Sinopse:
Sara, onze anos, vive feliz com sua família, quando estoura o golpe militar de 1964. Aos dezessete anos, envolve-se com um militante da esquerda e comete um erro imperdoável aos olhos dos guardiões do regime, entre eles o seu pai, tenente-coronel do exército. Por conta disso, passa por uma situação em que é ferida no corpo e na alma, porém, nada de importante, confessa. Após alguns dias, percebe que, na escola, está sendo seguida por pessoas misteriosas. Às escondidas, a mãe e os tios enviam-na para outro país. Passam-se quatro anos e meio. Sara volta ao Brasil e conhece Fred. Numa ocasião em que conversam num bar, ela tem uma crise de choro ao ouvir pelo rádio a notícia do suicídio de um homem na prisão do DOPS. Fred incentiva-a a contar o motivo desta reação que lhe parece exagerada. Sara relata uma história em que se misturam um grande amor, conflitos familiares, violência e morte.
Resenha:
O livro começa narrando a história de Fred e Sara. Fred se relacionou com Jéssica e tiveram um filho chamado Rafael. O menino é aluno de Sara. A criança mora com a mãe e passa alguns dias com o pai. Ele, ao buscar seu filho na escola, conhece a professora do menino e se encanta por ela.
“Tenho de compreender porque o olhar dessa moça me faz sentir saudade e ter a impressão de que a conheço” (p.20).
A história, logo de início, parece que será um romance meloso, estilo Nicholas Sparks. Porém, Morgana nos surpreende. Fred e Sara não se conhecem muito bem, contudo, marcam um encontro no restaurante. Ambos se atentam à transmissão anunciada no Rádio. O coração de Sara gela; as lágrimas, imediatamente, insistem em tocar o chão. Aquela notícia faz com que todas as lembranças viessem à tona e a vontade de Sara é simplesmente sair daquele local.
“Ouço meus pais, mas avalio suas ideias antes de acatá-las ou não. Você deve ter percebido que não sou de simplesmente acreditar no que me dizem” (p.47).
Nas conversas entre os dois, Fred revela que nasceu no subúrbio do nordeste, hoje, vive no estado do Rio de Janeiro. Ele passou quatro anos e meio no país de Gales, em Cardiff. Sara revela que já passou por Cardiff também, que foi para Londres e ficou por um ano. Enquanto Fred viajara por motivo de uma frustração amorosa, Sara foi por um motivo muito maior e mais emocionante.
“Em cima da escrivaninha do escritório, um crânio humano espargia luz vermelha através dos orifícios onde antes existiam olhos, ouvidos, boca e nariz. Meu pai dizia que o colocara ali para lembrar que somos apenas uma caveira bem vestida. Enfatizava esta ideia macabra com seriedade afável e cuidava desses objetos como se fossem verdadeiras preciosidades” (p.34).
Sara é filha de um tenente-coronel do exército. O próprio pai faz com que o destino de sua filha mude drasticamente. As pessoas imaginam o que uma pode fazer com a outra, para puni-las. Porém... E quando essa punição grave vem do próprio pai? Até onde um pai pode realizar uma vingança tão séria e drástica em sua própria filha?
“Aquele homem, que jamais me agredira sequer com um tapa, tirou o cinto, levantou e desceu o braço, levantou e desceu, levantou e desceu... Eu pedia: ‘Pare! Por Deus, pare!’ Ele não parava. O cinto de couro cortava a pele de minhas pernas e de meus braços cruzados sobre o rosto. Curvei-me para frente, tentando protegê-los, minhas costas começaram a arder” (p.127).
O livro é narrado em terceira pessoa, entretanto, grande parte da obra está em primeira. Pois, Sara conta a Fred todas suas frustrações. Achei essa parte um pouco chata, forçada e maçante. A história não foi contada estilo Titanic. Por esse fator, a leitura, muitas vezes, foi arrastada e eu implorava por diálogos – o que raramente acontecia.
A revisão e diagramação do livro não foram perfeitas, todavia, foi melhor do que muitas editoras grandes e renomadas. Não teve erros de digitação, somente a falta de fechar aspas e erro de pontuação.
A capa não chamou minha atenção, confesso. Mas não devemos julgar um livro pela aparência e essa obra me mostrou isso.
Título:Liberdade negada
Autora:Morgana Gazel
ISBN:9788563037336
Ano:2013
Páginas:174