Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Entre o céu e o mar – uma odisseia além do oceano

$
0
0


Sinopse:

Mediante a revelação de um segredo, em nome do capitão Vincent Martinez, os irmãos Annette e Vasseur Legrand se lançam na maior aventura de suas vidas, navegando por águas estranhas e intranquilas para cumprir uma dificultosa missão. Ao que tudo indica, o segredo lhes apontará a direção de um mapa, cujo desígnio é a lendária fortuna dos Rackham, soterrada em uma ilha do Caribe. Para isso, deverão realizar incríveis proezas, na tentativa de conseguir um navio e, pior; uma bem suprida tripulação. Através das páginas passaremos a descobrir mais sobre a personalidade de Annette, uma mulher que abandonou uma vida tranquila, assomada pelas lembranças de sua inesquecível infância, para viver livremente ENTRE O CÉU E O MAR.


Resenha:

É difícil fazer uma resenha de um livro como este. Entre o céu e o maré, definitivamente, um livro que foge ao comum. Se você está acostumado com romance água com açúcar, é melhor se preparar. Pegue seu sabre, seu tapa-olho, um papagaio e esteja pronto para a aventura.

Com uma linguagem rebuscada e repleta de metáforas, Gundim nos leva ao passado, em um tempo onde reinos lutavam pela soberania nos mares e ser chamado de pirata era a pior afronta que as pessoas honestas poderiam receber. Em meio a esse cenário, Vincent Martinez, Annette e Vasseur Legrand, respectivamente tio e sobrinhos, vivem grandes emoções.

“Atingindo uma altura considerável na elevação, a loura olhou para trás e observou o infinito azul cinzento que englobava o céu e o mar. A cada passo percebia que pouco a pouco o horizonte clareava, margeando a borda do mundo, preparando-o para o novo amanhecer.”

Um segredo é revelado e, em busca de vingança, os irmãos Legrand resolvem enfrentar seus destinos através de mares tortuosos. Para isso, Annette se torna uma capitã pirata. Porém, surge o primeiro problema: ela não tem uma tripulação. E o segundo, muito mais grave: ela não tem um navio. O que estava fadado ao fracasso, se torna o maior desafio de suas vidas.

Não vou falar mais sobre o enredo do livro, para evitar spoiler. Contudo, ainda há muitas observações a serem feitas. A primeira coisa que prendeu minha atenção ao livro foi a linguagem empregada: um português culto, algo raro de se encontrar atualmente. Outro item que contribuiu muito para a apreciação da obra foi a revisão excelente, algo que está em falta no mercado, principalmente entre os livros nacionais.



O livro é ricamente ilustrado pelo próprio autor, o que te faz mergulhar mais ainda no enredo maravilhoso. Gundim tem um grande talento com as palavras, mas seus desenhos estão a altura de sua proficiência com a escrita. Ela dá, através das imagens, forma a cada personagem, fazendo-os ganhar vida a sua frente, como em um passe de mágica.


“Havia em particular outro cheiro – aliás, odor – que mexera com a sua consciência pirata. Para a sua espécie de gente não passava de um cheiro trivial, mas para pessoas comuns o odor de morte nunca fora considerado cheiro. De dia o exterior da fortaleza emanava beleza pela sua grandeza e plenitude, mas a noite as paredes pareciam criar vida, como se no interior delas as almas dos que ali padeceram implorassem por misericórdia.”

Quanto aos personagens, impossível não comentar sobre Vincent Martinez e Annette. Ele é um dos piratas mais perigosos e procurados. Inteligente, sagaz e traiçoeiro, dá um toque especial à estória, não poupando nem mesmo seus familiares. Você se acha inteligente, mas ele é mais; a cada passo dele, é impossível não se surpreender.



Annette, por sua vez, foi uma surpresa para mim. No começo da obra, imaginei que ela seria apenas mais uma dama meiga e que se tornaria uma boa esposa. Estava enganado. A personagem se mostra uma das mais fortes e destemidas, além de ter uma inteligência extremamente aguçada, capaz de rivalizar com a do seu tio. A domadora de sabres é, sem dúvida, o retrato de uma mulher forte, corajosa e batalhadora.

“Envolvida por um vestido rubro que excedia ao de donzelas, dona de olhos claros cujo valor excedia ao de rubis, a mulher de áurea tonalidade se aproximou do jovem rapaz. Misteriosa, mantinha a parte superior do rosto escondida por uma máscara, mas William não deu crédito a isso; era o mistério dela quem mexia com suas reações, aguçava suas percepções... Ela era linda, deslumbrante, águas celestiais povoavam aquelas íris! Eram como as águas mais puras dos mares que um dia William ousara imergir; como as pedras mais valiosas que pudera tatear...”

Do início ao desfecho, Entre o céu e o mar se mostra uma obra incrível e bela. Sem dúvida, uma excelente escolha para todos que gostam de uma boa aventura e de piratas traiçoeiros.

Compre o livro com o autor.

Livro: Entre o céu e o mar – uma odisseia além do oceano
Autor: Robson Gundim
Editora: Multifoco
ISBN: 9788579619601
Ano: 2012
Páginas:271

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532