Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Os Bons Segredos

$
0
0
Título: Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen
ISBN: 9788565765763
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 408
Compre: Aqui

Sinopse:

Há segredos muito bons para serem guardados — e livros muito bons para serem esquecidos Sydney sempre viveu à sombra do irmão mais velho, o queridinho da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paraplégico, e vai parar na prisão. Sem a referência do irmão, a garota muda de escola e passa a questionar seu papel dentro da família e no mundo. Então ela conhece os Chatham. Inserida no círculo caótico e acolhedor dessa família, Sydney pela primeira vez encontra pessoas que finalmente parecem enxergá-la de verdade. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, Os bons segredos conta a história de uma garota que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.

Resenha:

Eu nunca fui muito ligado à literatura juvenil, com exceção da fantástica. Geralmente, os livros não me interessam tanto. Contudo, ultimamente, estou em ótima fase: cada vez mais tenho tido sorte em apostas. Os Bons Segredos foi a minha última; novamente, levei o prêmio para casa: uma ótima leitura.


Em Os Bons Segredos, nós conhecemos Sidney. Ela é uma garota normal: boa aluna, mas nada espetacular; bonita, mas não estonteante. Seu maior presente é ser eternamente esquecida; por ser comum, acaba, muitas vezes, não sendo notada. Além disso, ela tem um irmão simplesmente lindo. Todos o acham incrível e legal, o que a torna ainda mais invisível diante da sombra dele.


Porém, seu irmão que tinha tudo para dar certo, dá errado. Belo, rico, inteligente... mas acaba se misturando com as pessoas erradas. A vida da família começa a descer bueiro abaixo, inclusive a de Sydney. Pior, sua invisibilidade acabou: agora ela é notada. Se antes ninguém a percebia, agora é irmã do encrenqueiro, quase criminoso da cidade. Como nada que esteja ruim não possa piorar, o irmão dela dirige embriagado e acaba causando um acidente. Entretanto, muitas vezes, há uma luz no fim do túnel...
“Desde aquele dia, quando Peyton foi pego fumando maconha com os amigos no estacionamento da Perkins Day, meu irmão começou a se transformar em alguém que nem sempre reconhecíamos” (p. 15).
Sarah Dessen me ganhou por causa da sua escrita espetacular. Sim, não é nenhum exagero; essa mulher escreve demais. De uma forma leve, fluída, mas conseguindo transmitir uma série de sentimentos, ela ganha o leitor sem qualquer dificuldade. Você se sente parte do enredo, parte dos problemas; mistura-se com os personagens.

Aliás, também gostei bastante dos personagens, principalmente os secundários. Não que a Sidney seja uma personagem ruim, o que não é, mas faltou um algo mais nela, algo que fosse impactante, sabe? Algo que a fizesse digna de ser protagonista. Contudo, ela compensa essa falta de algo mais com seu bom monólogo – o livro é narrado em primeira pessoa. Layla, amiga de Sidney, por outro lado, me pareceu mais completa, mais intensa, o que me agradou bastante.


Outro ponto que me chamou a atenção é a questão familiar tratada no livro. Geralmente vemos o amor romântico mais forte na literatura; aqui, o mais importante é o amor familiar e as amizades. Como aceitar que os que estão ao redor não são perfeitos? Além disso, é possível valorizar e amar sua família mesmo vendo que há outras “melhores” do que a sua?
“Sorri. Não importava o quão esperta eu me achasse, ela estava sempre um passo à frente. Mas se era para estar atrás de alguém, não havia ninguém melhor que Layla para seguir” (p. 230).
Contudo, apesar dos pontos fortes, a narrativa possui algo que pode ser considerado um defeito por alguns: ela é incrivelmente linear. Sabe aquelas mudanças catastróficas? Aquelas reviravoltas inesperadas? Isso não acontece. Além disso, o final não é nada surpreendente. Não é algo que impeça o livro de ser bom, visto que a boa escrita compensa a leitura, mas faz com o livro não seja espetacular.

Além do enredo, outro aspecto que merece comentários é a parte física do livro. A capa está lindíssima e muito chamativa. A diagramação é simples, mas confortável; as letras são grandes e o espaçamento é adequado, o que torna a leitura mais agradável. A tradução e revisão também estão muito boas.


Diante de tais aspectos, me resta indicar Os Bons Segredos. Esse não é o livro que irá te surpreender fortemente, mas a autora te ganha de outras formas. Além disso, se você busca algo que vai além do simples amor romântico, essa obra é para você.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532