Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Eragon

$
0
0
Título: Eragon
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
ISBN: 8532518486
Ano: 2005
Páginas: 468
Compre: Aqui

Sinopse:

Eragon é um jovem do campo com apenas quinze anos que vive precariamente, ao ser criado junto com seu primo Roran  por seu tio Garrow, ele tenta sustentá-los com o que caça na perigosa floresta A Espinha. Quando ao caminhar pela floresta encontra uma pedra polida azul acredita que seja uma pedra valiosa que dê para comprar carne que poderá alimentar sua família durante o inverno. Porém, em uma noite quando a pedra que aparentava ser sem valor algum, eis que ela eclodi e nasce um dragão e Eragon percebe o grande legado que tem nas mãos, entregar aquele inofensivo animal ao Império ou escondê-lo e tentar uma forma de protegê-lo daqueles que se souberem poderão matá-lo?
Como em resposta, da noite para o dia, sua vida que antes era pacata, monologa e simples se transforma em um extremo perigo quando é lançado em um novo mundo repleto de magia, poder e novas aventuras.
Com uma espada lendária nas mãos, acompanhado de um velho sábio contador de histórias e seu fiel dragão, Eragon terá que se aventurar por terras perigosas, descobertas arrebatadoras e um profundo amadurecimento para enfrentar um rei perverso e a alcançar a glória que antes a Ordem dos Cavaleiros de Dragão possuía. 

Resenha:

Resenha escrita pela Thaís Snape.

Hoje vim falar de um livro que sempre quis ler, mas ficava com medo de não gostar porque adorava o filme, mesmo com os comentários negativos. Depois de colocá-lo como meta, decidi lê-lo, mas com poucas expectativas. Contudo, eis que o inesperado acontece: fiquei completamente apaixonada pelo livro, desde o personagem à narração do autor. E precisei vir dizer para vocês como esse livro precisa ser lido!

Ao começar a leitura, fiquei um pouco receosa ao perceber o quanto o livro seria denso. As letras do livro são pequenas e o espaçamento também, porém, ao decorrer da leitura, fui ficando fascinada pelo mundo que cerca Eragon e como é sua vida em Carvahall. Ele, mesmo sendo um jovem do campo, com apenas quinze anos, era um excelente caçador e arqueiro. Quando ele descobre que a pedra azul que encontrou era na verdade um ovo de dragão, a história começa a ficar melhor, pois percebi tanto a evolução na história quanto nos personagens.

Ao perceber que tem um dragão Eragon, fica em um dilema: contar ao seu tio sobre ou esconder o quanto puder seu mais novo segredo; ele acaba por escolhe a segunda opção. Assim se inicia a nova vida do rapaz, tendo que aprender sozinho como cuidar de um dragão recém-nascido com seus poucos conhecimentos que descobriu ao longo de sua parca vida. Ao descobrir de uma maneira pouco convencional e engraçada que seu dragão é uma fêmea, decide chamá-la de Saphira.

O que mais gostei e fiquei realmente fascinada foi com a evolução da relação entre os dois, a intimidade que ambos vão desenvolvendo ao longo dos dias que convivem juntos; é realmente estimulante de ler. Aos poucos, eles vão criando laços e um carinho que não conseguem explicar.
“De repente uma rachadura apareceu na pedra. Mais outra e outra. Petrificado, Eragon inclinou-se para a frente, ainda segurando a faca. No topo da pedra, onde todas as rachaduras se encontravam, um pequeno pedaço se mexeu, como se estivesse se equilibrando em cima de alguma coisa, em seguida se ergueu e caiu no chão [...] Eragon recuou, chocado. Em pé, na frente dele, lambendo a membrana que o envolvia, estava um dragão”.
Quando uma morte acontece e abala Eragon, ele sente-se abalado, frustrado e irritado. Ao decidir vingar-se dos malfeitores, o jovem recebe uma ajuda inesperada de Brom, o velho sábio. Desta maneira, os três embarcam em uma caça contra os culpados que devastaram a vida de Eragon.

Iniciada essa nova jornada, percebi que o autor não mostra um personagem super-humano, que consegue solucionar tudo e ser audacioso e destemido mesmo tendo um dragão, o personagem aprenderá a crescer e aprender a lidar com a magia e seu destino.  Algumas cenas eram tão reais que parecia que eu estava vivendo na pele dos personagens. O primeiro voo de Saphira e Eragon foi incrível e sensacional, não parecia algo superficial; me senti exatamente como ele se sentiu ao ver a fantástica e privilegiada vista que seu dragão tem.
Você quer conversar?, perguntou Saphira.Agora, não,resmungou Eragon. Preciso de algum tempo para pensar. Estou...confuso.
Ela retirou-se da mente dele com um toque suave e com um sussurro:Eu amo você, pequenino.E eu amo você, disse ele.”
Assim comecei a ficar cativada e a torcer por Eragon por ser um garoto tão gentil, de coração puro e uma coragem inigualável. Fiquei curiosa para saber quem seriam seus pais e de onde ele herdou essa carisma e bravura. Ao decorrer de sua jornada, seu destino vai traçando outros caminhos. O jovem descobre o que não via em Carvahall, o outro lado do mundo, vendo vilarejos destruídos e dizimados por criaturas desprezíveis como os Urgals potencializando seu desejo de libertar essas pessoas sob o poder do cruel rei Galbatorix. Ele desejava mostrar o poder e doutrinas que os Cavaleiros acreditavam, que era acabar com as injustiças e proteger os inocentes e oprimidos, segundo aprendeu com Brom.
“ O valor está no ato. O seu valor acaba quando você se rende ao desejo de mudar, de viver a vida. As opções estão á sua frente, escolha uma e dedique-se a ela. As ações darão a você uma nova esperança e um novo propósito”.
Em um momento de extremo perigo e sem escapatória, aparece um jovem guerreiro que salva nosso herói, intitulado Murtagh e o protege quando está fraco. Ao acordar Eragon conversa com seu salvador e começa a perceber coisas em comum e aceita a companhia dele por perceber que ambos querem o mesmo objetivo: Vingança contra os Ra’zac. A trágica história que o misterioso Murtagh carrega é abrasadora e bastante triste para alguém tão novo.

Brom destacava-se um pouco por ser alguém extremamente inteligente e astuto, que tem um conhecimento vasto de vários assuntos principalmente os voltados para os Cavaleiros e de outras raças; Eragon aprende muito com ele, principalmente sobre esgrima e magia. Foram dias e semanas árduas até o jovem de temperamento fraco aprender sobre regras e limites, mesmo de uma forma ruim. Confesso, que fui ficando apegada a ele ao decorrer das páginas, a amizade entres esses dois aumenta gradativamente.
“– Porque não podemos discutir com todos os tolos do mundo. é mais fácil deixar que pensem  que conseguiram o que queriam  e enganá-los quando não estiverem prestando atenção. – Brom abriu amão, e um monte de moedas brilhou”.
Além de aprender sobre esgrima e outros assuntos, o jovem do campo aprende sobre OHobbit quando fala o quanto são apreciadores de ouro e pedras preciosas, ao viverem em montanhas e em serem bons em montar perfeitas armaduras e espadas e principalmente por não esquecerem fácil os erros do passado que sofreram.

Quando Eragon chega em Varden, percebe o fardo da liderança, sendo o responsável para com as pessoas que depositam sua fé nele e que desejam seu comando, já que um Cavaleiro é o árbitro da justiça. Percebendo sua grande responsabilidade. deverá medir com extremo cuidado suas palavras e ações com essas pessoas, afinal estão em situação bastante delicada.
“Saphira levou um longo tempo para responder, mas suas palavras saíram delicadamente. Um filhote recém-nascido. É isso que você é. Um filhote lutando para ganhar seu lugar no mundo. Posso ser mais jovem do que você em anos, mas sou idosa em meus pensamentos. Não se preocupe com essas coisas. Encontre a paz onde e no que você for. As pessoas amiúde sabem o que deve ser feito. Tudo o que você precisa fazer é mostrar-lhes o caminho, isso é um conselho sábio. Quanto aos feitos, nenhum exército poderia ter dado a bênção que você deu”.
As trocas de pensamentos entre Eragon e Saphira muitas das vezes eram divertidas demais, pelo primeiro ser absurdamente teimoso e ela, orgulhosa. Não obstante, Saphira sendo nova mostra-se com pensamentos mais amadurecidos e sábios, provando a imensa inteligência que um dragão possui. Em diversos momentos, vi o quão ela é erudita e até mais observadora que seu Cavaleiro. 
Eragon
– Você só sabe falar isso? – perguntou Eragon depressa.Só.Ele arregalou os olhos por causa da resposta inesperada e sentou de qualquer maneira. Agora, ele até tem senso de humor. O que ainda está por vir? Impulsivamente, quebrou um galho morto com o pé”.
Lia com rapidez e voracidade conforme a intensidade dos eventos e fugas de Eragon, Saphira, Brom e Murtagh. Além disso, as descrições das lutas são impressionantes e a forma como o Chris descreveu a sintonia entre o Cavaleiro e seu dragão e os desafios que Eragon enfrenta até tornar-se alguém forte é maravilhosa. Eragon errou inúmeras vezes, e muitas delas, quase custaram sua vida, mas aprendeu muito mais do que se tivesse sido um personagem que fosse “ intocável” e “ invulnerável”.

Um dos principais vilões dessas histórias é Durza, que é o tipo de vilão que você fica impressionado por querer vê-lo, mesmo ele sendo tão cruel e desprezível. Gostei de ver o quão cruel ele é, perverso, impiedoso e bem maléfico; não será um personagem qualquer, ficará preservado em suas lembranças. Ele é um personagem que você quer que seja derrotado, porém, ao mesmo tempo, não quer isso, pois ele é alguém poderoso e inigualável e quer que ele tenha pelo menos uma morte digna.

Chris Paolini revelou-se ser um autor muito talentoso; parara quem não sabe, ele começou a escrever essa história aos quinze anos!!! Isso mesmo, quinze anos!!!

O livro com toda certeza superou minhas expectativas e fico muito feliz em perceber que não só gostei do livro como amei; agora, os personagens estão marcados nos meus pensamentos e não vejo a hora de ler a continuação.

A Editora Rocco está de parabéns, essa capa é tão linda e ainda junto com essa cor azul que tanto gosto. A diagramação está perfeita e a tradução do Nelson Rodrigues Pereira Filho está impecável, pois o livro utiliza muitos termos bem colocados e é bem descritivo. A composição do livro ficou ótima, deixou a leitura leve e prazerosa.
“Enquanto eles esticavam seus cobertores, Saphira comentou com satisfação: Estamos ficando mais fortes, Eragon, nós dois. Logo, ninguém poderá ficar em nosso caminho.
É, mas qual caminho vamos escolher?
É, mas qual caminho vamos escolher?O caminho que quisermos, respondeu ela presunçosamente, preparando-se para dormir.”

Se você gosta de livros de fantasia e aventura, vai adorar esta história de amor e amizade de Eragon e Saphira. 

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532