Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Instituição para Jovens Prodígios

$
0
0


Sinopse:

Do subúrbio carioca para uma Instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade aprenderá que para realizar seu sonho é preciso fazer sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista precisa encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora... Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que ela sente como se alguns alunos a conhecessem? Por que parece que já fizera inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores dessa poderosa instituição? Com uma nova melhor amiga ao seu lado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca... É normal um pombo se comunicar com uma garota?





Resenha:

Lara é uma estudante comum, ou quase comum, já que é uma das pessoas mais inteligentes do planeta. Porém, tem dilemas como quase todos os outros jovens. Tem problemas sentimentais – o cara que ela ama não dá a mínima para ela –, com suas amizades e até com a sua vida social. Porém, nada disso parece incomodá-la muito.

No começo do livro, também nos é apresentado a família de Lara. Uma mãe preocupadíssima com os filhos e com o orçamento financeiro, uma irmã mais nova que é um doce e um irmão que adora implicar. Posteriormente, conhecemos o pai e os avós também.

A vida de Lara começa a mudar quando surge a oportunidade dela fazer a prova para a Instituição de Jovens Prodígios. Tal instituição aplicaria uma prova em todo o mundo, a fim de selecionar os jovens mais inteligentes do planeta. Depois de selecionados, eles passariam pelo menos três anos da Inglaterra estudando conteúdos diversos, como se fosse uma faculdade.

Entusiasmada, a mãe de Lara insiste para que ela faça a prova. No início, a menina não acredita em sua aprovação, já que estará competindo com jovens do mundo todo. Porém, determina-se a estudar bastante. Ao fazer um simulado cedido pela instituição, acaba indo muito bem e ganha confiança para a prova.

“À primeira vista, o teste poderia ser confundido com qualquer outro de qualquer universidade. A garota, no entanto, mudou de opinião ao ler a primeira pergunta. Ao invés de responder com rapidez e passar para a próxima, Lara ficou dez minutos em uma simples questão de português. Seus olhos arregalados demonstravam o quando a assustara.” (p. 50)


A prova aplicada é dificílima, porém, apesar do nível alto, Lara acaba passando em terceiro lugar, surpreendendo até a si mesma. Se não fosse o suficiente, apenas ela e outra brasileira foram classificadas, o que aumenta ainda mais o seu mérito.

“Lara continuou sentada na cadeira em frente ao computador, pensando. Sempre quis passar na Instituição, mas não queria ser uma aberração que acertara 99,7%. Desejava apenas passar, mesmo que fosse em último lugar.” (p.74)
Ao chegar à Inglaterra, Lara se deslumbra com o lugar. Para ela, era um sonho conhecer os considerados cartões postais do mundo. Porém, nem só de diversão é feita a viagem. Alguns dias depois, ela teve que rumar até a sua nova instituição. É nesse momento que os problemas começam.

Se não fosse o suficiente estar em um país desconhecido e sem amigos, algumas pessoas parecem tomar um ódio dela sem motivo algum, dificultando ainda mais a sua vida. Para piorar, ela pensa estar ficando maluca, já que começa a ouvir um pombo falando com ela. Quer saber o que acontecerá com Lara? Você terá que ler o livro.

“Lara estremeceu quando olhou mais atentamente para um quadro à sua esquerda, próximo a uma escada que dava acesso ao primeiro andar. Era um desenho abstrato, mas era como se pudesse se mover enquanto a garota caminhava. Uma mistura de urso e homem. O urso parecia sair de dentro do homem, rasgando a sua pele e quebrando seus ossos.” (p. 160)
Instituição para Jovens Prodígiosé o primeiro livro da série que carrega o mesmo nome. É uma fantasia diferente, pois se aproxima bastante de nossa realidade, com apenas algumas diferenças, como um pombo que fala. Quem não se interessa muito por fantasia por achar muito distante da realidade, talvez goste do livro por esse motivo.

Achei o início da narração um pouco lenta, até por se tratar de uma introdução da série. A autora faz um apanhado sobre a vida da protagonista, dando uma base sólida para justificar as ações de Lara durante a obra. Porém, mais ou menos no meio do livro, o ritmo do livro fica mais intenso, com um número maior de conflitos.
 


Em alguns momentos, confesso que Lara me irritou um pouco, por parecer bem imatura para alguém tão inteligente. Porém, com o decorrer do livro, a personagem demonstra amadurecer um pouco. Porém, para ela enfrentar os problemas que ocorrerão, certamente ela terá que crescer bastante, de um jeito bom, ou do jeito ruim. Aposto mais na segunda opção.

Gostei da irmã de Lara, a Luana. Apesar de aparecer pouco no livro, ela demonstra ser uma doçura só. Também gostei de Mário, bem abusado e encrenqueiro. Mas ele também pouco aparece na trama. Contudo, tudo indica que ele terá uma participação maior no próximo livro.

As páginas do livro são brancas, o que é padrão da Editora Biblioteca 24 horas, mas a leitura não cansa, pois o espaçamento é excelente e o tamanho da fonte também. A diagramação é simples, apenas com as letras dos títulos dos capítulos diferenciadas.

Para quem prefere uma série mais adulta, talvez não consiga se prender tanto a série. Porém, para quem gosta de uma fantasia infantojuvenil, o livro é uma boa pedida. Se esse é seu caso, não deixe de ler esse livro.

Compre o livro com a autora ou na Amazon.

Livro: Instituição para Jovens Prodígios – A seleção
Autora: L. L. Alves
Editora: Biblioteca 24 Horas
ISBN: 9788541604215
Ano: 2013
Páginas:312

http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/04/resultado-do-top-comentarista-de-marco.html



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532