Título:Intergaláctica
Autor:F. P. Trotta
ISBN:9788566464566
Editora:Livros Ilimitados
Ano:2015
Páginas:279
Compre:Aqui
Sinopse:
Uma conspiração para controlar o rumo da mais importante expedição espacial da história da humanidade. 3 de Maio de 2031 - No dia de lançamento da aguardada expedição da NASA para explorar a lua de Júpiter, uma das candidatas para habitar vida extraterrestre, a psiquiatra Amanda Collins acorda de um coma após meses batalhando contra uma meningite aguda.Junto com seus pacientes Stryker, Ripley e sua amiga Lina, eles descobrem que fazem parte de um crescente quebra-cabeça envolvendo uma corporação geopolítica underground chamada A Firma, que planeja sabotar a missão, usufruindo de uma nova tecnologia para saquear a nave e destiná-la para um planeta habitável localizado dezessete anos luz da Terra. O quarteto então inicia uma operação para descobrir a verdade por trás da conspiração, mergulhando de cabeça na maior expedição planetária da história da humanidade.
Resenha:
Estamos no futuro, mas as lutas por poder continuam tão intensas ou até maiores do que no presente. Com a declaração de que será feita uma expedição até Europa, uma lua de Júpiter, alguns veem a chance de se aproveitar dessa pesquisa científica. Um dos grupos que deseja se aproveitar do experimento é A Firma, uma empresa de produção de tecnologia com objetivos escusos.
Amanda Collins é uma psiquiatra e se vê envolvida em uma conspiração de nível mundial que possui total relação com A Firma. Afinal, ela é filha do dono de tal instituição. Contudo, apesar do parentesco, ela não concorda com as práticas realizadas pela instituição e pretende impedir as práticas nefastas do pai. Contudo, devido ao poder financeiro da Firma, isso não será fácil.
Para alcançar seu objetivo, Amanda se alia aos seus amigos: Stryker, Ripley e Lina. Cada um, com suas habilidades, tentará ajudar a desmontar um império que defende apenas seus próprios interesses. O que eles nem imaginavam é que essa luta faria com que descobrissem mistérios jamais sonhados pela humanidade.
“Eu sei que existem muitos mundos mais. Muitos mais mares e florestas. Uma infinidade de tipos, raças. Eu não consigo entender como chegamos tão longe como sociedade com mentes tão estreitas, uma estupidez alucinante”.
Partindo dessa premissa, F. P. Trotta cria uma trama inovadora, inteligente e bem intrincada. Inovadora porque foge do comum, misturando ficção científica com fantasia; inteligente porque apresenta diversos aspectos sociais e políticos da atualidade e nos faz questionar sobre variados assuntos. Intrincada porque foi bem conectada, mesmo com díspares elementos inseridos.
No primeiro momento, a obra parece ser apenas de ficção científica; porém, posteriormente, elementos claramente fantásticos são inseridos na trama. Nesse momento, confesso que fiquei um pouco desanimado e até meio perdido, visto que esperava uma obra voltada para os elementos científicos, ao estilo “Asimov”. Contudo, após entender os motivos das inserções, voltei a curtir a obra completamente. Acredito que se eu soubesse, desde o início, de tais elementos, esse estranhamento não ocorreria. Então, já leiam avisados, pois assim aproveitarão bem melhor a leitura.
Além da boa trama, o livro também conta com bons personagens, o que torna todo o enredo mais envolvente. Cada um, com suas características peculiares, cativa o leitor a sua maneira. Até mesmo os vilões possuem elementos atrativos e é possível compreendê-los, ao menos em parte. Pelo lado luminoso da força, destaca-se Amanda. Com seu jeito forte e tempestivo, muitas vezes até meio arrogante, enfrenta tudo que encontra sem nunca abaixar a cabeça.
“Seu ponto de vista cínico sobre tudo vai ser sua ruína. Por mais que a ciência tenha avançado, nós ainda estamos no escuro quando se fala sobre os mistérios da vida e não há uma alma humana nesse planeta que possa dizer exatamente o que acontece depois que morremos”.
Quanto à parte física, não posso comentar, visto que li a obra em e-book. Contudo, vale ressaltar que a capa é muito bonita e que possui total relação com a obra. O livro só deixa a desejar na parte da revisão. O que não é culpa do autor, é claro, mas da editora. É possível encontrar diversos erros de digitação, concordância e acentuação, o que atrapalha um pouco a leitura. Contudo, nada que não possa ser solucionado em uma próxima edição.
De uma maneira geral, diante dos aspectos apresentados, indico Intergaláctica. Para quem gosta de ficção científica e fantasia, esse livro é uma ótima opção. Dificilmente você irá se decepcionar.