Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: O Amor nos Tempos de #Likes

$
0
0
Título: O Amor em Tempos de #Likes
Autores: Pam Gonçalves, Bel Rodrigues, Hugo Francioni, Pedro Pereira
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501075581
Ano: 2016
Páginas: 272
Compre: Aqui

Sinopse:

Quatro grandes booktubers se unem em uma coletânea que reinventa contos românticos na era digital
Os tempos mudaram, mas e o amor? Continua a dar aquele frio na barriga e fazer os jovens atravessarem quilômetros para viver uma paixão? Em O Amor nos tempos de #likes, quatro booktubers se inspiram em três histórias da literatura para criar suas versões de contos românticos na era digital. Uma bela, jovem e famosa youtuber com medo do amor; um casal inesperado em um encontro às escuras (literalmente) e dois meninos apaixonados por livros tentando entender quem são e o que querem são os protagonistas destes contos que evocam Orgulho e Preconceito (Pam Gonçalves), Dom Casmurro (Bel Rodrigues) e Romeu e Julieta (Pedrugo).

Resenha:

Resenha escrita pela Thaís Snape.

Quando recebemos o livro O Amor nos Tempos de #Likes, parecia até que a Galera estava adivinhando que eu queria ler o livro para saber como ele era. O resultado não poderia ter sido melhor, eu adorei as histórias e devorei-as com facilidade e rapidez, além disso, acabei com um preconceito que tinha. Quer saber o quê? Confira abaixo.

Eu adorei a ideia dos autores de basearem-se em três grandes histórias e colocá-las na era digital, que mudou tanto dos tempos passados e os mais jovens não percebem a diferença ou só sabem através de histórias contadas por seus pais ou avós. Hoje, venho aqui contar como foi a experiência dessa leitura fofa e fascinante.

O primeiro conto é o da Pam Gonçalves. O texto fala do casal Liz e William, que se conhecem em um aeroporto e parece que o destino estava conspirando para esses dois, porque eram tantas coincidências que muitas vezes não reparamos e que nos surpreendem, mas só lendo para saber quais. A história fala sobre como é a vida de uma celebridade, uma booktuber, que enfrenta diariamente preconceitos e tem que se preocupa com a imagem que passa para seus seguidores. Afinal, como a internet é cruel e a maioria das pessoas acha que só porque a celebridade tem influência não tem o direito de reclamar e nem de ser triste ou infeliz.
“Confiar que o que faço não é bobagem ou perda de tempo, como muitos dizem. Várias vezes já tive vontade de desistir e simplesmente jogar tudo para o alto. É tentador demais apenas deixar o mundo virtual de lado e seguir o que as pessoas esperam de mim. - Liz”     
Pam narra, de um jeito simples, divertido, mas delicado e bonito, sobre apaixonar-se; não apenas isso, mas aprender a deixar se apaixonar, deixar de lado o medo de sofrer e de fechar-se para evitar a decepção e consequentemente a felicidade. Parece até clichê falando assim, mas não é. As pessoas têm realmente medo de se apaixonar e criam máscaras e fortalezas para se proteger de algo inofensivo. Acredito que todo conselho que recebemos de pessoas desconhecidas ou até conhecidas pode ser proveitoso; às vezes, recebemos conselhos tão inesperados que parece até que a pessoa adivinhou as palavras que estávamos precisando para mudarmos ou perceber como ser melhor ou feliz. As pessoas se encontram nos livros, muitas vezes em vários, até encontrá-las ou reencontrá-las completamente e não viver mais com tantas dúvidas e arrependimentos. Foram esses pequenos detalhes que percebi e interpretei na leitura do conto Próximo Destino: Amor.

Liz e William prometem divertir e encantar vocês e principalmente falar como coincidências podem ser ótimas e revigorantes. Fiquei encantada pela simplicidade e profundidade da escrita da Pam em tão poucas páginas.


“– O ódio e o amor caminham juntos. Muitas vezes são usados como disfarce. Pessoas que nos odeiam se fingem de amigas para aplicar o bote. E pessoas que nos amam fingem odiar do que amar. No ódio, você se fecha. No amor, se abre e fica vulnerável”.

Já no conto da Bel Rodrigues, a história é totalmente diferente. Ela narra sobre a vida de Madu, que sofreu por amor e libertou-se de um que era abusivo e destrutivo, que ela percebeu tempos depois que estava sacrificando-se por alguém que não dava a mínima para os seus esforços. Além disso, acabou amadurecendo e aprendendo que há males que vêm para o bem. A todo momento a autora fala sobre a pessoa amar primeiramente a si mesmo.

Bel fala sobre o redescobrimento do amor e que o medo não pode impedir a pessoa de entregar-se por inteiro e não sentir vergonha por isso. Os personagens Madu e Ed aludem a esses fatores, eles mostram o que não ter medo pode fazer, é completamente o oposto do casal anterior, desde o contexto até como conheceram-se, mas a era digital continua presente e forte na vida deles. Ed é um youtuber famoso e enfrenta os mesmos problemas que Liz tem, só que ele é mais intenso e determinado quando o assunto é apaixonar-se. Ainda conta sobre a certeza que o amor dá ao casal, conseguindo seguir seus instintos e coração.
“O que mais poderia ter feito? Ninguém sabe o que passa na cabeça de outra pessoa, mas quem está preparado para uma decepção? Mesmo sabendo que pode acontecer, que as chances foram de 10 para 50%, a gente nunca está pronto para enfrentar algo assim. Simplesmente por queremos acreditar que é possível mudar alguém Acreditamos que, quando entregamos nossa alma a uma pessoa, receberemos algo à altura. Ninguém nos ensina como evitar uma decepção”.

Já o casal Pedrugo surpreendeu-me; de todas as histórias, a deles foi a que mais gostei. Na verdade, eu adorei demais, estou ainda sem palavras e impactada pelo romance que criaram. A história de Julio e Ramon foi divertida e conseguiram provocar muitas risadas e suspiros. A maneira como o desenvolvimento do casal acontece foi um deleite, com leveza e maestria conseguiram colocar profundidade, tensão e prender-me com as fortes emoções e sustos. De todos os personagens apresentados, eu gostei muito do Ramon; aliás, ele me deve uma pelo susto que levei em determinado momento do conto, mas não reclamo porque ri bastante e ansiei por aquele ápice.

Os meninos falam como seus personagens enfrentam seus sentimentos e atração em meio ao preconceito que podiam sofrer e a recusa e vergonha dos pais de aceitarem que eles são gays. Ademais, a forma como escreveram o surgimento do amor entre eles deixava a história mais envolvente e apaixonante, diria até inesquecível. Fiquei simplesmente cativada e encantada pela história linda e tocante do casal.


“– Como as borboletas, que enfrentam todas as fases até poderem voar- acrescentou Ramon.– E, em todas as fases, ainda seremos borboletas, assim sempre seremos você e eu.”
Gostei do jeito que os autores entrelaçaram alguns personagens entre as histórias. O livro serviu como exemplo para quebrar o preconceito que alguns têm com youtubers e booktubers. Eu mesma era um delas, mas ainda bem que resolvi conhecer a escrita dos autores. Acredito que todos deveriam fazer isso, dar uma chance de explorar novos autores e gêneros. Leia sim sobre outras visões, mas tente criar a sua antes de julgar. Eu não sou de acompanhar canais do YouTube, e mesmo que acompanhasse, seria indiferente; as pessoas que escreveram essas belas histórias são talentosas e não são diferentes dos autores que costumo ler. Ser um booktuber ou youtuber não desmerece e nem rebaixa o nível de qualidade dessas pessoas, eles lutaram e conquistaram esse sonho de escrever um livro.
“– Julgamos um sorriso sem saber quanta dor é emitida para mantê-lo no rosto”.
Esses contos mostraram o amor nessa era digital, a rapidez que as pessoas se apaixonam, desapegam e mudaram seus conceitos, como o casamento, que agora não é uma prioridade na vida de muitos jovens, já que estudam, trabalham e tentam conseguir construir uma carreira e uma estabilidade, de seguirem seus sonhos, mesmo que não sejam os mesmo que seus pais ou que as pessoas esperam, e terem a liberdade de serem como querem e viverem do jeito que quiserem sem julgamentos.
“Não perca tempo lamentando e continue correndo atrás. É assim que transformamos sonhos em realidade”.

Quero agradecer a Galera por enviar o livro e parabenizar pelo lindo trabalho que fizeram na composição do livro, a diagramação ficou bonita e a revisão ficou perfeita. A capa ficou linda pela simplicidade e detalhes que remetem ao que o livro quer passar.

Se você gosta de contos românticos, com pinceladas de humor e que tenham histórias inesquecíveis, não pode deixar de conhecer esses três casais que prometem arrancar suspiros e sorrisos.

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532