Sinopse:
Aos cinco anos, Victoria foi adotada por Ana, presidente de uma indústria de cosméticos, e Greg, um bem-sucedido advogado. Ela não entende por que não se lembra dos verdadeiros pais e não acredita na suposta causa da morte deles. Ao completar quinze anos, estranhas mudanças começam a acontecer. Seus cabelos ruivos escurecem, ela se torna cada vez mais forte e rápida, seus sentidos ficam aguçados e alguns dos seus sonhos passam a ser premonições. Após a visita de um casal peculiar, ela é levada para um mundo desconhecido e único, onde terá que aprender a controlar suas habilidades, freqüentando aulas diferentes de tudo o que já viu. Lá ela conhece Alex. A atração entre os dois é imediata, mas ele se recusa a se aproximar de Victoria e de qualquer outro aluno. Ainda assim, o destino se encarrega de uni-los e Alex passa a protegê-la e ajudá-la. O que Victoria não sabe é que ele esconde um segredo que mudará sua vida, e que o passado pode estar mais perto do que eles imaginam...
Resenha:
Victoria, quando tinha apenas cinco anos, acabou perdendo seus pais. Supostamente, eles morreram por uma doença rara, porém, ela não acredita em tal fato. Ainda pequena, ela foi adotada por Ana e Greg e teve uma vida normal, até que ela completasse quinze anos e sua vida começasse a mudar drasticamente.
Diversas mudanças começam a ocorrer no corpo de Victoria e ela não consegue controlá-las. Seus sentidos tornam-se aguçados, seu cabelo começa a mudar de cor e seus sonhos transmutam-se em premonições. Porém, o que parecia ruim ainda piora. Em um ataque de raiva, estranhos poderes se manifestam e ela acaba assustando seus pais adotivos.
“Era como se eu pudesse enxergar, mesmo no escuro, cada pedra daquele ambiente. Algumas estavam espaçadas, outras amontoadas umas às outras. Conhecer o cheiro daquela primeira pedra fez com que, identificando esse mesmo odor ao redor, eu soubesse exatamente a posição das demais. Elas tinham a aparência de uma névoa densa. Eu estava fascinada.” (p. 63)
Por causa do ataque, Victoria é encaminhada para um lugar onde pessoas com dons especiais são treinadas. Lá, ela faz muitos amigos, como Penny, Thiago e Jasper, além de conhecer Alex, um estranho rapaz que mexe com todos os sentidos da protagonista.
Victoria acaba tendo uma paixão súbita por Alex, mas ele parece fugir dela, causando dor e desconforto. Apesar da rejeição aparente, ela não consegue tirá-lo de sua mente. A cada olhar dele, ela sente um misto de amor e curiosidade. A cada contato, ela quer mais. Porém, o que ela não sabe é que sua relação com Alex é mais profunda do que se possa imaginar. Além disso, a instituição em que ela estuda reserva mistérios sobre o passado de Victoria que nem ela mesma conhece.
“Seu cabelo negro dava a impresso de ser ainda mais escuro em contraste com sua pele, que parecia macia como cetim e era extremamente pálida. Seus magníficos olhos azuis encontraram os meus e eu pensei que desmaiaria ou que sua beleza me deixaria cega.” (p. 44)
O que acontece entre Victoria e Alex? Qual é a ligação tão intrínseca que os une? O que será que está escondido no seu passado desconhecido e o que o futuro reserva para nossa protagonista? Só tem como descobrir lendo o livro.
“Sorri, sem graça. Falar sobre minhas habilidades nunca era agradável. Todos pareciam sempre esperar algo de mim e, secretamente, eu sabia que poderia satisfazer essas expectativas (...)”. (p. 97)
Golfinhos e Tubarõestem um ar de mistério, de fantasia e de romance. Apesar de este último estar impregnado em todo o livro, através da relação de Victoria e Alex, é o mistério e a ação que sobressaem, transformando cada virar de página em uma expectativa alucinante.
O livro, sem dúvida, é um daqueles que você não quer largar antes de terminar. E, quando termina, fica aquele sentimento de saudade, de que poderia ter continuação. Tais Cortez sabe cativar o leitor criando personagens interessantes e mistério sobre mistério.
“Seus rostos não saiam da minha cabeça. Estaria morta se os professores não tivessem chegado a tempo. Fechei os olhos, tentado afastar qualquer pensamento, tentando ficar leve, em paz. O sorriso maléfico de Lipônidas ressurgia, assombrando-me.” (p. 303)
A leitura é fluída, o que deixa o texto ainda mais rápido e gostoso, o que combina exatamente com o gênero do livro. Gostei bastante da capa e o título me deixou bastante curioso, por ser subjetivo. Você só o entende ao ler a obra.
Sem dúvida alguma, esse é um daqueles livros que deve estar na estante de todo amante de fantasia. Quem gosta de romance e mistério, certamente também irá aprovar. O livro superou todas as minhas expectativas. Aprovadíssimo.
Livro:Golfinhos e Tubarões – O Outro Lado do Mundo
Autora:Tais Cortez
Editora: Chiado Editora
ISBN: 9789895104390
Ano: 2013
Páginas:419