Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Vai que é sua, Marieta

$
0
0
Título: Vai que é sua, Marieta
Autora: Alessandra Tapias
Editora: Independente
ISBN: 
B01D22JMHO
Ano: 
2016
Páginas: 
41
Compre: Aqui

Sinopse:

Marieta, uma moça do interior, acostumada com o sossego da vida rural, vê tudo virar de cabeça pra baixo quando ganha o sorteio de aniversário da sua cidade, e o prêmio? Uma viagem para New York!!! 

Resenha:

Que eu gosto de contos não é segredo para ninguém. Não é raro aparecer esse gênero textual em resenhas e divulgações aqui no blog. Como bom fã do gênero, também leio textos do tipo em blogs; foi assim, através da coluna Tô Pensando em Contos, no blog Tô Pensando em Ler, que eu conheci a Marieta. Foi amor à primeira vista. Quando a Alessandra Tapias anunciou que o conto seria estendido, quis ler na hora. É dessa versão final que você encontra a resenha aqui.

Marieta é uma moça simples, meio ingênua, que mora na zona rural. Gosta do seu cantinho, da sua casa, das suas flores. O seu mundo é pequeno, mas tem uma mágica inigualável. Contudo, o mundo de Marieta está prestes a sofrer uma grande mudança; como ela ganhou um concurso na sua cidade, ela irá a Nova Iorque com tudo pago! Claro, sendo Marieta quem é, isso geraria uma história linda e muito divertida.

Marieta, obviamente, não estava preparada para uma viagem como aquela. Aliás, ela nem estava muito animada, afinal, as suas flores eram bem mais interessantes. Porém, com a ajuda das amigas, ela pega roupas emprestadas, enche as malas e parte rumo ao desconhecido. Sem dúvidas, sua visão de mundo se expandirá para sempre.

Partindo dessa premissa, Tapias cria um conto belo e doce. Marieta é uma protagonista incomum. Inocente, ingênua, que se encanta facilmente e que confia sem grande dificuldade, o que será o motivo de todos os desdobramentos da obra. Guardando todas as proporções, é claro, lembrou-me de Macabéa, personagem criada pela Clarice Lispector.  As similaridades entre as duas são muitas, apesar de o aprofundamento ser completamente diferente.

Outro ponto que torna a leitura maravilhosa é a escrita da autora. Alessandra não cai naquele academicismo de criar um enredo simples, com uma protagonista simples, mas com uma escrita rebuscada. Ao contrário, a escrita é leve, doce, suave, assim como a alma da protagonista. Isso faz com que a leitura das páginas seja rápida.

Quanto à parte física, não há muito que falar, visto que o conto é publicado em formato e-book. Contudo, preciso elogiar a capa que combina perfeitamente com o enredo. A diagramação, por sua vez, é simples, mas funcional, propiciando uma ótima leitura.


Em suma, Vai que é sua, Marieta é um conto doce, leve e singelo, perfeito para ler entre livros mais densas. O seu ponto é alto é a protagonista; aliás, protagonista esta que merece outros contos ou até um romance. Sem dúvidas, fico na espera de novas aventuras da Marieta.




Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532