Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Cova 312

$
0
0


Título: Cova 312
Autora: Daniela Arbex
ISBN: 9788581302737
Editora: Geração Editorial
Ano: 2015
Páginas: 344
Compre: aqui

Sinopse:
Menos de dois anos depois de seu surpreendente bestseller de estreia, “Holocausto brasileiro”, Daniela Arbex volta com mais um livro corajoso e revelador. Escrito como um romance, nele se conta a história real de como as Forças Armadas mataram pela tortura um jovem militante politico, sumiram com seu corpo e forjaram um suicídio. Daniela Arbex reconstitui o calvário deste jovem, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento. E continua investigando até descobrir seu corpo, na anônima Cova 312 que dá título ao livro e ainda apresenta uma revelação bombástica para mudar um capítulo da história do Brasil. Uma história apaixonante, cheia de mistério, poesia, tragédia e sofrimento. O prefácio é assinado pelo escritor Laurentino Gomes, da trilogia 1808, 1822 e 1889, leia um trecho, “O tema pode parecer pesado e, como trata de episódio ainda mal resolvido da história recente brasileira, difícil de digerir. Seria assim, não fosse a capacidade prodigiosa de Daniela Arbex de transformar histórias trágicas em uma narrativa fluida, atraente, poética e, em alguns momentos, até divertida...”

Resenha:
Injustiça é a palavra que define bem o mundo secreto, estranho e terrível que é viver dentro da prisão. A obra retrata uma longa jornada de Daniela Arbex para descobrir o destino de um guerrilheiro, além de derrubar a farsa de que um jovem militante político cometeu suicídio.

Arbex mostra, com maestria, como as pessoas, constantemente, lutam pela construção de uma sociedade livre e democrática, aqueles que sobreviveram à ditatura brasileira. Pode passar o tempo que for, todavia, o período mais conturbado por eles jamais será apagado; podem sepultar qualquer coisa, entretanto, a verdade jamais pode ser enterrada.


A história escrita pela a autora é real, o que torna qualquer sentimento multiplicado. A emoção contida na jornada de trabalho da repórter consegue emocionar a todos. Vivemos em um país cercado de injustiças; o que se declara, em nossa Constituição Federal, como um direito fundamental, não é visto e tratado de modo real. Como diria Dimenstein, tudo fica apenas no papel, mas a realidade é outra.

Em 1967, um militante político foi preso e nunca mais foi visto. Nesse período, isso poderia ser considerado comum, visto que no período da ditatura as prisões, torturas e mortes aconteciam de modo excessivo. No entanto, a obra de Arbex visa contar, com exclusividade, a história de Milton Soares de Castro. Ele foi integrante do primeiro e frustrado grupo de guerrilha pós golpe de 64.

A verdade é que Milton foi assassinado de forma cruel, enquanto estava na Penitenciária de Linhares. Os próprios militares forjaram documentos para fazer a população acreditar que tudo não passara de um simples suicídio. Entretanto, algo estranho acontece: o corpo está desaparecido. A ideia de Arbex é justamente esta: reconstituir o calvário de Milton, de seus companheiros e de sua família até sua morte e desaparecimento.

Embora seja um livro de cunho jornalístico, a história é narrada de modo a impressionar o leitor e emocionar-nos a cada descoberta. É possível contemplarmos, ainda, como os seres humanos são tão cruéis a ponto de fazer tamanhas barbaridades. Mais do que um livro informativo, ele nos faz enxergar que o homem é capaz de fazer de tudo pelo seu próprio bem estar, nem que para isso seja necessário tirar a vida de outra pessoa e simular um suicídio. A que ponto chegamos? Arbex sabe nos dizer.

O título do livro é bem curioso e se encaixa perfeitamente à história. Além da capa bem trabalhada, a Geração cuidou da diagramação de modo belíssimo. Em seu conteúdo, somos contemplados com diversas imagens e cartas.

Este é o segundo livro da autora, o primeiro foi “Holocausto Brasileiro” - destaque no Brasil e em Portugal com mais de 100 mil livros vendidos.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532