Quantcast
Channel: Desbravador de Mundos
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532

Resenha: Garota Desaparecida

$
0
0
Título: Garota Desaparecida
Autora: Sophie McKenzie
Editora: Verus
ISBN: 9788576864172
Ano: 2016
Páginas: 238
Compre: Aqui

Sinopse:

Lauren mora na Inglaterra e sempre soube que é adotada. Mas, quando uma breve pesquisa sobre o seu passado revela a possibilidade de ela ter sido roubada de uma família americana ainda bebê, a vida de Lauren de repente parece uma fraude. O que ela pode fazer para tentar encontrar os pais biológicos? E seus pais adotivos terão sido os responsáveis por sequestrá-la? Lauren convence sua família a fazer uma viagem para o outro lado do Atlântico e, lá chegando, foge para tentar descobrir a verdade. Mas as circunstâncias de seu desaparecimento são sombrias, e os sequestradores de Lauren ainda estão à solta — e dispostos a qualquer coisa para mantê-la calada.

Resenha:

Quem sou eu? Esse é o tema do trabalho de Lauren, nossa protagonista. Um clássico trabalho escolar, mas muito difícil, principalmente para a personagem em questão. Ela sabe que é adotada e vê nas poucas informações do seu passado um problema para responder a pergunta proposta. Quem sou eu? Lauren não sabe, mas quer muito descobrir.

Numa rápida pesquisa, Lauren acaba encontrando um site de crianças desaparecidas e começa a fazer pesquisas. Assim, descobre a foto de uma garotinha desaparecida há muito, com algumas semelhanças consigo, até mesmo o período do desaparecimento. Isso gera dúvidas na cabeça da protagonista. Ela poderia ser aquela criança? Contudo, há um pequeno detalhe: a menina sumida nasceu nos Estados Unidos; Lauren, por sua vez, reside na Inglaterra.



Mesmo havendo essa aparente impossibilidade por causa da localização geográfica, a protagonista continua as suas investigações. Desta forma, ela descobre que havia sido adotada nos EUA, aumentando ainda mais suas suspeitas. Desta forma, começa a arquitetar uma viagem para o outro continente a fim de buscar a sua verdadeira história.

Partindo dessa premissa, Sophie McKenzie cria um enredo envolvente e interessante. Ao apostar na narração em primeira pessoa, Sophie tornou o livro mais tocante ao leitor. Principalmente porque esse elemento faz com que nós compartilhemos com a protagonista as suas dores e anseios. Contudo, por outro lado, evidencia algumas características de Lauren que são um tanto irritantes. Talvez por ainda estar na adolescência, ela é altamente teimosa e indecisa. Contudo, em alguns aspectos, suas reações são compreensíveis, afinal, sua situação psicológica não é das melhores.



Se a narração em primeira pessoa foi um bom acerto, a autora erra a mão nas invencionices que coloca na trama. Em muitos momentos, os acontecimentos são previsíveis, em outros, altamente forçados. Temos um romance que não convence e que é clichê; encontramos pais preocupados que, quando a filha foge, não ligam para a polícia, mesmo que essa filha esteja em solo estrangeiro, onde não conhece nada; temos vilões com zero de aprofundamento, estando ali apenas para compor um par maniqueísta e para dar sentido à trama.

Contudo, ainda assim, em alguns momentos, esses erros da autora não são notados, principalmente por causa da sua escrita fluída e dos diálogos envolventes. O lado emocional da protagonista também ajuda nesse aspecto. Se o leitor se focar apenas em Lauren, terá uma ótima leitura; caso comece a prestar mais atenção ao contexto, notará os problemas estruturais na trama. Ou seja, a obra pode funcionar muito bem ou não funcionar, dependerá muito daquele que a desbravará.



Quanto à parte física, não há como colocar defeitos. A capa é boa e combina com o enredo, mantendo um estilo misterioso e jovial ao mesmo tempo. A diagramação, por sua vez, é boa e ajuda numa rápida leitura. A revisão e tradução estão ótimas, fazendo com que a obra tenha uma melhor recepção.

Em suma, Garota Desaparecida é uma obra leve, mas que consegue tocar o leitor. Apesar de possuir problemas, pode ganhar os desbravadores menos exigentes. Dependendo do seu gosto literário, essa obra pode ser uma boa pedida.



Viewing all articles
Browse latest Browse all 1532