Título: Alma Gêmea
Autora: Ana Ferrarezi
Editora: Autografia
ISBN: 9788555264108
Ano: 2016
Páginas: 295
Compre:Aqui
Sinopse:
Lá, no meio da Floresta Amazônica, há uma tribo legendária – A Tribo Curupira. Joaquim acaba se deparando com um membro dessa tribo, em uma de suas expedições. Ele machuca seu pé, acaba sendo acolhido e se depara com o a planta sagrada capaz de transportar algo pelo tempo e espaço. Após muito esforço, convence o pajé a lhe dar uma amostra dessa planta. O pajé o alerta sobre o risco. Joaquim, aceita a responsabilidade. Com o tempo, Joaquim descobre o verdadeiro sentido das palavras desse sábio Pajé. Letícia encontra uma erva com cheiro de canela no seu Consultório de Psicologia. Decide tomá-la. Cai no sono. Então acorda em um corpo diferente em 1906. Ela não sabe como veio parar nesse corpo, nem tampouco entende como veio parar na França, testemunhando o vôo de consagração de Santos Dumont. Mas as circunstâncias a leva até Joaquim; o homem de seus sonhos. É uma bela história sobre o poder do encontro entre duas almas gêmeas, que vivem em épocas diferentes, que rompem a barreira do improvável para perceber que o sentimento que os une jamais pode ser quebrado. Venha explorar os segredos e mistérios do Alma Gêmea.
Resenha:
Inicialmente, podemos dividir o livro em dois núcleos narrativos. No primeiro, passado em 1906, conhecemos Joaquim, um homem que larga seus afazeres para desbravar o mundo atrás de plantas desconhecidas. Na Amazônia, ele encontra uma diferenciada planta azul. Porém, antes de tomar posse dela é abordado por um membro de uma tribo local. Joaquim foi informado que aquela planta era sagrada para a tribo. Afinal, ela possuía poderes muito especiais.
No segundo núcleo narrativo, passado em 2015, conhecemos Leticia. Ela está passando por problemas familiares fortes e já começa a acreditar que seu casamento não tem mais jeito. Glauber, definitivamente, não é o marido dos seus sonhos. Contudo, a vida da protagonista estava prestes a mudar. Quando ela encontra em seu consultório uma planta e resolve ingeri-la, é arremessada para o passado, no corpo de outra pessoa. Em um passado distante, ela conhecerá o homem que ganhará o seu coração.
Partindo dessa premissa, Ana Ferrarezzi constrói um enredo que aborda viagem no tempo, romance, mentiras, vingança, busca pelo seu próprio eu e também do amor verdadeiro. Contudo, apesar da multiplicidade de temas tocados, o livro não convence completamente. O enredo não é totalmente original, os personagens não foram tão bem explorados quanto era possível e alguns aspectos, nitidamente, precisavam de um aprofundamento melhor.
A escrita da autora é boa; leve, direta e envolvente em muitas partes. Apesar de não ser muito profunda, consegue conduzir bem o leitor através do texto. Contudo, a obra merecia uma melhor revisão. Os muitos erros encontrados na trama acabam por deixar a leitura cansativa. Mentalmente, eu ficava corrigindo erro após erro, o que fazia com que eu me desligasse do enredo. Uma nova revisão na próxima edição seria excelente para aumentar a qualidade do texto.
Percebi também alguns erros de continuidade na trama, mas também não é nada que não possa ser resolvido com uma nova leitura. Em geral, Alma Gêmeaé um livro que poderia ter sido bem melhor, mas não foi. Sem dúvida, pode ser revisitado e ampliado, deixando o livro mais encorpado, os personagens mais profundos e as situações e cenários melhor explorados.
Em suma, Alma Gêmea tem seus méritos e pode agradar leitores menos exigentes e que gostam de romances. Contudo, está longe de ser uma obra exemplar. Ainda assim, vi traços de talento na escrita de Ana Ferrarezzi. Resta aguardar para ver se ele será lapidado.