O clássico filme infantojuvenil, "Os Goonies", volta direto dos anos 1980, adaptado para livro. Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças - os Goonies - segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade.
Resenha:
Os Goonies são um grupo de amigos que moram no bairro de Docas Goon, em Astoria. Incomuns e rejeitados, Mikey, o narrador do livro, Bocão, Gordo e Dado formam uma trupe que arruma uma confusão atrás da outra.
O livro começa com Mikey narrando um grande problema: ele e seus amigos estão prestes a serem despejados de suas casas, por não poderem comprar a hipoteca. Todo o conjunto habitacional de Docas Goon pertence a um Clube de golfe. O dono do tal clube quer destruir as casas para a construção de um novo e moderno campo para a prática do esporte.
Em uma reunião na casa de Mikey, mais parecida com uma despedida, os Goonies resolvem explorar o sótão onde o pai do menino, que é funcionário de um museu, guarda algumas relíquias. Porém, além de coisas velhas, eles encontram o inimaginável: o mapa do tesouro do temível pirata Willy Caolho.
“Olhei novamente para o mapa. Ele parecia terminar exatamente onde estávamos, mas era difícil dizer, porque havia esse vinco percorrendo uma parte que tinha ficado dobrada sobre si mesma por um longo tempo, antes de o mapa ter sido enquadrado.” (pag. 61)
Os amigos se juntam e saem numa incrível missão: achar o tesouro e evitar que suas casas sejam hipotecadas. Com trapalhada atrás de trapalhada, os Goonies enfrentam seus medos e anseios para defender a amizade que os une. Acima de tudo, o livro é uma grande lição. Uma bem humorada lição, digamos assim.
Os personagens são engraçados e encantadores, tornando o livro ainda mais delicioso. Mikey é um jovem franzino e que fica doente constantemente. Porém, apesar de ter uma saúde frágil, seu coração é forte. É ele quem incentiva e lidera o grupo, deixando-os mais corajosos e destemidos.
“Eles estavam começando a se acovardar, e eu era medroso demais para fazer aquilo sozinho, logo eu tinha que convencê-los. “Olha, o lugar obviamente está aberto para a freguesia. Podemos fingir que estamos chegando para comer alguma coisa e depois geral damos uma no lugar.” Ou talvez eu quisesse investigar o caso.” (pag. 67)
Bocão é o falastrão do grupo e está sempre com uma resposta na ponta da língua. Não importa a situação, ele sempre tem uma gozação a fazer. Além disso, ele é um dos guias do grupo por saber falar várias línguas.
“Eu jamais trairei meus amigos das Docas Goon,Juntos ficaremos até o mundo acabar,No céu e no inferno e na guerra nuclear,Grudados feito piche, como bons amigos iremos ficar,No campo ou na cidade, na floresta, onde for,Eu me declaro um companheiro GoonyPara sempre, sem temor.” (p. 115)
O Gordo é um garoto extremamente guloso e que sofre de obesidade. Ele é, sem dúvidas, um dos mais engraçados. Com seu jeito estressado e desajeitado, sempre se mete em boas confusões e irrita seus companheiros. Já o Dado é o mais inteligente do grupo. Inventor de diversas geringonças, que normalmente não funcionam, tenta salvar os Goonies de todas as formas.
Sem dúvida alguma, esse livro é uma excelente pedida tanto para crianças quanto para adultos que não têm vergonha de sorrir. A Dark Side acertou muito bem na escolha para a publicação. Leia-o, certamente você não vai se arrepender.
Título: Os Goonies
Autor: James Kahn
ISBN: 9788566222005
Editora: DarkSide® Books
Ano: 2012