Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Deixe a Inglaterra Tremer

$
0
0


Sinopse:

Embalado pelo ritmo frenético das letras das canções de rock alternativo que antecipam cada passagem do livro, “Deixe a Inglaterra Tremer” é o retrato de como Londres se tornou um polo multicultural nos últimos anos. Nosso narrador constrói e desconstrói diversos estereótipos culturais ao longo dos quatro meses em que esteve lá. Demonstra o processo de adaptação do jovem amargo que era quando chegou à cidade, nos levando à experiência do amadurecimento pessoal que somente a vida numa cidade repleta de possibilidades pode proporcionar. O contato com estrangeiros de todas as partes do mundo, o intercâmbio cultural – nem sempre amigável e bem-sucedido –, as amizades nascidas do sentimento em comum de se estar “sozinho no meio da multidão”, as reflexões acerca da própria vida diante de realidades tão diferentes à primeira vista. Tudo isso transforma o livro numa explosão quase tão multifacetada quanto a própria vida na antiga Londres do novo século.





Resenha:

O livro Deixe a Inglaterra Tremeré quase um diário. Narrado em primeira pessoa, conta a história de um aluno de jornalismo que vai estudar inglês em Londres. Em nenhum momento é mencionado o nome do personagem do livro. Contudo, há uma semelhança enorme com a experiência vivida pelo autor que também é jornalista e passou alguns meses na terra da rainha.

Com uma descrição precisa e detalhista, o autor nos transporta para capital inglesa. Relata-nos, com perfeição, desde a arquitetura dos diferentes bairros e cidades que visita ao comportamento dos ingleses e turistas. Em parte, confirma alguns estereótipos; em outros momentos, desmistifica pensamentos já enraizados.


“– Então, você é do Brasil, não é? Lá não é um país muito moderno, não é mesmo? – ele perguntou, insistindo em ter uma conversa.
– Como assim?
– Você sabe, não é como Londres e Nova York, não tem muitos prédios e nem carros – ele respondeu.
– É óbvio que tem! – respondi indignado.”


Um dos maiores estereótipos é quebrado logo no início do livro. O personagem principal fica na casa de uma senhora que se chama Sandra. Contudo, em seu bairro, a população é essencialmente negra, o que contradiz a ideia de só ter brancos de olhos claros no velho continente. O narrador nos apresenta uma capital multicultural, o que enriquece ainda mais a sua experiência.

No começo do livro, encontramos um narrador tímido, um tanto quanto antissocial, além de bastante melancólico. Porém, com o decorrer do romance, percebemos um amadurecimento incrível. Chego a dizer que uma nova pessoa volta para o Brasil.




“Já tinha um tempo que eu havia levantado, mas minha preguiça persistia. Eu não sabia em que turma iria estudar nem estava muito interessado em saber ou em ter qualquer aula. Tinha mais preguiça ainda de pensar em fazer novos amigos. Já tenho amigos suficientes, pensei.” (pag. 32)


O primeiro “amigo” que o personagem faz em Londres é Matteo, um italiano que está na Inglaterra para melhorar seu inglês. É ele quem ensina ao narrador o caminho até a instituição de ensino onde eles estudarão e apresenta as pessoas da turma. Porém, Matteo volta para casa pouco tempo depois, voltando a deixar nosso protagonista só.


“Matteo estava sempre preocupado com a possibilidade  de eu estar entediado, e parecia de vez em quando para me ver.” (pag. 52)


No fim do livro, somos apresentados a outros brasileiros que moram em Londres e alguns novos amigos do narrador. Após tais encontros, o livro melhora ainda mais. Arrisco-me a dizer que foi ao encontrar essas amizades que ele alcançou o ápice de seu amadurecimento. Claro que outras coisas contribuíram, porém, a solidão era um fator que o atrapalhava bastante.

Com uma narração fluída e uma descrição excelente, Deixe a Inglaterra Tremeré um bom livro para aventureiros e para quem gosta de conhecer novas culturas. Quem gosta de uma boa biografia também irá adorar.

Para os amantes da boa música, o livro também é uma boa pedida. Cada capítulo é embalado por uma trilha sonora. Para mim, só faltou uma coisa nesse livro: um trecho do Sex Pistols. A música inglesa, sem eles, não é música. #Godsavethequeen 

Compre o livro do autor na Saraiva, Siciliano ou na Cultura.

Livro:Deixe a Inglaterra tremer
Autor:Sávio Lopes
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542801026
Ano: 2013
Páginas:216

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532