Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: As Lições do Mestre

$
0
0
Título:As Lições do Mestre
Autor:Confúcio
Editora: Jardim dos livros
ISBN: 9788563420336
Ano: 2016
Páginas: 96
Compre: Aqui

Sinopse:

Esta é uma seleção de ensinamentos de Confúcio (551-479 a.C.), um dos maiores vultos da filosofia e da religião. Confúcio ensinava que a sobrevivência da civilização depende do exercício correto de uma cultura racional, da prática de uma moral eficaz em inibir o mal e ensejar o altruísmo e a bondade. Os preceitos confucionistas defendem uma base humanística na educação, cujo cerne é o aspecto humano e moral. Para o Mestre, o tipo ideal de indivíduo é o Junzi, o “educado”, uma pessoa de bons modos, instrução e qualidades morais elevadas. Traduzidos direto do chinês, estes pensamentos compõem um guia indispensável para nos aconselhar em tempos confusos e de relativismo moral como os de hoje.

Resenha:

Confúcio sempre foi considerado um dos maiores pensadores, principalmente no ramo da filosofia. Contudo, o acesso aos seus ensinamentos nem sempre foi tão fácil, seja por causa das publicações serem mais antigas, seja pela tradução não ser adequada. Assim sendo, As Lições do Mestre foi a realização de um desejo para quem ansiava em conhecer um pouco das teses do autor.


O primeiro ponto que chama a atenção na obra é a tradução que foi feita diretamente do chinês, o que dá uma proximidade maior dos reais ensinamentos para o que está escrito na presente obra. Além disso, o livro conta com uma introdução bem interessante para quem ainda não está bem situado aos ensinamentos de Confúcio. Há um ambientar histórico, mostrando a situação política-social da época na qual o autor desenvolveu suas teses e pensamentos. Isso ajuda demais a compreender melhor o livro.
“O educado busca virtude, o ignorante busca terra. O educado busca justiça, o ignorante busca vantagem” (p. 37).
Outro ponto que se destaca é que As Lições do Mestre não é a tradução de uma obra completa do autor, mas um apanhado de trechos, citações e passagens de relevante importância para entender todo o pensamento desenvolvido pelo filósofo. Isso permite uma leitura rápida, mas bem reflexiva, além de dar um aprofundamento interessante para o leitor sobre os mais diversos pontos tratados por Confúcio.


Também vale ressaltar a atualidade dos ensinamentos, o que contribui demais para que a leitura seja agradável e prazerosa. Confúcio acreditava, por exemplo, que para fugir de uma crise social o melhor caminho é a educação. Ele defendia que, a partir de um processo educacional mais sólido e crítico, a maior parte dos problemas enfrentados na época seriam resolvidos. Fazendo um paralelo com a presente situação brasileira, podemos ver como esse pensamento ainda pode ser útil e eficaz na nossa realidade.
“Selvagem é aquele em que a natureza fala mais alto que a cultura; pedante é aquele em que a cultura fala mais alto que a natureza. O educado é aquele que equilibra as duas” (p. 43).
Outros assuntos importantíssimos foram tratados pelo autor, como honestidade, transparência, bondade e como governar. Aprofundar-se nesses temas é, sem dúvidas, ideal para todo aquele que pretende ter uma visão de mundo mais crítica e abrangente, o que torna o livro ótimo para melhorar como humano e também para aprender.


Quanto à parte física, tenho apenas que bater palmas para a Geração / Jardim dos Livros. A capa está incrível e a diagramação, perfeita. A leitura que já seria rápida e boa se torna ainda mais prazerosa por causa do trabalho gráfico da editora. Ademais, temos uma excelente revisão e tradução.
“Não discuta algo que não seja da sua alçada” (p. 54).
Desta forma, As Lições do Mestre mostra-se uma boa introdução aos preceitos confucionistas, sendo uma boa porta para a entrada de novos leitores para a filosofia, principalmente por sua abordagem fácil e linguagem simples. Se refletir e aprender é o que você procura, esse livro é muito recomendado.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532