Título: Mistério de Elêusis
Autor: Márcio Sidney
Editora: Novo Século
ISBN: 9788542804270
Ano: 2015
Páginas: 445
Compre: Aqui
Sinopse:
Europa. 2035-2039. Um novo grupo de ladrões ousa avisar previamente o horário e o dia em que irá agir. E nada ou ninguém que tenha uma segurança digna de elogios escapa.
Mas por que informar antes? Qual motivação para enfrentar os melhores esquemas de seguranças para furtar apenas o item posto como alvo, ao invés de efetuar um grande roubo? E por que nem com esses avisos ninguém é capaz de detê-los?
Existe apenas uma maneira de responder a essas questões: capturando-os! para isso, irá surgir um grupo de especialistas dispostos a pôr fim aos crimes. Será isso o suficiente? Nada é o que parece, e a verdade revelada ofusca um mistério ainda maior.
Resenha:
Se você sabe, por exemplo, que sua casa será assaltada em uma determinada noite, o que você faz? Proteger a si e o seu patrimônio da melhor maneira possível deve ter sido a sua resposta. Contudo, e se nem mesmo o maior esforço fosse capaz de vencer a força do assaltante? É assim que o mundo se vê diante de uma série de roubos que estão acontecendo. Os ladrões não são apenas os melhores, eles são também são audaciosos. Eles avisam com antecedência que praticarão o crime e cumprem, sempre com sucesso.
As empresas de segurança se esforçam, mas nada parece ser capaz de deter os especialistas por trás dos crimes. Eles são inteligentes, ardilosos e competentes. Cada ação é minimamente calculada; os mais modernos sistemas de segurança caem diante da capacidade dos ladrões. A pergunta que fica é: alguém conseguirá entendê-los e, quem sabe, detê-los?
Partindo dessa premissa, Márcio Sidney cria uma trama interessante, competente e que cumpre seus objetivos. Alguns elementos parecem mirabolantes até serem minimamente explicados posteriormente. Aliás, essa explicação é um dos pontos altos da trama, fazendo que ela seja mais real. Afinal, perceber que aquilo realmente poderia acontecer, mesmo que seja altamente improvável, faz com que o livro seja envolvente.
“Quando se é inteligente, ou melhor, brilhante, nunca se está sem propósito algum” (p. 90).
A trama é dividida em três momentos, onde os crimes são explicados dos variados ângulos. Essa característica deixa a obra mais real, mas também mais lenta, visto a quantidade de detalhes e nuances que cada ação contém. A escrita é bem detalhada e cadenciada; obviamente, isso não é um defeito, mas pode incomodar alguns leitores que prefiram tramas mais rápidas e com menor detalhamento.
Os personagens também merecem destaque pelo bom aprofundamento. O autor consegue fugir daquela criação de apenas cascas e nomes que acontece em livros onde o número de personagens é um pouco maior. O fato de transformar cada uma das pessoas retratadas na obra únicas faz com que haja uma aproximação maior do leitor com o enredo, o que é excelente.
Em relação à parte física, não tenho grandes reclamações. A capa é chamativa e já dá o ar sombrio e misterioso que existe na obra. A diagramação é muito bonita e combina perfeitamente com o enredo desenvolvido. Há alguns problemas na revisão, mas nada que não possa ser resolvido numa segunda edição; ademais, não atrapalha significativamente a leitura.
“(...) Alex chegou a sorrir pensando em toda a situação, e em como algumas coisas referentes ao comportamento humano são tão previsíveis” (p. 350).
Em suma, Mistério de Elêusisé o primeiro livro de uma série nacional que promete. O primeiro livro já é bom e ficamos na expectativa de um crescimento ainda maior na sequência do enredo. Para quem gosta de tramas inteligentes, essa é uma boa opção.