Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Tarkin

$
0
0
Título:Tarkin
Autor:James Luceno
Editora: Aleph
ISBN: 9788576572619
Ano: 2015
Páginas: 368
Compre: Aqui

Sinopse:

Após o golpe que deu fim à Ordem dos Cavaleiros Jedi, com os tempos da Velha República cada vez mais no passado, Wilhuff Tarkin é um oficial de confiança em um Império ainda jovem, e sua atual tarefa é gerir a construção de um empreendimento decisivo nos planos da nova ordem: a estação espacial conhecida como Estrela da Morte. A mando do próprio Imperador, o oficial divide com o perturbador Darth Vader a liderança de uma força-tarefa dedicada a encontrar e deter os responsáveis pelo atentado.

Resenha:

Dessa vez, falarei sobre o universo canônico de Star Wars. Para quem não está ambientado com a série, Star Wars possui duas espécies de continuações: o cânone (que segue a linha dos filmes e que constituem histórias reais do universo) e o Legends (lendas que podem ter acontecido ou não; cabe ao leitor acreditar ou desacreditar). Ou seja, tudo que será dito na presente resenha é verdade. Pegue seu sabre de luz, invoque a força e curta essa incrível obra.

O Moff Tarkin está trabalhando em um projeto secreto a mando do Imperador, o Darth Sidious. Esse projeto, chamado Estrela da Morte, será a maior arma já construída pela humanidade, sendo capaz de subjulgar planetas e causar medo em qualquer inimigo. Contudo, um inesperado ataque à base de construção imperial acontece, o que revela que o projeto não é mais tão secreto assim.
Tarkin, conturbado pelo que aconteceu, envia um relatório com suas suspeitas para o Imperador. Esse, após a análise, o convoca para o planeta-sede do governo: Coruscant. O objetivo é simples: descobrir exatamente o que está acontecendo. Após a reunião e diversas hipóteses levantas, o Moff e Darth Vader saem em missão para tentar rastrear os culpados. Porém, eles nem imaginavam que enfrentariam uma batalha enorme e conspirações maiores ainda.
“Onde o ressentimento acabou transbordando em atos de insurreição, o Império não tardou em infligir punições. Por mais confiante que o imperador seja nos poderes do lado sombrio de Vader e de si próprio, ele todavia compreende que somente um poderio militar supremo, controlado por um comandante com tanta predisposição a ser implacável como ele, será capaz de garantir que o Império perdure por mil gerações...” (p. 13).
Partindo dessa premissa, James Luceno nos permite conhecer um pouco mais de um dos melhores personagens da franquia Star Wars: Tarkin. Criando o enredo entre o presente – a missão dada pelo imperador ao Moff e a Darth Vader – e o passado – a infância do vilão –, conseguimos conhecer muito mais profundamente o que há por trás do olhar duro e da postura proeminente de Tarkin.

Aliás, esse é o maior trunfo da obra. Há muitas batalhas, conspirações e uma trama política que lembra muito o presente – como a busca do poder sem qualquer resquício de ética ou honestidade –, porém, o mais intrigante de tudo é entender o que fez Tarkin se tornar o homem que é, quais foram os elementos que forjaram a sua dureza e seu pensamento profundamente analítico.
Outro elemento que contribui significativamente para o sucesso da obra é a presença do Darth Vader. O vilão mais amado da galáxia dá um charme a mais ao livro, tornando-o mais denso e mais chamativo. Afinal, apesar de Tarkin ser um personagem importante para a série, ser um dos mais inteligentes e um gênio militar, falta-lhe um tanto da capacidade de despertar o carisma. Então, esse lado é compensado por Vader.
“– Perdoe minha intromissão, senhor, mas estamos na expectativa de enfrentar problemas?– Sempre, capitão – Tarkin retrucou, sem a menor leviandade” (p. 32).
Outros personagens, que são bem construídos, contribuem significativamente para o sucesso do livro. Dentre eles, destaco Teller e Jova. O primeiro é um líder da principiante resistência que tenta conter os avanços do imperador. Jova, por sua vez, torna-se importante por ser um dos que influenciaram na construção da personalidade de Tarkin. Com uma sabedoria natural e um carisma meio perturbador, ele ganha o leitor, mesmo nas poucas aparições.

Além do bom enredo, Tarkin também ganha pontos pela boa diagramação. A Aleph preparou uma capa incrível e que transmite bem a personalidade de Tarkin. As letras da obra são medianas, mas como o espaçamento é grande, a leitura torna-se confortável. Além disso, a obra conta com uma boa tradução e revisão. Ou seja, tudo contribui para uma boa leitura.
Deste modo, resta-me indicar Tarkin. A obra é boa, o protagonista tem elementos de sobra para te conquistar – inteligência, sagacidade e uma pitada de maldade – e ainda acrescenta demais ao universo dos filmes. Seja você fã ou não, esse livro irá enriquecer demais seu entendimento sobre Star Wars.
“– Foi dito certa vez que a política é pouco mais do que a organização sistemática das hostilidades.– Bem verdade, a tirar por minha experiência” (p. 114).
 Outras fotos:



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532