Título:Os Molambolengos
Autora:Evangeline Lilly
ISBN: 9788576572831
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 48
Editora: Aleph
Ano: 2015
Páginas: 48
Compre:Aqui
Sinopse:
Selma é uma garotinha esperta, mas muito mimada. Um dia Selma encontra, por acaso, uma colorida banda de marionetes, Os Molambolengos, que vão ensiná-la que nem sempre as coisas acontecem do jeito que ela quer. Evangeline Lilly é mais conhecida por seu trabalho como atriz, mas sua paixão mais antiga é a escrita. Os Molambolengos é seu primeiro livro. Ilustrado por Johnny Fraser-Allen, essa excêntrica e visualmente encantadora fábula vai agradar tanto crianças quanto adultos.
Resenha:
A Aleph me surpreendeu mais uma vez ao provar que ainda pode enriquecer demais o seu universo. Dessa vez, saem de cena as naves espaciais, os alienígenas, os sabres de luz e os robôs; eles serão substituídos por marionetes. Não, você não leu errado. O livro é sobre uma trupe de marionetes. Sabe qual é a melhor parte? A obra é ótima.
Dessa vez, não farei aquele breve resumo sinóptico, até porque o livro é bem curto, visto que é infantil. Tudo que você precisa saber sobre a obra e autora consta na sinopse. Tratarei, na presente resenha, apenas da análise da obra propriamente dita. Para acrescentar, já que o livro é muito visual, no fim do texto haverá uma série de fotografias para que se tenha uma ideia do que se possa esperar.
Evangeline cria uma obra diferenciada, principalmente pelo tom dado a um enredo infantil. Saem as imagens bonitinhas, os personagens fofinhos e a história animada. Aqui os tons são amarelados e meio sombrios; os Molambolengos, à primeira vista, não parecem nada simpáticos e fofos e essa não é uma história de sorrisos. Ao contrário, é sobre uma menina mimada.
O grande mérito da autora é exatamente esse: fugir do lugar comum. Ela quebra o padrão e parte para algo bem diferente, o que raramente acontece em livros voltados para o público infantil. Além disso, a obra também ganha destaque pela linguagem utilizada. A autora mantém o padrão de palavras mais fáceis, mas as trabalha através de poesia. Todo o enredo é narrado em estrofes, o que dá ao livro uma sonoridade ímpar.
Além disso, por ser um livro altamente visual, é necessário destacar as ilustrações criadas por Johnny Fraser-Allen; elas dão um brilho a mais à obra, visto que são muito trabalhadas e ricas em detalhes. É possível ler centenas de nuances do enredo pelos desenhos, o que cria um jogo de verbal e não-verbal bem interessante.
Também é necessário ressaltar, nessa obra, o trabalho da editora Aleph. A capa é dura e conta com uma ilustração primorosa. A diagramação está simplesmente perfeita. Além disso, é preciso que se ressalte a qualidade da tradução; afinal, traduzir poesias é algo altamente complexo, visto que se torna preciso retrabalhar toda a estrutura do texto.
Desta forma, Os Molambolengos é uma obra essencial para a sua estante, tanto pela qualidade quanto pelo trabalho gráfico. Seja adulto ou criança, certamente você irá curtir a leitura.
Outras fotos: