Título: Como Star Wars Conquistou o Universo
Autor: Chris Taylor
Editora: Aleph
ISBN: 9788576572794
Ano: 2015
Páginas: 616
ISBN: 9788576572794
Ano: 2015
Páginas: 616
Compre: Aqui
Sinopse:
Por várias gerações, Star Wars tem arrastado fãs de todas as idades aos cinemas, às lojas de brinquedos, às livrarias — praticamente a todo lugar que se vai, Star Wars está presente como uma entidade maior do que os filmes da saga. É indiscutivelmente o maior fenômeno da cultura pop, tão abrangente em todos os sentidos que mesmo aqueles que não assistiram ao filme conhecem a figura de Darth Vader e a maior revelação da história criada pelo cineasta George Lucas.
Em um trabalho jornalístico surpreendente, Chris Taylor revela segredos que até o fã mais radical desconhecia, derruba e confirma antigos mitos e rumores sobre sua produção, e dá voz a todo mundo que foi relevante na criação de Star Wars como um todo, de aliados a desafetos de George Lucas. Porém, apesar de falar sobre Star Wars, o livro vai muito além: fala sobre cinema em geral, administração, gerenciamento de marca e até determinação pessoal.
Resenha:
Star Wars marcou gerações e ganhou o universo. Porém, isso não foi feito do dia para a noite. Houve um processo, não tão rápido, tanto para que os filmes quanto os livros alcançassem o patamar que está hoje. Quer saber como tudo isso aconteceu? Então esse é o livro certo para você.
Como Star Wars Conquistou o Universo parece ser aquele tipo de livro exclusivo para fãs, mas não é. É claro que os fãs irão se deliciar, mas quem não é também pode aprender muito com a obra. Afinal, quem escreve ou quem quer produzir roteiros e conteúdo sempre quer alcançar o sucesso. Esse livro não apresenta a fórmula mágica, mas é bem verdade que apresenta conceitos que podem ser aproveitados por qualquer empreendedor com uma boa visão.
Um bom exemplo disso é quando Chris Taylor comenta sobre em qual gênero Star Wars se encaixa. Fantasia? Ação? Ficção científica? Suspense? O autor começa a mostrar, ponto a ponto, como os mais diversos gêneros foram unidos de maneira para que originasse um universo coeso e interessante. Para os fãs é uma maravilha entender esse passo a passo da criação; para os demais é uma grande lição de como as mais diversas influências podem ser muito positivas.
Entendemos, nessa parte, como a ficção científica clássica teve sua influência em Star Wars, assim como fantasia espacial. Porém, outros elementos mais variados tiveram contribuição, incluindo os clássicos do velho-oeste. Isso permite ao leitor, além de conhecer esse universo já rico, pegar dicas de outros universos que podem ser desbravados.
O livro também apresenta a evolução do enredo de Star Wars e como isso se funde e se confunde com a biografia de Lucas. Percebemos como muitos dos pontos marcantes da saga e que a tornaram um sucesso foram muito mais por “decisões de momento” do que por planejamento prévio. Um exemplo foi a decisão de Darth Vader ser pai de Luke, o que gerou um frenesi pelo filme na época. De acordo com o livro, apesar de alguns contestarem, isso não era previsto. Porém, o destino assim quis, Lucas mudou de ideia já durante as filmagens. Uma mudança que causou o sucesso.
Todo o livro é incrivelmente fantástico e merece ser elogiado. Chris Taylor fez uma pesquisa extensa e precisa para produzir todo esse conteúdo. O mais incrível é a forma simples e direta que ele passa todas as informações, não deixando a leitura pesada e enfadonha. Ademais, também merece os parabéns por conseguir transformar um guia para Star Wars em “um guia para a criatividade”.
Quanto à parte física, só tenho elogios. Essa capa está simplesmente sensacional e pessoalmente é ainda mais bonita. A diagramação é simples, mas moderna e confortável, proporcionando uma ótima leitura. A tradução e revisão foram bem feitas, o que deixa a obra mais envolvente.
Desta forma, com tantos pontos positivos, só me resta indicar a obra para todos os leitores, fãs ou não de Star Wars. Mesmo que não seja apaixonado pela saga, você pode aprender bastante com essa obra.