Título: Imprevisibilidade
Autora: Ana Ferrarezzi
Editora: Autografia
ISBN: 9788555263828
Ano: 2015
Páginas: 119
Compre: Aqui
Sinopse:
Aquele inesperado desvio em nosso caminho, ou aquela curva tão aguda que nos dá a impressão de que estamos retornando ao ponto de partida do qual havíamos acabado de sair.
Até que nos encontramos em um outro lugar completamente novo.
Cada conto reflete um enredo singular, proporcionando uma diversidade inexata de temas e narrativas. Com histórias completamente novas, o livro Imprevisibilidade, é uma leitura indispensável para aquele que busca, na leitura, momentos de prazer.
Resenha:
Imprevisibilidadeé um livro de contos e minicontos, de assuntos bem diversos; temos relacionamentos amorosos, pitadas de sobrenatural e até três contos sobre zumbis. Um recorte múltiplo e interessante, abordando as mais diversas possibilidades que este gênero permite. Não é um livro perfeito, mas mostra que a autora possui talento e que pode e deve ser lapidado com o passar dos anos.
A despedida do Outono, conto que abre a obra, é o texto mais interessante do conjunto. Isso se dá por possuir uma maior profundidade, uma abordagem de medos, inseguranças e por tocar em um tema atual e complexo. O texto é uma bela apresentação do que poderia vir a seguir, mas não é bem o que acontece. Isso porque a maior parte dos textos seguintes não se compara ao primeiro. Contudo, apesar disso, cada texto, mesmo com suas falhas, tem o seu valor.
“(...) Sei que você está apenas assustado. Também sei que isso vai passar. Porque você é essencialmente corajoso. Então não me importo de ficar aqui, parado que nem um palerma, nesta porta, até você abri-la”.
A Lenda dos Zumbis, os três atos, também chamam a atenção, apesar de ter um foco bem diferente de A Despedida do Outono. Aqui temos o retrato de uma conversa informal, onde duas pessoas debatem a origem desses seres fantásticos. Apesar de não ser um conto com grande esmero técnico, convence e envolve o leitor pelos diálogos verossimilhante e pela abordagem incomum do tema.
Padrinho Infeliz, por sua vez, foi o conto que mais me decepcionou. O enredo começa de forma comum, mas, do meio em diante, há o envolvimento do sobrenatural. Contudo, o sobrenatural, que parecia o grande diferencial do texto, foi o que causou a queda na qualidade. Isso porque esse aspecto não foi tão bem desenvolvido, ocorrendo ações que não convencem. Do final, principalmente, era esperado muito mais.
“Quando alcançou o altar, já havia lembrado do que dizer. Afinal, era uma artista experiente”.
Em suma, Imprevisibilidadeé um livro com altos e baixos, mas que, no geral, proporciona uma leitura agradável. Por sua linguagem acessível e contos rápidos, é uma boa opção de leitura entre obras mais densas e profundas.