Título: A Arma de um Jedi
Autor: Jason Fry
ISBN: 9788565765817
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 200
Editora: Seguinte
Ano: 2015
Páginas: 200
Compre: Aqui
Sinopse:
Nesta história, que se passa entre Uma nova esperança (episódio IV) e O Império contra-ataca (episódio V), Luke é atraído pela Força até um planeta misterioso, onde há muito tempo existia um templo Jedi. Lá, ele continuará seu treinamento e terá de enfrentar um duelo perigoso contra um vilão jamais visto antes. Nesta série, você encontrará aventuras inéditas de seus personagens favoritos, além de algumas caras novas. Mas leia com atenção! Há pistas escondidas nas páginas dos livros, que vão lhe dar dicas preciosas sobre o episódio VII, O despertar da Força!
Resenha:
Após o filme UmaNova Esperança– episódio IV –, Luke está tentando encontrar seu papel dentro da Aliança Rebelde. Ele queria ser útil, sendo um piloto e combatendo diretamente o Império. Porém, alguns insistiam que ele era um herói, o que o incomodava demais. Ele não desejava tratamento diferenciado.
Nessa busca de autoafirmação e de entender sua posição dentro da Aliança, Luke sai em uma missão. Porém, antes que a concluísse, sente um chamado na Força para visitar um planeta misterioso que lhe era completamente estranho. Contudo, o que ele não imaginava era que não estava sendo chamado por uma pessoa, mas por um antigo templo Jedi.
Partindo dessa premissa, Jason Fry cria uma trama bem interessante, onde conseguirá explicar algumas lacunas deixadas entre o filme IV e V. Aliás, esse é o principal ponto positivo da obra. Através dela, conseguimos entender, por exemplo, como Luke desenvolveu suas qualidades com o sabre de luz que vemos em O Império Contra-ataca. Isso deixa o universo cinematográfico mais coerente e coeso, além de enriquecer a parte literária.
“E então ele sentiu. Algo sombrio e perverso estava ali perto, determinado a destruí-lo” (p. 40).
Ademais, o autor também deixa algumas dicas preciosas para o filme O Despertar da Força. Como já assisti ao filme, para mim foi muito mais fácil reconhecê-las. Aliás, nesse ponto o livro também acrescenta demais ao universo Star Wars. Ao menos uma das perguntas deixadas pelo filme é respondida: onde fica aquele templo Jedi apresentado no fim e qual a sua real importância. Ao ler a obra, você compreenderá exatamente isso.
Outro ponto muito positivo é a escrita do autor. Rápida, leve e descomplicada, lembra bastante o tipo de escrita usada em livros mais juvenis, o que deixa a leitura bem rápida. Isso, aliado a boa diagramação, ao enredo envolvente e ao número diminuto de páginas, faz com que seja possível ler a obra em poucas horas ou, até mesmo, na ida e volta do trabalho.
Contudo, infelizmente, a obra não foi feita apenas de pontos positivos. Ao mesmo tempo em que responde muitas perguntas, ela deixa outras em aberto. Não sabemos muito bem a motivação do vilão, nem a sua origem, menos ainda como conseguiu seu armamento. Tudo isso é apenas mencionado vagamente, o que deixa o antagonista um tanto superficial. Caso o livro tivesse um aprofundamento maior desse personagem, certamente seria uma obra ainda melhor do que é. O passado vago do antagonista faz parecer que ele só apareceu ali para criar alguma dificuldade para o Luke.
“Luke fez uma careta. Às vezes dele desconfiava que a pessoa que havia programado 3PO para assuntos de etiqueta tinha instalado algo errado” (p. 97).
Quanto aos aspectos físicos, tenho apenas elogios. Esse é, de longe, a melhor edição do universo Star Wars publicada pela Seguinte. A capa está muito boa e reflete bem o que acontece na obra. No interior, temos diversas ilustrações excelentes que enriquecem bastante a leitura, deixando-a mais prazerosa. As letras estão em um tamanho bom e o espaçamento é confortável, fazendo que a leitura seja tranquila, mesmo a folha sendo branca. Além disso, ainda contamos com uma boa revisão e tradução.
Desta forma, apesar do problema do aprofundamento do antagonista, eu indico A Arma de um Jedi. Se você é fã do universo Star Wars, certamente irá gostar da obra. Se você não é fã e não conhece nada dos livros e filmes, pode ler também. A obra conta com uma ótima contextualização do universo, não te deixando perdido na leitura. Uma obra que pode, sem dúvidas, agradar a todos os leitores.