Título: Sereia de Vidro
Autor: Marcelo Antinori
ISBN: 9788562969416
Editora: Bússola
Ano: 2015
Páginas: 72
Compre:Aqui
Sinopse:
Um escritor frustrado sofrendo de bloqueio criativo resolve, por indicação de alguns amigos, fazer uma leitura de Tarô num convento em São Paulo. As cartas, mais do que meros símbolos, passam a indicar caminhos e personagens que ele até então desconhece.
Movido por uma curiosidade insaciável, e genro de um poderoso empresário paulista, ele embrenha-se num universo novo e desconhecido, tendo o centro de São Paulo e seus locais pitorescos como pano de fundo.
Através de um texto ágil e preciso, ele logo vê-se envolvido numa teia de acontecimentos inusitados na companhia de uma mulher linda e misteriosa que o leva ao crime organizado, a corrupção e as mais altas esferas do poder. Sereia de Vidro é o primeiro volume da Coleção Sereia de Vidro, escrito com maestria por Marcelo Antinori. Sereia de Vidro é o título escolhido para lançar os novos selos da editora Bússola nos formatos impresso e digital.
Resenha:
Sereia de Vidroé um livro muito diferente em diversos aspectos. A primeira diferença para os livros tradicionais é o seu tamanho. Feito para ser carregado no bolso e possuidor de poucas páginas, ele foi projetado para leituras curtas e rápidas. Aliás, ele é o primeiro livro de uma série que tem o objetivo de disseminar a leitura em ônibus e metrôs para quem não tem o hábito de ler. E exatamente por isso o tamanho reduzido. Sem dúvidas uma iniciativa que merece ser elogiada. Além disso, o conteúdo não deixa a desejar.
O segundo diferencial da obra é a sua profundidade, mesmo com o número reduzido de páginas. Através da trama mencionada na sinopse acima, o autor cria um caso verossímil, interessante e muito crítico. Afinal, como o livro se passa no nosso atual momento, vemos menção a corrupções, desvios de verbas, políticos desonestos e todo tipo de desvio de caráter que a humanidade enfrenta. Ou seja, além de proporcionar uma leitura rápida, ainda nos faz pensar sobre várias situações que acontecem em nosso cotidiano.
A obra também ganha pontos pelo estilo de narração apresentada, que é a primeira pessoa. Desta forma, conseguimos entender perfeitamente os temores e medos do protagonista. Ele não é um ser perfeito e possui muitos defeitos, mas também algumas qualidades. Por ser alguém tão real e sincero, o leitor acaba embarcando em sua aventura e até compreendendo algumas falhas suas.
“Permanecemos ali sentados por algum tempo, em silêncio. Era difícil processar tanta informação de uma vez. Embora o ambiente nada tivesse a ver com a Ana que eu conhecia, o perfume que emanava na sala era o mesmo que eu tinha sentido em seu corpo quando fizemos amor” (p. 47).
Outro ponto que merece ser comentado é o suspense que abarca a escrita do autor. A todo o momento há algo mais para ser descoberto, algo que o próprio protagonista não sabe. Então, embarcamos junto com o narrador na tentativa de descobrir mais sobre as ações dos dúbios personagens e entendermos as complexas redes que os ligam, mesmo que de maneira invisível.
Se em relação ao enredo eu sou só elogio, quanto à parte física também não tenho o que reclamar. A capa, apesar de bonita, aparentemente não faz sentido, mas após ler a obra, você a entende muito bem. A diagramação é bem simples, com folhas brancas, letras médias e um espaçamento confortável, o que, aliado com o pequeno tamanho da obra e a escrita fluida do autor, dá uma ótima agilidade a leitura.
Sem dúvidas eu indico Sereia de Vidro a todos, seja a quem está começando a ler ou a quem já leu centenas de livros. Com sua trama envolvente e personagens interessantes, essa obra irá te ganhar.