Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Yakuba

$
0
0
Título:  Yakuba
Autor:  Thierry Dedieu
Editora: Galera Júnior
ISBN: 9788501101839
Ano: 2016
Páginas: 40
Compre:Aqui

Sinopse:

Livro de temática africana, sobre um jovem que está prestes a se tornar um guerreiro.
Amanhece na savana africana. E, para o jovem Yakuba, é um dia especial: ele está prestes a se tornar um guerreiro. Para provar sua coragem, precisa, no entanto, enfrentar um leão. Sob o sol escaldante, o menino-homem caminha, com medo, e finalmente encontra o inimigo. Ansioso, ele corre para lutar, mas é paralisado pelo olhar do grande felino, que está ferido. Agora Yakuba deve decidir: ou mata o animal, e ganha o respeito da tribo.

Resenha:

Há livros gigantes que não te ensinam nada, são meras distrações, mesmo sendo voltados para o público adulto. Contudo, ao mesmo tempo, há livros bem curtinhos, voltados para o público infantil, com uma bagagem psicológica e de aprendizagem tão grande que ficamos abismados. Esse, sem dúvidas, é o caso de Yakuba.

Yakuba é o nome de um jovem africano que está na idade adequada para se tornar um guerreiro, algo que todos os homens da sua tribo almejam, logicamente. Contudo, a prova para alcançar tal nível não é tão simples: ele deve lutar com um leão e matá-lo. Se conseguir, será um guerreiro. Se falhar, estará em desonra.


O jovem se propõe a agradar a sua tribo e sai para encontrar a sua presa, o leão que deve matar para conquistar honra e um lugar ao sol. Contudo, encontra um leão já sem forças, ferido, mas com um olhar penetrante e poderoso. Resta a Yakuba decidir: ele irá matar o leão para seguir as regras de sua sociedade ou irá fazer o que manda o seu coração?
“No coração da África, uma pequena aldeia prepara um grande banquete. É dia de festa. Todos se pintam e se enfeitam. É um dia sagrado. O clã dos adultos se reúne e indica as crianças em idade de se tornar guerreiros. É um dia muito especial para Yakuba” (p. 8).
Partindo dessa premissa, Thierry Dedieu coloca a criança – e também o adulto que desbravar essa obra – para pensar. A princípio, parece ser apenas uma história de seguir o coração ou as regras, algo não tão incomum na literatura. Contudo, se observarmos atentamente, perceber-se-á que há uma abordagem mais profunda: a imposição social.

Dedieu coloca um jovem frente ao objetivo que a sociedade lhe impõe: matar o leão. Contudo, Yakuba não quer seguir tal regra social. Derrotar um leão, outro ser vivo, ainda mais estando ferido, não é um preço que ele quer pagar para ser aceito na sua tribo. Contudo, por outro lado, valerá a pena ser tão diferente, tão destacado? Afinal, a sociedade tende a punir o que é diferente. A pergunta que fica é: o que o leitor faria?


Além de ter um enredo muito bonito, uma abordagem bem acessível e uma linguagem fácil – até por ser tratar de um livro infantil –, a obra também se destaca por uma parte física invejável. O livro é grande, com tamanho bem acima do padrão editorial, de capa dura e folhas bem grossas. Ademais, conta com ilustrações belíssimas. Sem dúvidas, é um livro para colecionadores quererem ter na estante.
“Ele precisa dar provas de coragem e, sozinho, enfrentar o leão” (p.13).
Por todos os pontos mencionados, resta-me indicar a obra. Mesmo que você já não seja mais criança, leia esse livro, sem dúvidas ele te fará refletir profundamente. Yakubaé uma leitura maravilhosa e que tem tudo para mudar muitas das nossas convicções.

Outras fotos:








Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532