Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Doadores de Sono

$
0
0
Título: Doadores de Sono
Autora: Karen Russell
Editora: Record
ISBN: 9788501105226
Ano: 2016
Páginas: 168
Compre: Aqui

Sinopse:

Quando pesadelos são reais, dormir é um privilégio.
Uma epidemia assola os Estados Unidos. Milhares de pessoas perdem a capacidade de dormir. Conheça a Corpo do Sono, uma organização que persuade sonhadores saudáveis a fazer doações para os insones. Sob o comando dos enigmáticos irmãos Storch, o alcance da Corpo do Sono só cresce, e ela já está presente nas principais cidades americanas. Trish Edgewater, cuja irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal, há sete anos recruta doadores para a organização. Mas sua crença na empresa e nas próprias motivações começa a vacilar quando ela é confrontada com a Bebê A, a primeira doadora universal, e com o misterioso e maligno Doador Q.

Resenha:

Uma nova doença assola a humanidade. Porém, essa epidemia não é como as outras; ela é pior, mata aos poucos, lentamente. As pessoas não conseguem dormir. Sem conseguir descansar, vão definhando lentamente. Cada vez menos vão parecendo seres humanos, até que, finalmente, morrem. Essa doença começou nos Estados Unidos da América, mas já ameaça se espalhar. Todos estão com medo. Quando os pesadelos são reais, dormir é um privilégio.

Nessa situação, conhecemos Trish Edgewater. Ela é uma voluntária da Corpo do Sono, organização que busca captar doações de sono. Em alguns casos, apenas algumas horas de sono podem postergar a morte do doente. Ela faz um trabalho bonito, voluntário. O motivo: sua irmã, Dori, foi uma das primeiras vítimas da insônia letal. Ela quer evitar que as pessoas sofram o que a sua irmã sofreu.


Entretanto, como quase tudo na humanidade, onde há problemas, aparecem pessoas para se aproveitar deles e lucrar. Com um surgimento de uma possível doadora universal, a Bebê A, os olhares gananciosos se amontoam. A pergunta que fica é: até que ponto a humanidade pode chegar por pura ganância?
“Centenas dos nossos antigos vizinhos, amigos, colegas de trabalho e professores são novos insones. Decretam falência de sonhos, pedem auxílio ao Corpo do Sono, esperam até serem aprovados para uma doação. São como um novo tipo de sem-teto, diz o nosso prefeito, despejados dos próprios sonhos” (p. 7).
Partindo dessa premissa, Karen Russel cria um enredo rápido, envolvente e altamente crítico. Como quase toda ficção científica, ela traz diversos questionamentos e reflexões sobre a nossa sociedade, o que torna a obra interessantíssima. Por outro lado, algumas estratégias narrativas utilizadas pela autora não foram tão bem aproveitadas.

O livro foi narrado em primeira pessoa, pela própria Trish. Então, além de acompanhar a situação política e social, também compreendemos melhor seus medos, anseios e sua consciência, muitas vezes pesada. A abordagem desse lado psicológico foi sensacional, fazendo com que a autora mereça muitas palmas. Por outro lado, por focar mais na protagonista, algumas questões gerais ficaram abertas e sem o devido aprofundamento, o que pode causar certa frustração no leitor.


O foco principal, na obra, além da consciência de Trish, é o funcionamento da Corpo do Sono. Então, compreendemos um pouco melhor o seu funcionamento e descobrimos mais sobre seus esquisitos e enigmáticos donos, que parecem esconder muitas coisas por traz de suas boas intenções. Esse enfoque foi perfeito, criando um clima de suspense interessante e também de apreensão. Por outro lado, ficou a pergunta: e todo o resto? Não era um problema apenas local, mas, no mínimo, nacional. O demais praticamente foi esquecido.
“O pavor, nós descobrimos, é um poderoso estimulante de doações” (p. 19).
Outro aspecto que merece observação é a inserção do vilão, o “Doador Q”. Ele é visto sempre pelos olhos de Trish, o que dá certa aura de mistério, mas também de humanização ao personagem. A protagonista deseja com todas as suas forças que seja ruim e ordinário, contudo, sabe que há grandes chances de ele ser apenas mais um que tentou fazer algo de bom e errou. Assim, vemos uma construção mais realista e menos maniqueísta.

Em relação à parte física, por sua vez, não há o que reclamar; a Record entregou um livro de alta qualidade. A capa é belíssima e exprime muito bem o enredo da obra. A diagramação está muito boa, proporcionando uma leitura agradável. A revisão e tradução também estão ótimas.


Em suma, Doadores de Sonoé um livro com uma temática original, bom aprofundamento psicológico, mas que peca em alguns aspectos, como desenvolvimento do enredo que vai além da protagonista. De toda forma, vale a leitura.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532