Título: Nas Alturas
Autora: Camila Gatti
ISBN: 9788567191065
Editora: Empíreo
Ano: 2015
Páginas: 244
Compre:Aqui
Sinopse:
Marina é uma bela aeromoça acostumada a conquistar corações por onde passa. Franceses, italianos, israelenses, todas as nacionalidades são vítimas dos seus encantos tipicamente cariocas. Consciente de suas habilidades, ela prefere não se apegar a ninguém e deixa suas marcas em todos os lugares do mundo. A cada nova experiência, Marina se realiza plenamente como mulher, livre para fazer apenas aquilo que seus desejos mandam. Porém, suas escolhas também têm desvantagens, e ela começa a pensar se tanta liberdade vai conseguir preencher os espaços dentro de seu coração. (Inspirado em fatos reais.)
Resenha:
Marina é uma bela mulher que trabalha como aeromoça, inicialmente em voos nacionais. Contudo, ela resolver que quer alcançar ares mais altos na carreira e decide ir para França fazer um curso de proficiência em francês, para então tentar tornar-se aeromoça em voos internacionais. Porém, na França, além do idioma, ela conhece um homem diferente e que mexe com ela: Etienne.
O rapaz se interessa por ela também, chegando a vir ao Brasil atrás da protagonista. Entretanto, o que ele não sabia é que Marina já estava em um relacionamento que durava, entre idas e vindas, três anos. Mas, como Marina não ama Germano, seu namorado, resolve continuar flertando com o francês.
Entre as confusões de sua vida, Marina acaba casada com Germano; não porque ela passa a amá-lo, mas porque ele é rico. E, depois de um tempo, Etienne passa a ser o seu amante oficial. Contudo, a protagonista não para por aí. Ela quer ser livre e outros homens passarão por sua vida. Será que isso dará certo?
“Mesmo iniciando sua profissão de comissária tão nova, com apenas 28 anos, Marina já é considerada veterana em voos domésticos brasileiros, já tendo experimentado praticamente rodas as pontes aéreas em solo nacional. Sua pela é dourada de praia – como uma típica carioca orgulhosa do seu sol e seu calor –, cabelos longos e loiros que servem belamente em penteados milimetricamente arrumados, hipnóticos olhos escuros (...)”.
Nas Alturasé um livro que me fez sair da minha zona de conforto, visto que eu não leio romances com frequência. Contudo, como já conhecia a escrita da autora Camiga Gatti, que é muito boa, por sinal, resolvi mergulhar no desafio. E o resultado da experiência foi positivo, apesar de algumas ressalvas.
O que mais me agradou em toda a obra foi a verossimilhança da trama. Como a autora capricha nos detalhes e na construção dos personagens, o livro se torna quase um relato real. Além disso, a escrita da Camila é muito leve e fluida, como a de uma conversa, o que deixa toda a leitura muito mais envolvente.
Dentre os personagens a que mais se destaca, até por motivos óbvios, é a Marina. E nós dois tivemos um caso de amor e ódio. Por um lado, ela me agradou imensamente por ser forte, não se importar com a opinião alheia e por ter as rédeas de sua própria vida. Por outro, o egoísmo em certas partes e algumas atitudes dela me irritaram bastante. Sem falar que por diversas vezes ela se mostrou muito mimada, deixando completamente a personalidade que me ganhou de lado.
“Não é isso exatamente: tenho muitas vontades, que são saciadas no momento que acontecem... O depois é depois, trazendo novas vontades. A diferença é que assumo isso... pelo menos, sou verdadeira... Nunca iludo ninguém, não faço falsas promessas... Ou é assim, ou não rola para mim”. (p. 26).
Além dos pontos pela boa personagem, a autora também merece um bônus por nos fazer viajar sem sair do lugar. Como a protagonista é uma aeromoça de voos internacionais, temos o prazer de conhecer algumas partes do mundo. Com descrições não tão longas, mas completas, conseguimos visualizar muito bem os cenários e cidades.
Quanto à parte física, a editora Empíreo caprichou na edição. A capa é bonita e retrata bem o sentimento de liberdade vivido pela protagonista. A diagramação também está muito boa, contando com páginas amareladas e um espaçamento bom, o que compensa as letras não tão grandes. Além disso, a revisão também foi bem feita.
Com certeza indico a obra, principalmente para quem gosta de romances mais reais. Contudo, se você é machista ou tem um pensamento ultraconservador, melhor nem passar perto da obra. A Marina é uma mulher para ser entendida por quem tem a mente aberta.