Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: O advogado da vida

$
0
0


Sinopse:
Quando começa o direito à vida? Essa pergunta fica quase impossível de ser respondida quando o médico Arthur Galanidel é preso por supostamente realizar abortos ilegais em sua clínica, inclusive em uma menor de idade. O advogado David é escalado para defender o caso, sofrendo a pressão da imprensa e da sociedade, que discutem se uma mulher tem ou não o direito de abortar e se o médico é ou não um criminoso. Será que David conseguirá convencer os jurados a inocentar o médico? Em quais situações é permitido a uma mãe optar por dar ou não à vida a seu filho? Neste emocionante thriller jurídico, as perseguições, tramas e provas são misturadas a todo momento, criando um romance fantástico, de tirar o fôlego. Tudo isso para, no final das contas, o caso ser julgado por sete jurados que decidirão onde começa e até onde vai o mais fundamental dos direitos: o direito à vida.

Resenha:
Patrick adentra a sala do respeitável médico, Dr. Arthur, juntamente com Alana. Eles vão até a clínica para atendimento sobre a gravidez da moça. O que ninguém desconfia é que todo esse procedimento, realizado por eles, não passa de uma grande farsa de dois jornalistas renomados. Ambos querem dar o furo jornalístico, ao alegar que Dr. Arthur é um criminoso por realizar abortos, inclusive em uma menor de idade.

“A isca estava para ser lançada. Todos os laudos médicos comprovavam que a criança tinha a doença incurável, toda a reação emotiva dos pais, o contato com o deputado, que acabou por conseguir a consulta naquela clínica mesmo não sendo o casal membro de qualquer família rica ou influente, tudo aquilo fora feito para conseguir o resultado que queriam, e permitir que Patrick fizesse a pergunta derradeira, que culminaria com o seu objetivo final” (p.19).

Patrick é um jornalista ambicioso e detalhista. Seus trinta anos como profissional mostram como ele trabalha: procura as melhores notícias para fazer suas reportagens de forma esplêndida.  

Dr. Arthur Galanidel é preso por, supostamente, realizar abortos ilegais em sua clínica, após a denúncia feita pelos jornalistas e uma entrevista reveladora, feita por Patrick. Até onde vai o direito mais fundamental do ser humano? Quando que começa o direito à vida?



David Puskas é escalado para ser advogado do caso que repercutiu na cidade. Ele terá que defender um suposto assassino. Será que ele vai conseguir provar a sua inocência aos jurados?

“Pense em uma coisa importante: você tem o caso de sua vida nas mãos, rapaz! Pode se tornar famoso e reconhecido por defender o médico que realizava aborto em mulheres famosas e ricas! Olhe o que a imprensa está fazendo comigo! Você vai aparecer em todos os jornais. Pense nisso!” (p.70).

A propaganda do livro, com certeza, cumpre com o que promete nessa deliciosa trama: tirar o fôlego. As 414 páginas são devoradas de forma exacerbada. A única vontade que se tem é chegar ao final e descobrir o que acontecerá nesse tribunal.

Sei que o thriller, por ser jurídico, pode não chamar a atenção de muita gente. Porém, como uma estudante de Direito, fiquei apaixonada pela história. Tenho certeza que cativaria a todos. Além de muito suspense, o autor nos brinda com romance, também.



“(...) já ouviu dizer que o mundo pertence aos inovadores? Aos criadores de problemas? Pertence aqueles que não respeitam o statusquo e questionam o que consideram errado, mesmo quando todos dizem que aquilo é certo?” (p.72).

O livro realmente me surpreendeu. O autor abordou um caso de maneira maravilhosa. Só tenho a reclamar, novamente, da editora Novo Século. Ela tem deixado muito a desejar na revisão e diagramação. Achei muitos erros, falta de pontuação e falta de travessão em alguns lugares. Fico indignada com a falta de qualidade no trabalho deles. Os autores trabalham, se esforçam para publicar um livro, que é um sonho para qualquer escritor. Dedicam-se muito, se gasta bastante para isso e, quando a obra chega a suas mãos, os erros são gritantes.

De maneira alguma culpo os escritores pela falta de qualidade na revisão. Se a editora é paga para o trabalho completo, deve-se entregar em boas condições. Porém, mesmo com tantas falhas da Novo Século, ainda não tira o mérito desse livro.

Recomendo a leitura a todos, é mais do que obrigatória aos estudantes de Direito. Não deixem de ler para descobrir: onde começa e até onde vai o direito à vida.



“Se você conhecesse uma mulher que está grávida e já tem nascidos oito filhos, dos quais três são surdos, dois são cegos, um é deficiente mental e ela tem sífilis... recomendaria que ela fizesse um aborto caso estivesse novamente grávida, desta vez do nono filho?” (p.130).

Adquira o seu exemplar através da editora Novo Século, Submarino ou Saraiva.


Título:O advogado da vida
Autor:Jean Postai
ISBN:9788576797494
Editora:Novo Século
Ano:2012
Páginas:414



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532