiada. Me diz o que é que eu faço para você ficar de boca calada” (p. 115).Sem dúvidas Um Motim no Tempo é uma excelente aposta para quem deseja uma leitura rápida e gostosa. Não será o melhor livro que você já leu; mas, como se trata de um livro juvenil, ele cumpre muito bem seu propósito. Certamente vale a leitura.
![http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/12/resultado-do-top-comentarista-de.html](http://4.bp.blogspot.com/-U0p37UpJ54A/VHw5kUG_uwI/AAAAAAAAEbk/53HtxH9zIA8/s320/top%2Bcomentarista%2Bde%2Bdezembro.jpg)