Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Inteligência em concursos

$
0
0


Título: Inteligência em concursos
Autor: Prof. Pier
ISBN: 9788576572084
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 224
Compre: aqui
Sinopse:
Ao lecionar Inteligência Artificial para alunos de um curso superior, o professor Pier sentiu a necessidade de se voltar para a inteligência natural. Enveredando no estudo das últimas descobertas na área das neurociências, descobriu a razão de ser dos cursinhos: os alunos não sabem estudar! A forma pela qual eles se preparam para um exame é totalmente incompatível com o funcionamento do cérebro humano. Estatísticas mostram que, tanto em exames vestibulares quanto em concursos públicos, os candidatos com melhores resultados não são os que acumularam mais horas de estudo, mas os que aproveitaram essas horas de forma mais inteligente. Em Inteligência em concursos, o professor Pier ensina vestibulandos e concurseiros de plantão a se tornarem mais inteligentes, estudando da forma correta, e dá dicas de como aumentar a velocidade de raciocínio e evitar o famoso “branco” durante as provas.

Resenha:
Se você está imaginando que este livro é um manual de instruções que já vem com sua aprovação como brinde, você está enganado. O livro é uma excelente ferramenta para te ensinar a se preparar para concursos. Porém, o esforço e dedicação, obviamente, dependem de você. Pier nos dá grandes lições e dicas de como aproveitar melhor o tempo de estudo.

Ele explica que não é porque você estuda 10h por dia que sua aprovação é garantida. De nada adianta você estudar muito tempo e não saber absorver cada conteúdo, não saber fazer o seu tempo render. É preferível que você estude 2h, mas que coloque em prática as dicas que o autor ensina.


Tenho certeza que esta obra não agradará a todos, principalmente por ser algo mais técnico. No entanto, todos nós precisamos lê-la para, de fato, aprendermos a estudar. Fomos moldados a um estudo diferenciado, em que nos preparamos como máquinas para decorar diversas coisas sem saber a utilidade delas. Depois de um tempo, o conteúdo é esquecido. Conforme o autor declara, isso acontece porque não estudamos; na verdade, simplesmente decoramos. Para ele, quem verdadeiramente estuda, não esquece.
Grupo de estudos? Sala de aula? Esses meios não são considerados como um aluno que está estudando. Ele diz que estudo de verdade é aquele que fazemos quando estamos isolados, com um livro, papel e caneta – estes dois últimos são imprescindíveis para melhor absorção.

O livro é recheado de dicas e de grandes lições. Não pense que Pier passará a mão na cabeça do leitor e dirá que a aprovação está perto. Para toda conquista existem esforços que devemos realizar para superarmos os obstáculos. Tenha certeza que depois de ler este livro você jamais será o mesmo e terá uma segunda visão (bem mais ampliada) do que é estudar e de como absorver cada conteúdo.

Se você está pensando em prestar algum concurso, antes de ler o edital, antes de começar os estudos, adquira este livro e saiba como prestá-lo de forma mais inteligente. Vale lembrar que a obra não é voltada apenas para concursos, mas para quem pretende prestar vestibular também. Na realidade, essa obra deveria ser lida por pessoas desde o ensino fundamental, porque nada melhor do que conhecer melhores métodos o quanto antes.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532