Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Outro Conto Sombrio dos Grimm

$
0
0
Título: Outro Conto Sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Editora: Galera Junior
ISBN: 9788501106865
Ano: 
2016
Páginas: 
352
Compre: Aqui

Sinopse:

Depois de revisitar a história de João e Maria, mostrando o conto original dos irmãos Grimm, o autor mais uma vez usa a escrita original dos autores para mostrar a verdadeira aventura de João e o Pé de Feijão. Juntem-se a este conto de fadas pra lá de diferente e acompanhem João e Jill pelas histórias dos Irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen e de outras figurinhas do universo do faz de conta. E se preparem para descobrir paisagens incríveis, que podem ou não! ser assustadoras, sangrentas, aterrorizantes e cheias de surpresas.

Resenha:

Adam Gidwitz é um escritor norte-americano que se propõe a revisitar e reconstar os contos de fada de uma maneira diferente. O objetivo do autor é recuperar, ao menos em parte, aquele lado sombrio dos contos originais, isso sem perder a chance de falar com crianças. Ou seja, ele escreve para crianças, mas sem fazer com que os contos de fadas pareçam açucarados e bobos.

Com essa ideia, Adam revisita o conto do João, aquele mesmo do pé de feijão. Contudo, dessa vez, esse garoto não estará sozinho. Ele terá duas ilustres companhias: Jill e o sapo de três pernas. Aliás, essa dupla que irá acompanhar o João teve um início bem diferenciado. O nosso querido sapo não virou príncipe. Ele até tentou, mas não deu. Ele foi rejeitado por uma princesa. No final, terminou com o coração partido.


Jill também teve um início desastroso. Ela é da família real, uma princesa. Porém, querendo ser ainda mais bela do que já é, adquire uma seda para fazer um belo vestido. Contudo, essa seda tinha características especiais: ela era invisível para a maioria das pessoas. Jill se sentia linda no seu novo vestido, porém, quando saiu pelas ruas, todos a enxergavam nua. A princesa morreu de vergonha, obviamente. Então, resolveu fugir do seu reino fantástico e acabou conhecendo o tal sapo e o João.
“Com toda dignidade que havia sobrado, o pequeno sapo mancou para fora do quarto dela, desceu a enorme escada e saiu noite afora, deixando um rastro de sangue de sapo por onde passava” (p. 38).
Esse trio, obviamente, aprontará muitas travessuras. Com os desafios e aventuras que eles irão encontrar, o leitor se diverte, ri e sente também repulsa. Sim, acontece os três ao mesmo tempo. Isso se dá porque Adam não romantiza seus contos; o objetivo é que as crianças também sintam outras coisas, como medo. Porém, ao mesmo tempo, ele deixa tudo mais leve e divertido com tiradas engraçadas e falas cômicas.

Aliás, outro ponto que deixa a trama mais leve é a forma que o autor resolveu contar a obra. O narrador intromete-se no meio dos ocorridos diversas vezes para proferir juízos de valor, fazer comentários e até soltar uma piada ou outra. Esse recurso narrativo deixa o livro mais solto e envolvente, além de dar um diferencial para a obra.


Outro fato muito interessante é que, nessa obra, o autor não se prende apenas no enredo de João e o pé de feijão. Adam permite-se visitar diversos contos clássicos, modificando-os e o unindo-os de maneira interessante e coerente. Isso faz com que Outro Conto Sombrio dos Grimmseja uma releitura ao mesmo tempo em que tenha um enredo original. Mesmo que o jovem leitor já conheça todos os contos de fadas, ele conseguirá se divertir com essa nova junção.
“Na verdade, se vocês são o tipo de pessoa que não gosta de ler sobre sofrimento, derramamento de sangue e lágrimas, por que não fingem que o dia acabou ali e fecham o livro agora mesmo?” (p. 84).
Quanto à parte física, a Galera caprichou. A capa é muito bonita e atrativa; demonstra a essência do conto de fada sem deixar de ser sombria ao seu modo. A diagramação, por sua vez, é bonita e confortável, proporcionando uma boa leitura. A tradução e revisão estão excelentes.

Em suma, Outro Conto Sombrio dos Grimmé uma excelente releitura e que, mesmo se baseando em contos consagrados, consegue ser, ao menos em parte, original. Ademais, é divertido, mesmo quando causa terror. Sem dúvidas, uma ótima pedida para leitores mais jovens.

Outras fotos:








Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532