Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Beladona

$
0
0
Título:Beladona
Autores:Ana Recalde e Denis Mello
ISBN: 9788567901206
Editora:AVEC Editora
Ano:2014
Páginas:200
Compre:Aqui

Sinopse:

Beladona nasceu em 2011, pelo portal de webcomics Petisco.org. Uma das mais importantes séries de quadrinhos de terror da atualidade, a HQ conta a história de Samantha, uma menina assombrada por sonhos terríveis. A história se passa em dois mundos: Primeiro o mundo real e o segundo, e que na verdade é onde se passa a maior parte de nossa história: um mundo dos pesadelos’. Nesse mundo dos pesadelos, Samantha é perseguida constantemente por espíritos que a atormentam e que claramente desejam seu mal, mas isso tudo tem um propósito sinistro e que a levará a uma jornada com momentos de superação, descoberta, euforia, depressão e violência. O álbum foi financiado através do site Catarse, de financiamento coletivo, com 654 apoiadores. Um dos projetos de quadrinhos mais bem sucedidos no Brasil. Além dos desenhos do Denis Mello, a revista ainda conta com prefácio de Julio Shimamoto, mestre dos quadrinhos de terror brasileiro, texto de Danilo Beyruth (Astronauta: Magnetar) na Contracapa. Um making off da história, do roteiro a arte final, e uma galeria de artistas convidados como Vitor Cafaggi, Danilo Beyruth e Mario Cau.

Resenha:

Quando eu penso que a literatura nacional já me surpreendeu de todas as maneiras, alguns autores fazem questão de mostrar que eu estou errado. Em Beladona há a união de três coisas que eu adoro: HQ, literatura nacional e terror. E a verdade é que essa mistura não poderia ter dado mais certo.

Neste HQ conhecemos Samantha, uma menina de sete anos que começa a ser atormentada por pesadelos. Porém, eles são tão intensos que acabam se refletindo na vida da menina. Por causa deles, durante uma aula, ela tem um surto, quase atacando a sua professora. E, ao ser questionada pela mãe, a menina responde indagando: o que é infanticídio? A partir daí, a mãe começa a perceber que há algo muito errado.


Os pesadelos de Samantha não passam. Pelo contrário, com o decorrer dos anos, eles se tornam mais violentos e mais assombrosos, refletindo drasticamente em sua personalidade. Porém, algo acontece naquele mundo sombrio que mudará a vida da menina para sempre. E, ela perceberá, que no mundo dos pesadelos, sempre há uma dor pior que a outra.
“ – Mãe, o que é infanticídio?– Onde você ouviu isso?– Na minha mente”.
O enredo deste HQ é simplesmente incrível e envolvente. Após o início da leitura, é impossível querer parar. Você não aceita pausar enquanto não descobre o mistério que reveste o universo de Samantha. E o melhor de tudo: além de envolvente, o livro é deliciosamente tenebroso. O mundo dos pesadelos retratado causa arrepios e é de assustar os mais medrosos.

Esse medo provocado é causado pelo incrível trabalho do Denis Mello. É óbvio que o enredo planejado pela Ana Recalde é primoroso e possui reviravoltas inesperadas, mas o traço de Denis eleva a obra a outro nível. O medo flui dos seus desenhos como algo natural. As expressões retratadas de tão verdadeiras e naturais chocam. Não tive outra opção além de colocar a obra entre as minhas favoritas.


Não obstante esse trabalho maravilhoso por parte dos autores, a AVEC também caprichou no que lhe diz respeito. O HQ foi impresso em formato grande, com um papel excelente e de ótima gramatura, além de uma capa que já prevê o espírito dark que será revelado na obra. Além disso, foi acrescido ilustrações de outros artistas sobre a protagonista da obra. Um verdadeiro espetáculo para os olhos.
“– Calma, Samantha. Foi apenas mais um sonho. Calma”.
Como já disse anteriormente, a obra entrou na minha lista de favoritas. Sem dúvidas, indico para todos aqueles que gostam de um bom enredo de suspense e terror e, principalmente, aos que são fãs de HQ. Vocês não irão se decepcionar!

Outras fotos:






Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532