Título: Sombra do Paraíso
Autores: David S. Goyer e Michael Cassutt
ISBN: 9788576571780
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 456
Compre: Aqui
Sinopse:
No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. Com um enredo misterioso, envolvente e inquietante, Sombra do paraíso é o primeiro volume da saga de Keanu, escrita a quatro mãos por dois grandes nomes do cinema e da televisão. Uma obra surpreendente, rica em detalhes sobre viagens espaciais e indispensável para todos os amantes das ciências e de aventuras no espaço.
Resenha:
Levando em consideração que temos bilhões de galáxias por aí, boa parte delas com bilhões de planetas e estrelas, qual a possibilidade de estarmos sozinhos no universo?
Cientistas avistam um objeto espacial, um NEO, que passará bem próximo da Terra. Levando em consideração que é um evento raro, isso se torna uma oportunidade única de realizar estudos que possam levar a um maior conhecimento sobre o universo. Contudo, além de conhecimento, esse objetivo desencadeia outra consequência no nosso enigmático planeta: a volta da corrida espacial.
De um lado está Os EUA e a NASA, prontos para liderar o mundo; do outro, Rússia, Índia e Brasil, que formam uma coalizão a fim de lançar um veículo tripulado ao espaço. Obviamente isso reanima antigas rixas. E o clima de desconfiança cresce ainda mais quando as naves chegam ao NEO e descobrem que ele não é bem o que se imaginava.
“Ele e sua tripulação seriam os primeiros a pousar em um corpo inteiramente diferente... um corpo que nem havia sido descoberto até três anos atrás. Teria uma gravidade menor, mas água na forma de neve e gelo antigos” (p. 20).
Sombra do Paraíso é mais do que um livro de ficção científica, é uma mistura de ação, aventura, suspense e conhecimentos sobre estratégias e rotinas espaciais. E o melhor: escrito por diretores renomados, o que dá aquela sensação de que estamos no meio de um grande filme, só que ao invés de imagens, composto por palavras.
Os autores demonstram um conhecimento profundo e uma extensa pesquisa sobre a rotina no espaço e também das agências reguladoras que ficam em terra. Todos os procedimentos são detalhados e claramente coerentes, o que passa uma sensação de realidade enorme. Caso se desligue do mundo ao redor, você realmente se sente no espaço, pronto para viver uma aventura intensa.
Outro ponto que contribui para uma leitura maravilhosa é a gama de personagens interessantes criados e a profundidade que os autores os dão. Brincando com o passado e presente, David e Michael torna cada protagonista um amigo do leitor. Isso faz com que, além de uma trama espacial, tenhamos uma trama com forte aspecto psicológico. Afinal, viver no espaço não é nada fácil; qualquer ação pode desencadear uma série de eventos e colocar em risco a vida de muitos.
“Bem, ele tinha sido capaz de determinar um importante princípio científico: lágrimas não caem no campo de gravidade de um NEO” (p. 48).
O livro também ganha ainda mais notoriedade ao abordar um assunto que muitos possuem preconceito: a vida extraterrestre. Tal tema é abordado de uma maneira tão interessante e científica, além de introduzida estrategicamente, que mesmo quem não acredita nessa possibilidade entenderá isto como algo natural, nem que seja dentro do universo desenvolvido no livro.
Se todos esses aspectos já não fossem suficientes, os autores ainda possuem uma escrita ágil, mesmo nas descrições aprofundadas, o que torna a leitura viciante. Enquanto as páginas não terminam, o leitor fica afoito para descobrir o que irá acontecer a seguir. E quando chega ao fim, já fica na ansiedade da continuação que virá em breve.
Corroborando com todo o incrível enredo, a editora Aleph preparou uma edição de outro planeta. A capa é linda, com muitos efeitos e casa perfeitamente com a premissa do livro. A diagramação, apesar de simples, é confortável e tem “a cara” de um livro de ficção científica. Além disso, a revisão e tradução estão excelentes, o que melhora ainda mais a qualidade da leitura.
“Querido Deus, não me deixe ferrar tudo” (p. 93).